Os 3 pontos antes do FC Porto x Arouca | A.C e D.C

FC Porto Cabeçalho

Na última temporada o FC Porto nunca venceu o Arouca. No Dragão só conseguiu um empate sofrido aos 90+19 num jogo recheado de polémicas e, na Serra da Freita, caiu aos pés do tridente espanhol que apaixonou Portugal. O amarelo também não guarda boas recordações depois da derrota europeia diante de um Bodo/Glimt que, com processos simples, vergou os dragões.

Nem o FC Porto é o mesmo, nem o Arouca o é. Sérgio Conceição deu lugar a Vítor Bruno que vai iniciando uma reconstrução lenta. Gonzalo García procura fazer esquecer Daniel Sousa e recuperar um Arouca que perdeu Rafa Mujica e Cristo González. O último marcou dois golos diante dos dragões na última temporada e deu vida aos aroquenses no confronto direto diante dos dragões. Com Cristo González, o registo é francamente positivo. Antes de Cristo o Arouca perdeu 12 dos 13 jogos contra os dragões. Depois de Cristo, só o tempo o dirá. A primeira dança joga-se no Dragão, no domingo, dia 29 de setembro, a partir das 18:00.

3 odds para apostar no FC Porto x Arouca na Betclic

3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Arouca

Estrutura do FC Porto no apoio a Samu Aghehowa: O FC Porto tem várias dúvidas – não necessariamente más – no onze inicial, mas nenhuma com tanto impacto na dinâmica da equipa como a dos homens da frente. Com Samu a agarrar o lugar na frente do ataque, a composição da linha de três que o apoia define muito do jogo do FC Porto. À esquerda há Galeno como opção clara de profundidade e nomes como Danny Namaso e Iván Jaime. Atrás do espanhol pode jogar Nico González, como médio de chegada à área, Pepê como disruptor por dentro e, pela entrada na Noruega, Rodrigo Mora provou ter palavra à dizer. Á direita, e enquanto Fábio Vieira não recupera da lesão, correm Pepê, Iván Jaime e Gonçalo Borges, que não tem na definição uma arma igual ao desequilíbrio no drible e nas arrancadas. Muitos perfis são positivos, mas para isso têm de ser adequados às sinergias desenvolvidas na equipa e aos pontos fracos do adversário.

Iván Jaime FC Porto Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Posicionamento mais interior dos extremos do Arouca: Gonzalo García colocou a equipa a jogar a partir de trás, procurando uma saída apoiada e usando os extremos como válvulas de escape perante pressões mais altas. Ivo Rodrigues ou Morlaye Sylla à esquerda, Jason Remeseiro ou Alfonso Trezza à direita, procurarão dar o corredor aos laterais e aparecer por dentro para receber nas costas dos médios as bolas de Taichi Fukui e David Simão. Fazer esta dinâmica funcionar será importante para o Arouca conseguir ameaçar na frente.

Jason Remeseiro Matheus Reis Sporting
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Perfil de Samu Aghehowa e adaptações: As características do avançado espanhol que o FC Porto recrutou no Atlético Madrid são diferenciadoras em Portugal. Regra geral, um avançado forte fisicamente, bom no jogo aéreo e com capacidade para atacar espaços dá certo no campeonato francês e o arranque do avançado espanhol é a prova desta lei que, não estando escrita, corre pelos pergaminhos da Liga Betclic. Quando defrontou o Sporting de Viktor Gyokeres – o maior exemplo nos últimos anos desta regra – o Arouca reagiu posicionando um desastrado Mamadou Loum entre os centrais para tentar parar o sueco. A estratégia não resultou e há dúvidas de que tente ser replicada.

3 registos que a história nos dá

  1. O FC Porto não venceu o Arouca na última temporada. Empatou a uma bola no Dragão e perdeu por 3-2.
  2. Dos cinco marcadores no jogo de fevereiro de 2024 (3-2), só um permanece em Portugal: Jason Remeseiro. Rafa Mujica, Cristo González, Evanilson e Francisco Conceição já rumaram a outras paragens.
  3. O FC Porto e o Arouca ainda não empataram qualquer encontro nesta edição da Liga Betclic.

3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Arouca

Nehuén Pérez Alan Varela FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Nehuén Pérez: Será o patrão da defesa do FC Porto. Ainda não é um produto acabado, mas pela qualidade exibida e regularidade, tem presença praticamente garantida no onze. Transmite serenidade e acutilância nas ações defensivas e tem potencial para se desenvolver como central construtor. Mais dúvidas há no parceiro e, consequentemente, no lado em que o argentino será utilizado.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Alan Varela: É o jogador mais subvalorizado do plantel do FC Porto. Não se dar por Alan Varela em campo é uma boa notícia, mas a presença do argentino no onze é fundamental. Consegue equilibrar a equipa defensivamente, tapando buracos e escondendo algumas das limitações coletivas dos dragões em transição e oferece soluções no passe curto e no passe longo.

Morten Hjulmand David Simão Arouca Sporting
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

David Simão: Aos 34 anos espalha classe no meio-campo do Arouca. É um médio inteligentíssimo nas ações, com capacidade para ler o jogo e tomar as melhores opções. Vai variando entre passes com o intuito de reter a bola e passes mais criativos e verticais/diagonais na procura de quebrar linhas e enquadrar os jogadores mais avançados.  Um pêndulo no jogo aroquense.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Nehuén Pérez, Otávio, Francisco Moura; Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González; Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Arouca: Nico Mantl; Tiago Esgaio, Jose Fontán, Boris Popovic, Amadou Danté; David Simão, Taichi Fukui; Jason Remeseiro, Morlaye Sylla, Ivo Rodrigues; Guven Yalçin.

André Narciso árbitro
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: André Narciso
  • Assistentes: Vasco Marques e Carlos Campos
  • 4.º árbitro: Flávio Jesus
  • VAR: Tiago Martins
  • AVAR: Bruno Jesus

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o valor que o Benfica deve receber com a venda de João Félix ao Al Nassr

João Félix deverá ser apresentado nos próximo dias como reforço do Al Nassr. O Benfica terá direito a parte do dinheiro que o Chelsea receber.

Bayern Munique assegura Luis Díaz por 75 milhões: FC Porto não recebe qualquer verba da transferência

O Bayern Munique fechou a contratação de Luis Díaz por um valor a rondar os 75 milhões de euros.

Sporting com os alarmes ligados em relação à esquerda

O Sporting vai começar a sua preparação do jogo contra o Benfica, ainda sem saber quem estará disponível para a lateral-esquerda.

Tondela quer receber 2 milhões de euros por avançado

O Tondela pode perder Miro neste mercado de transferências. Ainda assim, a equipa quer receber dois milhões de euros pelo avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

TAD aceita providência cautelar do Sporting e Geovany Quenda e Zeno Debast estão disponíveis para a Supertaça

O Tribunal Arbitral do Desporto aceitou a providência cautelar do Sporting e Geovany Quenda e Zeno Debast estão disponíveis para jogar a Supertaça.

Olheiro BnR | Richard Ríos

Ríos aproveitou os focos de uma grande competição internacional como rampa de lançamento para o futebol europeu.

Os fantasmas de Bruno Lage

Bruno Lage não divergia muito do carácter acolhedor de Rui Vitória, mas abalou a pasmaceira que o futebol benfiquista se tinha tornado.