📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Parabéns, Coli… Benfica!

- Advertisement -

atodososdesportistas

O campeonato ainda não acabou e, num passado recente, fomos habituados pelo grande Vítor Pereira a tirar o “pão da boca” ao Benfica precisamente a partir desta ponta final. Mas Vítor Pereira ganhava os clássicos (nunca perdeu um para o campeonato), coisa que parece ser o “tendão de Aquiles” de Lopetegui – só dizimou o Sporting no Dragão.

Posto isto, como reconhecedor do mérito que é ganhar uma “maratona” como é um campeonato, venho por este meio parabenizar o Benfica por este quase “mito” que é ganhar um bi-campeonato para os lados de Lisboa, coisa que no Porto tem sido tão normal como comer uma francesinha ao domingo. Mas este campeonato é ganho devido a dois grandes “pilares”: JJ e #colinho. Depois de, na época passada, a determinada altura, eu ter escrito na página da Comunidade deste mesmo site que o Benfica era a melhor equipa a jogar futebol no Mundo, este ano tenho que dizer que o que vão ganhar é fruto da magia de um dos melhores treinadores de futebol do Mundo e de umas ajudas que fazem deste um dos campeonatos mais adulterados da história do futebol português.

Um Benfica que perdeu o “11” base da época passada, em condições normais, seria como o Porto “pós Mourinho” – quase impossível de se sagrar campeão. Mas aí entrou a mestria e astúcia de JJ, e com “peaners” construiu uma equipa… sem equipa. Fez de Jardel um senhor (em quem vejo muito mais qualidade do que em Luisão, desde há algum tempo!), de Pizzi um novo “8”, conseguiu extrair de Jonas o instinto goleador e ainda ter toda a magia dos magos Gaítan e principalmente Sálvio. Mas essa astúcia, em condições normais, valia-lhe um 2.º lugar a léguas daquela que é a melhor equipa em Portugal de momento: Porto.

O FC Porto foi a melhor equipa deste campeonato Fonte: FC Porto
O FC Porto foi a melhor equipa deste campeonato
Fonte: FC Porto

Mas aí entrou o segundo “pilar” deste benfica: o #colinho. Não sou de me queixar ou desculpar com arbitragens (vejam o meu texto do título da época passada, onde critiquei veementemente a gestão do Porto e prestei imensos elogios ao Benfica) mas este ano foi por demais. Antes do campeonato começar, já se sabia no seio da FPF que se queria um Benfica campeão. Não foi um erro, dois, três… Todos, repito, TODOS os jogos em que o Benfica ganhou com dificuldade ou empatou (que não foram muitos, mas os suficientes) tiveram ajudas altamente vincadas dos trios de arbitragem (para não falar de jogos em que golearam mas que começaram com certos escândalos, como o dos 5 ao Setúbal, a título de exemplo).

A isto juntam-se a mais de metade de campeonato que os vermelhos acabaram a jogar com mais jogadores que o adversário, as entradas “catedrais” a que já nos habituamos e que deixam os jogadores que vestem Benfica em campo (lembre-se Gaítan e Fesja no último clássico, ou Maxi em quase todos os jogos…) e os foras-de-jogo “de 3 pontos” que já valeram preciosos pontos… Só por alto, este campeonato está “forjado” com pelo menos 10 pontos a mais para a equipa de JJ.

Não escrevo isto com azia ou com a pretensão de tirar o mérito a JJ (o único a quem pode ser atribuído mérito este ano); escrevo apenas porque os “arautos da verdade”, liderados pelos papagaio João Gabriel e Rui Gomes da Silva, gostam de mencionar coisas do passado já julgadas em tribunal e até algumas não comprovadas. Com este campeonato perderam a pouca moral (embora pensem que tenham muita) que já tinham para falar de arbitragens num futuro a médio prazo. Ah, e pelo meio, se possível, ganhem coisas a nível internacional, para comprovarem, como o Porto fez, que é mesmo o melhor a nível nacional.

Não posso apontar o dedo ao meu clube. Sem fazer uma época de sonho como no ano de Villas-Boas e com um dos melhores planteis da sua história mas com jogadores que vieram de realidades diferentes, a verdade é que o conjunto de Lopetegui fez uma época “normal” e mais do que suficiente para se sagrar campeão nacional. Os motivos acima expostos explicam o que impediu (ou vai impedir) tal coisa.

Com um Jorge Jesus mais maduro, este ano tenho 99,9% de certeza de que o Benfica não irá facilitar nestas últimas rondas (veja-se o grande jogo que os vermelhos fizeram na casa do Gil Vicente – onde, pelo sim pelo não, estava o curioso Capela para “segurar” a coisa, caso fosse preciso) e o bi-campeonato (que já tanto vi vir para as Antas ou Dragão) irá para a Luz. Sem vergonha ou azia, mas com um sentimento de uma grande impureza e injustiça, ainda assim… PARABÉNS, BENFICA.

PS: Escusa o leitor de vir com a lengalenga do “vai ao youtube”; “um portista falar de arbitragens”, etc., que o meu texto refere-se a este ano e somente isso. Falar sobre coisas que, não provadas, já julgadas e com pena cumprida ou apenas “mitos”, é coisa que não me assiste e com a qual não me dou ao trabalho de perder tempo.

Foto de Capa: FC Porto

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha: jogador foi campeão mundial e assinou por emblema do sétimo escalão

Kevin Grosskreutz foi um dos destaques do futebol alemão por alguns anos. Recentemente assinou pelo TuS Eichlinghofen.

Alanyaspor de João Pereira segue em frente na Taça da Turquia

O Alanyaspor seguiu em frente na Taça da Turquia. A equipa orientada por João Pereira venceu o Bursa Yildirimspor por 2-1.

Jeremiah St. Juste deverá continuar a ser um ‘problema’ para o Sporting até ao verão

Jeremiah St. Juste termina contrato com o Sporting no final da presente temporada e não deverá voltar a vestir a camisola verde e branca.

João Noronha Lopes confirma agradecimento a João Diogo Manteigas

João Noronha Lopes esteve a responder a algumas perguntas nas redes sociais e confirmou que agradeceu o apoio de João Diogo Manteigas.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras arrasa concorrência no Real Madrid: Eis a comparação entre os laterais esquerdos dos merengues

Álvaro Carreras está a ser um dos indiscutíveis do Real Madrid, depois dos merengues terem investido 50 milhões de euros na sua contratação ao Benfica.

André Silva tenta renascer num dos destaques da La Liga

André Silva está em grande ao serviço do Elche. O jogador encontra-se ao serviço do emblema espanhol desde o último verão.

Lembras-te de Piccini? Ex-Sporting abre o livro sobre depressão: «Ainda não tinha chegado a Lisboa e já era um jogador de m****»

Cristiano Piccini abriu o livro sobre os problemas de saúde mental que passou ao longo da carreira. Jogou uma época no Sporting.