Os jogadores que mais vezes vestiram azul e branco: Virgílio

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O seu nome passará provavelmente despercebido a várias gerações de adeptos portistas, no entanto, foi uma das figuras do clube e um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisola azul e branca. Virgílio é o quinto futebolista com mais jogos oficiais de dragão ao peito, um total de 437, tendo sido o que mais partidas realizou a contar para a Taça de Portugal, competição que venceu por duas vezes.

O FC Porto não era o clube do seu coração, mas depois de lá chegar não mais quis sair e esse passou a ser o seu clube de sempre. Assinou contrato em 1947 e deixou de jogar em 1963, tendo feito durante mais de 50 anos parte do universo azul e branco, primeiro como jogador, depois como treinador e, por fim, enquanto funcionário da instituição. Ao longo de 17 épocas, conquistou dois campeonatos nacionais (1955/56 e 1958/59), e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58), tendo assumido todas as posições dentro das quatro linhas, à excepção do lugar de guarda redes. A sua ligação com os dragões resistiu a propostas bastante mais vantajosas financeiramente, com Virgílio a ter recusado sair para emblemas como o Real Madrid CF, FC Barcelona, Juventus FC e RC Celta de Vigo.

FC Porto aproveita o seu museu para recordar antigas glórias do clube Fonte: FC Porto
FC Porto aproveita o seu museu para recordar antigas glórias do clube
Fonte: FC Porto

A bravura que demonstrava em campo conferiu-lhe a fama de atleta duro e intenso, disposto a deixar tudo dentro das quatro linhas. Ficou conhecido no mundo do futebol como “Leão de Génova”, alcunha que lhe foi atribuída ao serviço da seleção nacional, no seu jogo de estreia disputado em Itália. No entanto, pelos lados do Porto, muitos optaram por uma pequena adaptação e passaram a apelidá-lo de “Dragão de Génova”. Virgílio faleceu em Abril de 2009, tendo estado até essa altura ligado ao FC Porto. O clube marcou, inclusive, presença numa homenagem que lhe foi feita na sua terra natal, o Entroncamento, na qual Joaquim Pinheiro, vice-presidente, o recordou como uma “figura exemplar”, que “privou com atletas como Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Sérgio Conceição”.

“Foi um grande homem, que serviu sempre o FC Porto, foi funcionário e acabou a sua vida no FC Porto. Foi assediado por outros clubes, com grandes contratos, mas gostou sempre da família FC Porto”.

Foto de capa : FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.