📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Perfil BnR | Especial Eleições FC Porto: Nuno Lobo

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

O Perfil BnR tem como missão apresentar elementos importantes para o mundo do futebol, através de uma biografia concisa. Eis Nuno Lobo.

Nuno Lobo
Fonte: Facebook “Nuno Lobo”

Nome: Nuno Lobo

Idade: 54 anos

Naturalidade: Porto

Ocupação: Empresário na área da restauração e Professor

BIOGRAFIA

Nuno Lobo apresenta-se novamente como candidato à presidência do FC Porto. Depois de sair derrotado das eleições de 2020, face à concorrência de Pinto da Costa (68,65%) e José Fernando Rio (26,44%), onde alcançou 4,90% dos votos, o portuense decidiu avançar de novo para a campanha eleitoral. Em 2024, repete-se um rival do passado, Pinto da Costa, mas também terá a competição de André Villas-Boas, considerada a principal alternativa à atual direção.

Empresário do ramo da restauração, além de professor, Nuno Lobo conta com 54 anos de idade e assume-se com o objetivo de servir o FC Porto, equipa do seu coração. A sua missão é simples: a perfeição e dar o melhor exemplo possível, mantendo sempre a sustentabilidade do clube em primeiro lugar.

Nuno Lobo transformou-se nos últimos anos como um dos sócios com mais voz ativa no universo dos dragões, não tendo qualquer receio em dar a sua opinião. Em relação aos conflitos que marcaram a Assembleia Geral de 13 de novembro de 2023, o sócio foi claro:

«Acho que os Super Dragões não são os culpados de tudo, Pinto da Costa não é o culpado de tudo, há outras pessoas que rodeiam o presidente que não podem sacudir a água do capote… Neste processo a culpa vai morrer solteira, os focos de contestação, problemas e violência foram em vários sítios do Pavilhão. Vamos culpar quem? Os processos estão a decorrer nas respetivas instâncias mas a culpa morrerá solteira. A aberração dos estatutos era tão grande… Não entendo aquilo que disse o presidente, que não corroborava com nenhum dos pontos que ia ser discutido. Eu próprio o único ponto que poderia votar a favor era a passagem das eleições de abril para junho, o resto era 100% contra. O presidente devia ter começado a entrevista com esse tal pedido de desculpas que não foi feito. Depois, ao primeiro sinal de escaramuça devia ter sido logo tudo parado».

Nuno Lobo afirma que ser Presidente do FC Porto não é a sua “cadeira de sonho”, pois declara que a instituição é bem real, procurando dar todo o seu amor ao clube, prometendo que a sua equipa será capaz de fazer o mesmo. O próprio afirmou que a sua candidatura não é revolucionária, mas sim evolucionária e de continuidade, colocando de lado qualquer hipótese de se juntar à de Pinto da Costa. Já em relação à candidatura de André Villas-Boas, Nuno Lobo é mais distante, tendo criticado severamente o técnico, embora tenha pedido recentemente desculpas:

«Faço um ‘mea culpa’. Tenho a consciência de que exagerei no calor destas eleições. Se, de algum modo, pudesse retirar o que foi dito nesse comunicado, retirava. Agora, eu falei com um sentimento de revolta perante aquilo a que temos assistido nestes últimos cinco meses», afirmou à Lusa

Podemos considerar Nuno Lobo o grande outsider destas eleições, que têm tido um foco maior em Pinto da Costa e em André Villas-Boas (o próprio empresário já deixou críticas à “bipolarização que tem sido aplicada pela imprensa”). O lema da campanha é simples: “Sim, somos Porto – projetar o futuro respeitando o passado”, representa perfeitamente a sua figura, com olhos no que está por vir, mas com uma saudação clara a quem esteve (e está) na cadeira de Presidente. A sua candidatura é movida mais por paixão do que propriamente por números. Ainda assim, é certo que o seu programa convencerá alguns associados, já que se baseia na ambição e no longo prazo. Tornar o FC Porto o maior clube europeu daqui a cinco anos não é uma meta fácil, mas é uma promessa vincada no seu programa.

Propostas Apresentadas

  • Criação de uma Academia para o FC Porto
  • Protocolos com clubes nacionais/internacionais para captação de jovens talentos
  • Modelo integrativo do Porto Canal na vida do clube;
  • Criação de uma equipa de futebol Feminino;
  • Criação de um Gabinete de Apoio aos Atletas (GAA) e às famílias com variadas valências: Psicólogo; Advogado; Nutricionista; etc.;
  • Criação da Equipa de Futsal na lógica da Academia;
  • Criação efetiva de Equipa de Glórias (atual Legends);
  • Criação de Academias Dragon Force, em várias modalidades – perfil associativista – no concelho do Porto;
  • Criação de sede conjunta para os GOA (Grupo Organizado de Adeptos) Supporters das claques existentes, onde a partilha e a criatividade vai ser o incentivo importante para angariar mais associados ligados às claques legalizadas;
  • Reforçar a Marca Porto – continuar a gerir um dos maiores ativos do Clube, com a cidade e o Vinho da Região. Manter políticas de expansão da marca, consolidando e desenvolvendo os territórios, acrescentando as vertentes nacionais e internacionais que lhe tem permitido conquistar: a Rota do Vinho, a Rota de Aldeias, os Barcos, o Douro, a Cidade do Porto;
  • Criação de um Smart Stadium;
  • Tornar em cinco anos o FC Porto o maior clube europeu;
  • Transmissão dos desafios no Estádio do Dragão no Porto Canal;
Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Matos conquista primeira vitória no comando técnico do Swansea e sai da zona de despromoção do Championship

Vítor Matos celebrou a primeira vitória ao comando do Swansea. O conjunto inglês bateu o Oxford United por 2-0, no jogo da 19ª. jornada do Championship.

Portugal no Mundial 2026: eis os horários dos jogos da fase de grupos

Portugal está presente no Mundial 2026. A seleção orientada por Roberto Martínez foi colocada no Grupo K.

Portugal no Mundial 2026: eis o horário do primeiro jogo dos lusos

Portugal vai enfrentar o vencedor da Eliminatória 1 da Repescagem FIFA na primeira jornada do Mundial 2026.

Santa Clara vence Casa Pia e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e derrotou o Casa Pia por 1-0, no encontro da 13.ª da Primeira Liga. Frederico Venâncio apontou o golo dos açorianos.

PUB

Mais Artigos Populares

Mohamed Salah novamente no banco: está a chegar ao fim a sua era no Liverpool?

Mohamed Salah está novamente no banco de suplentes do Liverpool, não figurando no onze inicial dos reds desde 16 de novembro.

Os 5 destaques do Amora 1-1 1.º Dezembro

O Amora e o 1º. Dezembro empataram a uma bola durante a tarde deste sábado, em jogo da 12.ª jornada da Liga 3.

Francesco Farioli aborda lesões de Gabri Veiga e Deniz Gul: «Estou muito positivo»

Francesco Farioli realizou a antevisão ao Tondela x FC Porto, da 13.ª jornada da Primeira Liga, na sala de imprensa do Olival.