Os gritos, o realismo, o frio

- Advertisement -

amarazul

Já tinha saudades de sair de casa em dia de jogo com um destino bem definido. Na verdade, o único possível, a existir um: o estádio. Tinha saudades dos gritos, da troca de sorrisos e emoções, de os ver ali tão perto. E do frio que sempre nos acolhe.

Ontem, quase quatro meses depois, voltei a ver o meu Porto. Regressei aos relvados. Ah, como é bom! Perseguido pela maldição Lopetegui que começou na minha estreia no Dragão (e o frio tão característico). Lá estava eu, perante os nossos heróis, desejoso por gritar ‘Golo!’.

À batalha dentro do campo antecederam-se outras, todas elas igualmente difíceis de ultrapassar: o mau acesso, a longa espera e, sobretudo, o frio. E a esse o Dragão não resistiu. Em noite gelada, foi congelado. A defesa, o cérebro de Fabiano no lance que resulta na grande penalidade e, de certa forma, o resultado.

Não faltou, contudo, emoção. Os comandados de Lopetegui, mais uma vez alinhados de forma diferente, bem tentaram, mas foram mais uma vez traídos por golpes surpreendentemente maus no sector defensivo – aquele que continua a ser, ainda assim, o melhor do campeonato português.

Mas voltemos ao estádio e às emoções únicas que nos proporciona. Tinha saudades. Saudades de ver a equipa aquecer e de bater palmas sempre que Quaresma se aproxima da bancada azul e branca. Saudades de gritar ‘golo!’ como se não houvesse amanhã. Sentia, acima de tudo, saudades de sofrer como nunca se sofre atrás de um ecrã. Como é bom ir ao estádio.

De ser treinador de bancada… na bancada. E comigo estavam muitos outros assim. “Passa, para este lado!”, “Cruza, cruza a bola!”, “Remata… nunca rematamos” foram algumas das expressões mais ouvidas. E assim, noventa e cinco minutos passados, chegou ao fim mais um dia único. Vestido de azul e branco, com pouca voz e feliz. Porque acima de tudo fomos Porto.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto B x Académico de Viseu com nomes de peso a assistir na bancada

O FC Porto B x Académico de Viseu está a ser disputado durante o final de tarde desta sexta-feira. O encontro conta para a 21.ª jornada da Segunda Liga.

Sporting divulga lista para a Champions League: jogador de saída ainda nas opções de Rui Borges

O Sporting divulgou esta sexta-feira a lista de inscritos na Champions League. Luis Guilherme e Souleymane Faye fazem parte das opções.

Cristiano Ronaldo: boicote apoiado por adeptos do Al Nassr

Os adeptos do Al Nassr mostraram apoio a Cristiano Ronaldo, que falhou o segundo jogo seguido pelos sauditas.

Barcelona elege extremo brasileiro como possível sucessor de Raphinha

Perante o assédio a Raphinha, o Barcelona coloca Gabriel Martinelli no topo das prioridades para o verão de 2026. O extremo dos Gunners acaba o seu contrato em 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-FC Porto Jorge Sánchez é o mais recente reforço do PAOK

Esta sexta-feira Jorge Sánchez foi confirmado como o mais recente reforço do PAOK. O lateral chegou proveniente do Cruz Azul por 2,5 milhões.

Braga prolonga o vínculo do jovem Tiago Ferreira até 2029

Tiago Ferreira renovou o seu contrato com o Braga até 2029. O jovem médio chegou aos Guerreiros do Minho em 2021.

Reinaldo Teixeira e o chumbo da distribuição do mecanismo de solidariedade: «A Liga tem por obrigação ser solidária e imparcial»

O presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, reagiu ao chumbo da proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA.