Os Treinadores que Mais Vezes Orientaram o FC Porto: Joseph Szabo

fc porto cabeçalhoJoseph Szabo nasceu a 11 de maio em Gonyu, na Hungria. Iniciou o seu percurso no futebol português como jogador no Nacional da Madeira em 1926.

O treinador húngaro chegou ao FC Porto no início da década de 30, vindo do CS Marítimo, e trouxe consigo o melhor jogador português de então, Pinga. Orientou o FC Porto por 103 vezes sendo o oitavo treinador que mais vezes esteve no “comando” dos portistas. Nesses 103 jogos obteve 56 vitórias, 16 empates e 30 derrotas.

Inicialmente, Szabo começou por ser treinador-jogador. Foi nessa condição que conquistou o campeonato de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal) de 1931/32 (vitória do FC Porto sobre o CF Os Belenenses, por 2-1, na finalíssima disputada em Coimbra).

O treinador húngaro foi jogador do histórico Ferencvaros TC (Hungria) e veio para o nosso país com fama de técnico disciplinador e exigente. No entanto, ao caráter autoritário também juntava um perfil competente e ganhador. É de sua autoria uma velha máxima que privilegia a vertente física em prol da criatividade:

 «No futebol, o sucesso faz-se com 90% de transpiração e 10% de génio».

A passagem de Szabo pelo FC Porto ficou marcada pela conquista da primeira edição do campeonato nacional, na época 1934/35. Esse campeonato foi uma luta «ombro-a-ombro» até à última jornada, que ficou marcada por um escaldante Sporting CP-FC Porto. O resultado foi um empate a duas bolas que confirmou o “nosso” primeiro Campeonato Nacional. O FC Porto terminaria o campeonato com dois pontos de avanço sobre o Sporting CP e três sobre o SL Benfica.

Szabo deixou a sua marca no FC Porto Fonte: ogol.br
Szabo deixou a sua marca no FC Porto
Fonte: ogol.br

Apesar de ser muito respeitado, o treinador húngaro acabaria por entrar em conflito com a Direção e com os jogadores, o que originou a sua demissão em fevereiro de 1936. Szabo justificou a sua decisão com a falta de apoio da Direção. Segundo relatos da imprensa, terá até chegado a agredir um diretor por este lhe ter chamado “maluco”.

Quase 10 anos depois, em 1945, o treinador húngaro acabaria por regressar ao FC Porto mas sem o sucesso que marcou a sua primeira passagem pelo clube. Foi um treinador marcante que “deixou” nas vitrinas do Dragão sete títulos: um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e seis campeonatos do Porto.

Para além disso, Joseph Szabo foi também um treinador marcante no futebol português visto que passou por várias equipas, tendo tido muito destaque no Sporting CP onde também conquistou vários títulos. Faleceu a 17 de março de 1973 com 76 anos.

Foto de Capa: Pinterest

artigo revisto por: Ana Ferreira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.

João Noronha Lopes dispara contra Rui Costa e Luís Filipe Vieira: «São os dois grandes responsáveis para que Pedro Proença hoje tenha esta preponderância...

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes revela que Nuno Gomes é o seu vice-presidente

João Noronha Lopes revelou que Nuno Gomes e Vítor Paneira vão fazer parte da estrutura do Benfica, caso vença as eleições.

Sporting: eis a situação de Ricardo Esgaio

Ricardo Esgaio teve a possibilidade de deixar o Sporting neste mercado de transferências, mas ainda faz parte do plantel. Esta situação pode não se alterar até ao final do mês.

Famalicão fecha extremo que chega vindo de Itália

O Famalicão garante contratação de Antoine Joujou ao Parma. Extremo chega por empréstimo neste mercado de verão.