📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Ponto assente: Marega vai ficar arredado dos relvados durante os próximos dois meses. Neste período o FC Porto joga em todas as frentes e, muito provavelmente, decidirá o sucesso ou insucesso da época. Serão jogados os oitavos de final da Liga dos Campeões, a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal e várias jornadas decisivas do Campeonato, entre as quais a receção ao SL Benfica no princípio do mês de Março. Portanto, o mesmo será dizer que Sérgio Conceição não vai contar com o maliano para as decisões.

Diz-se muitas vezes que a ideia de jogo de uma equipa vai muito para além de um ou outro jogador e que a ausência de um jogador não pode justificar uma alteração de estratégia. Ora, quando essa mesma estratégia está montada à volta de apenas um elemento torna-se crítico quando ele não está. Marega é esse jogador.

Bem ou mal, Sérgio Conceição montou uma ideia de jogo totalmente dependente da pujança física do camisola 11 portista. Seja na procura incessante da profundidade ou a prender e castigar os defesas para permitir movimentos de penetração dos médios e dos extremos, Marega está sempre lá como pedra basilar.

Se assim é, custa perceber como um treinador sujeita um jogador tão importante a tamanho esforço físico. É que Marega foi jogando os minutos todos de todos os jogos e nem mesmo nos jogos resolvidos cedo Sérgio Conceição lhe deu descanso. Seja essa a razão ou não, o que é facto é que o jogador estourou e tudo vai mudar.

Digo tudo porque não há igual no plantel. Nada se poderá manter porque a estratégia que estava montada com base em Marega vai deixar de o ser e, como tal, terá que ser forçosamente diferente, ou pelo menos, uma adaptação da atual.

Maliano vai ficar afastado cerca de dois meses, por lesão
Fonte: FC Porto

Embora o cenário por mim criado possa parecer apocalíptico, estou longe de acreditar que o é. Ainda que lhe reconheça a importância, não lhe reconheço o talento. Como tal, vejo a sua lesão como uma oportunidade de mudança e uma oportunidade para que se jogue um futebol mais vistoso, mais técnico, mais perfumado.

Olhando para o banco e para o que se vai conhecendo de Sérgio Conceição, parece-me que Danilo, Otávio e Fernando Andrade (opções bem distintas) estão na primeira linha de sucessão.

Se tivesse que apostar o meu dinheiro diria que Fernando Andrade será lançado no onze inicial já em Moreira de Cónegos. Permitirá manter o estilo, não acho que permita manter a forma. Não sendo um sobredotado, tem mais capacidade para ter bola no pé e permite continuar a usufruir de um avançado rápido que permita movimentos de rotura. Ainda assim, julgo que o seu handicap físico face ao maliano tornará o jogo do Porto não mais do que uma imitação barata do que se tem visto. E sabemos que as imitações raramente são tão boas como o original.

Depois temos Otávio. Um jogador de quem gosto bastante mas que acaba de vir de lesão. Com o brasileiro, o FC Porto poderia fazer alinhar um trio dinâmico (Otávio, Brahimi e Corona) nas costas de Soares que poderia fazer mossa. No entanto, a falta de minutos do brasileiro e a liberdade que seria retirada a Óliver e Herrera jogam contra esta opção.

Por fim, aquela que seria a minha opção. Na minha opinião, um passo atrás para dar dois à frente. Danilo e o regresso ao 4x3x3 europeu. Aliás, nos jogos frente à AS Roma dificilmente não será esta a opção do treinador do FC Porto. A entrada do internacional português permitiria libertar os outros dois médios e até os extremos e a maior capacidade que estes poderão vir a ter de chegada à área acabaria com a falácia de que o FC Porto perderia poder de fogo. A equipa ganhava organização e, acima de tudo, acabaria por ganhar capacidade de posse e controlo e Óliver poderia assumir a batuta do meio campo a tempo inteiro.

Em suma, muitas serão as dores de cabeça de Sérgio Conceição mas é este, timoneiro da equipa e obreiro de quase tudo o que de bom se tem visto no FC Porto nos últimos anos, quem tem que encontrar um plano B ou uma segunda versão do plano A, que permita que o FC Porto se continue a apresentar a um bom nível e não sucumba à lesão de Marega e à cada vez mais ensurdecedora pressão que os meios de comunicação de Lisboa vão fazendo para carregar o SL Benfica até ao título de campeão nacional. Uma coisa é certa, o Mar Azul estará a seu lado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.