Os jogadores que mais vezes vestiram azul e branco: Virgílio

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O seu nome passará provavelmente despercebido a várias gerações de adeptos portistas, no entanto, foi uma das figuras do clube e um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisola azul e branca. Virgílio é o quinto futebolista com mais jogos oficiais de dragão ao peito, um total de 437, tendo sido o que mais partidas realizou a contar para a Taça de Portugal, competição que venceu por duas vezes.

O FC Porto não era o clube do seu coração, mas depois de lá chegar não mais quis sair e esse passou a ser o seu clube de sempre. Assinou contrato em 1947 e deixou de jogar em 1963, tendo feito durante mais de 50 anos parte do universo azul e branco, primeiro como jogador, depois como treinador e, por fim, enquanto funcionário da instituição. Ao longo de 17 épocas, conquistou dois campeonatos nacionais (1955/56 e 1958/59), e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58), tendo assumido todas as posições dentro das quatro linhas, à excepção do lugar de guarda redes. A sua ligação com os dragões resistiu a propostas bastante mais vantajosas financeiramente, com Virgílio a ter recusado sair para emblemas como o Real Madrid CF, FC Barcelona, Juventus FC e RC Celta de Vigo.

FC Porto aproveita o seu museu para recordar antigas glórias do clube Fonte: FC Porto
FC Porto aproveita o seu museu para recordar antigas glórias do clube
Fonte: FC Porto

A bravura que demonstrava em campo conferiu-lhe a fama de atleta duro e intenso, disposto a deixar tudo dentro das quatro linhas. Ficou conhecido no mundo do futebol como “Leão de Génova”, alcunha que lhe foi atribuída ao serviço da seleção nacional, no seu jogo de estreia disputado em Itália. No entanto, pelos lados do Porto, muitos optaram por uma pequena adaptação e passaram a apelidá-lo de “Dragão de Génova”. Virgílio faleceu em Abril de 2009, tendo estado até essa altura ligado ao FC Porto. O clube marcou, inclusive, presença numa homenagem que lhe foi feita na sua terra natal, o Entroncamento, na qual Joaquim Pinheiro, vice-presidente, o recordou como uma “figura exemplar”, que “privou com atletas como Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Sérgio Conceição”.

“Foi um grande homem, que serviu sempre o FC Porto, foi funcionário e acabou a sua vida no FC Porto. Foi assediado por outros clubes, com grandes contratos, mas gostou sempre da família FC Porto”.

Foto de capa : FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot recusa seleção dos Países Baixos: «Quero continuar no futebol de clubes na Europa»

Arne Slot recusou o cargo de selecionador dos Países Baixos, reafirmando o desejo de continuar a treinar clubes no futebol europeu

Franjo Ivanovic pode trocar o Benfica pelo Real Bétis: croata terá a missão de substituir 2 (+1) jogadores

Franjo Ivanovic pode sair do Benfica neste mercado de transferências. O Real Bétis é um dos interessados no ponta de lança.

Palmeiras de Abel Ferreira vence Fortaleza por 3-0 e ganha margem confortável na Taça do Brasil

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu o Fortaleza por 3-0 na Taça do Brasil, construindo a vantagem na segunda metade do jogo.

Alexandre Penetra de saída do AZ Alkmaar: eis o destino do defesa central

Alexandre Penetra prepara-se para deixar de ser jogador do AZ Alkmaar. O defesa vai rumar por empréstimo ao Corum.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço na formação dos leões: ex-adjunto de Jorge Jesus assume departamento de guarda-redes no Sporting

Vítor Pereira é o novo coordenador de guarda-redes da formação do Sporting, após trabalhar com Jorge Jesus no Al Hilal.

Al Hilal em alerta: não há ofertas por Darwin Núñez e sauditas ofereceram ex-Benfica a 4 clubes

O Al Hilal não recebeu qualquer proposta para vender Darwin Núñez e o avançado foi oferecido a quatro emblemas nos últimos dias.

Issa Doumbia traça objetivo: seleção italiana no horizonte

Issa Doumbia destaca-se na pré-época do Sporting e ambiciona aproveitar a montra leonina para chegar à seleção italiana.