Perfil BnR | Especial Eleições FC Porto: Nuno Lobo

FC Porto Cabeçalho

O Perfil BnR tem como missão apresentar elementos importantes para o mundo do futebol, através de uma biografia concisa. Eis Nuno Lobo.

Nuno Lobo
Fonte: Facebook “Nuno Lobo”

Nome: Nuno Lobo

Idade: 54 anos

Naturalidade: Porto

Ocupação: Empresário na área da restauração e Professor

BIOGRAFIA

Nuno Lobo apresenta-se novamente como candidato à presidência do FC Porto. Depois de sair derrotado das eleições de 2020, face à concorrência de Pinto da Costa (68,65%) e José Fernando Rio (26,44%), onde alcançou 4,90% dos votos, o portuense decidiu avançar de novo para a campanha eleitoral. Em 2024, repete-se um rival do passado, Pinto da Costa, mas também terá a competição de André Villas-Boas, considerada a principal alternativa à atual direção.

Empresário do ramo da restauração, além de professor, Nuno Lobo conta com 54 anos de idade e assume-se com o objetivo de servir o FC Porto, equipa do seu coração. A sua missão é simples: a perfeição e dar o melhor exemplo possível, mantendo sempre a sustentabilidade do clube em primeiro lugar.

Nuno Lobo transformou-se nos últimos anos como um dos sócios com mais voz ativa no universo dos dragões, não tendo qualquer receio em dar a sua opinião. Em relação aos conflitos que marcaram a Assembleia Geral de 13 de novembro de 2023, o sócio foi claro:

«Acho que os Super Dragões não são os culpados de tudo, Pinto da Costa não é o culpado de tudo, há outras pessoas que rodeiam o presidente que não podem sacudir a água do capote… Neste processo a culpa vai morrer solteira, os focos de contestação, problemas e violência foram em vários sítios do Pavilhão. Vamos culpar quem? Os processos estão a decorrer nas respetivas instâncias mas a culpa morrerá solteira. A aberração dos estatutos era tão grande… Não entendo aquilo que disse o presidente, que não corroborava com nenhum dos pontos que ia ser discutido. Eu próprio o único ponto que poderia votar a favor era a passagem das eleições de abril para junho, o resto era 100% contra. O presidente devia ter começado a entrevista com esse tal pedido de desculpas que não foi feito. Depois, ao primeiro sinal de escaramuça devia ter sido logo tudo parado».

Nuno Lobo afirma que ser Presidente do FC Porto não é a sua “cadeira de sonho”, pois declara que a instituição é bem real, procurando dar todo o seu amor ao clube, prometendo que a sua equipa será capaz de fazer o mesmo. O próprio afirmou que a sua candidatura não é revolucionária, mas sim evolucionária e de continuidade, colocando de lado qualquer hipótese de se juntar à de Pinto da Costa. Já em relação à candidatura de André Villas-Boas, Nuno Lobo é mais distante, tendo criticado severamente o técnico, embora tenha pedido recentemente desculpas:

«Faço um ‘mea culpa’. Tenho a consciência de que exagerei no calor destas eleições. Se, de algum modo, pudesse retirar o que foi dito nesse comunicado, retirava. Agora, eu falei com um sentimento de revolta perante aquilo a que temos assistido nestes últimos cinco meses», afirmou à Lusa

Podemos considerar Nuno Lobo o grande outsider destas eleições, que têm tido um foco maior em Pinto da Costa e em André Villas-Boas (o próprio empresário já deixou críticas à “bipolarização que tem sido aplicada pela imprensa”). O lema da campanha é simples: “Sim, somos Porto – projetar o futuro respeitando o passado”, representa perfeitamente a sua figura, com olhos no que está por vir, mas com uma saudação clara a quem esteve (e está) na cadeira de Presidente. A sua candidatura é movida mais por paixão do que propriamente por números. Ainda assim, é certo que o seu programa convencerá alguns associados, já que se baseia na ambição e no longo prazo. Tornar o FC Porto o maior clube europeu daqui a cinco anos não é uma meta fácil, mas é uma promessa vincada no seu programa.

Propostas Apresentadas

  • Criação de uma Academia para o FC Porto
  • Protocolos com clubes nacionais/internacionais para captação de jovens talentos
  • Modelo integrativo do Porto Canal na vida do clube;
  • Criação de uma equipa de futebol Feminino;
  • Criação de um Gabinete de Apoio aos Atletas (GAA) e às famílias com variadas valências: Psicólogo; Advogado; Nutricionista; etc.;
  • Criação da Equipa de Futsal na lógica da Academia;
  • Criação efetiva de Equipa de Glórias (atual Legends);
  • Criação de Academias Dragon Force, em várias modalidades – perfil associativista – no concelho do Porto;
  • Criação de sede conjunta para os GOA (Grupo Organizado de Adeptos) Supporters das claques existentes, onde a partilha e a criatividade vai ser o incentivo importante para angariar mais associados ligados às claques legalizadas;
  • Reforçar a Marca Porto – continuar a gerir um dos maiores ativos do Clube, com a cidade e o Vinho da Região. Manter políticas de expansão da marca, consolidando e desenvolvendo os territórios, acrescentando as vertentes nacionais e internacionais que lhe tem permitido conquistar: a Rota do Vinho, a Rota de Aldeias, os Barcos, o Douro, a Cidade do Porto;
  • Criação de um Smart Stadium;
  • Tornar em cinco anos o FC Porto o maior clube europeu;
  • Transmissão dos desafios no Estádio do Dragão no Porto Canal;

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto conquista Liga de Hóquei em Patins

O FC Porto sagrou-se durante esta quarta-feira bicampeão da Liga de Hóquei em Patins, depois de vencer o Óquei de Barcelos.

Nuno Dias: «Só temos que dar mérito ao Benfica»

Nuno Dias falou após o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo à final da Primeira Liga de Futsal.

Cassiano Klein: «O favorito é o Sporting pelo que estão a demonstrar nos últimos anos»

Cassiano Klein falou após o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo à final da Primeira Liga de Futsal.

Benfica vence Sporting e força último jogo na final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por sete bolas a cinco, em jogo da final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund e Fluminense seguem em frente no Mundial de Clubes 2025

O Borussia Dortmund e o Fluminense estão oficialmente qualificados para os oitavos de final do Mundial de Clubes 2025.

Pesadelo sem fim: Boavista está fora da Segunda Liga

O Boavista não se vai conseguir inscrever na Segunda Liga e ficará de fora dos campeonatos profissionais em 2025/26.

Jorge Jesus está a um passo de ser o novo treinador do Al Nassr

Jorge Jesus está muito perto de assumir o comando técnico do Al Nassr. O treinador encontra-se livre no mercado.