Os Momentos da Época do FC Porto

- Advertisement -

Fecham as cortinas do Campeonato Nacional e de uma época desportiva de enorme exigência para o FC Porto. O objetivo principal foi atingido e o 28.º título de campeão nacional já se encontra na vitrine do museu do clube. Uma temporada brilhante de uma equipa revoltada e competente, mas que fecha, ainda assim, com alguns amargos de boca. A queda na Taça da Liga e, principalmente, a ausência do FC Porto no Jamor retiraram a cereja do topo de um bolo saboroso e cozinhado com enorme mestria por Sérgio Conceição. Posto isto, aqui ficam alguns dos momentos mais importantes e decisivos na viagem de regresso aos Aliados tantos e tantos anos depois.

1. Apresentação de Sérgio Conceição

Fonte: FC Porto

Há sensivelmente um ano atrás (mais coisa menos coisa), Pinto da Costa apresentava no Estádio do Dragão o sucessor de Nuno Espírito Santo. Dizem as más línguas que a prioridade era Marco Silva, mas o que é certo é que a escolha final recaiu em Sérgio Conceição. Após uma bem-sucedida passagem pelo FC Nantes de França, Sérgio (em litígio com o emblema francês) assina pelo clube que o viu nascer enquanto jogador. Emocionado e sempre inspirado, o treinador dos Dragões prometeu uma equipa competitiva e não vacilou na promessa feita ao Mar Azul.

2. Fecho do mercado de Verão

Fonte: FC Porto

Após muitos rumores e alguns pedidos de Sérgio Conceição o mercado de verão chegou ao fim e ao FC Porto chegou apenas uma cara nova. Vaná, vindo do Feirense, foi contratado para 3.º Guarda-Redes. Para além do brasileiro o FC Porto mandou regressar a casa alguns velhos conhecidos como Aboubakar, Marega, Ricardo, Reyes ou Hernâni. Formou-se, então, um grupo substancialmente mais curto do que o habitual, mas a coesão e união foi evidente desde o princípio. Em termos de saídas, o FC Porto deixou sair duas das jóias da formação do clube: André Silva e Rúben Neves.

3. Noite de Gala no Principado

A temporada corria de feição ao FC Porto (a nível interno) mas uma derrota caseira na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Besiktas JK fazia a crítica especializada duvidar do real valor da equipa. Na segunda jornada, o FC Porto deslocou-se ao terreno do campeão francês, o Mónaco, e uma exibição de gala e uma vitória clara por 3-0 deixaram o futebol português em estado de sítio e, finalmente, consciente do poder do FC Porto de Sérgio Conceição.

4. Alvalade

Fonte: FC Porto

No primeiro dos jogos entre candidatos no campeonato, o FC Porto deslocou-se a Alvalade para defrontar a única equipa que a igualava com um percurso, até à data, imaculado no que ao Campeonato diz respeito. O resultado foi o habitual. Mais uma vez os Dragões não passaram em Alvalade e deixaram na Segunda Circular os primeiros pontos. No entanto, para a história, fica uma exibição autoritária que serviu para marcar as diferenças entre a qualidade de jogo de cada uma das equipas. No final, e recorrendo a talentos de leitura labial, foi possível ver o treinador do FC Porto vociferar: “Nós vamos ser campeões!”. Dito e feito.

5. “Roubo” de Igreja

Fonte: FC Porto

No princípio de dezembro, o SL Benfica viajou para a cidade Invicta para defrontar o líder do campeonato e era a oportunidade do FC Porto deixar os encarnados praticamente fora da luta pelo título. Depois de uma primeira parte equilibrada, o FC Porto surgiu transfigurado após o intervalo e cavalgou para uma exibição de enorme qualidade sem nunca ter sido capaz de desfazer o nulo que se manteve até ao final. Após uma arbitragem fraca de Jorge Sousa e dos seus auxiliares, ficou uma sensação de enorme injustiça e o sentimento de revolta atingiu o seu expoente máximo.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Joaquim Milheiro lança fase final do Benfica na Youth League: «Pretendemos posicionar-nos como o número 1 nesta prova. O Benfica pensa em grande»

Joaquim Milheiro fez a análise do sorteio da fase final da Youth League. Benfica já conhece o caminho até à final da prova.

Justiça: Cristiano Ronaldo leva a melhor no tribunal contra a Juventus

O tribunal confirmou que Cristiano Ronaldo não terá que pagar nada à Juventus. Os italianos afirmavam que o luso teria que lhes devolver 9,8 milhões de euros.

Al Rayyan de Artur Jorge impede derrota com 2 golos nos descontos na Liga do Catar

O Al Rayyan de Artur Jorge esteve perto de perder, mas resgatou um empate no fim. Emocionante 3-3 diante do Catar na liga local.

AVS SAD emite comunicado sobre situação de Antoine Baroan: «Será sujeito a intervenção cirúrgica durante o dia de sábado»

O AVS SAD abordou a situação de Antoine Baroan. O jogador saiu lesionado da partida entre os nortenhos e o Sporting, para a Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos revela ter saudades do Estádio da Luz

Richard Ríos encontra-se a recuperar de uma lesão no ombro esquerdo, mas assumiu que tem vontade de voltar a jogar pelo Benfica.

Para Francesco Farioli ter em conta? João Costa continua a ser talismã no FC Porto B

João Costa regressou à equipa B do FC Porto, que venceu durante esta sexta-feira o Académico de Viseu por três bolas a uma.

Matheus Reis tem data de saída do Sporting marcada

Matheus Reis vai deixar o Sporting nos próximos dias. O lateral brasileiro prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo.