📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Problemas de finalização resolvidos?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O mercado de inverno trouxe uma surpresa para o ataque dos Dragões – Tiquinho Soares veio juntar-se aos permanentes Diogo Jota e André Silva e aos intermitentes Depoitre e Rui Pedro para melhorar um aspecto que o jogo portista necessitava – a finalização. Já deu frutos marcando 3 golos em 2 jogos mas será que o problema está resolvido? Na minha qualidade de treinador de bancada, não totalmente.

Foi exasperante ver alguns jogos dos azuis e brancos em que a bola não só teimava em não entrar como o jogo portista gritava empate a cada jogada perdida. Nisto do futebol gostamos de confiar no sexto sentido, às vezes sente-se que o golo vai aparecer nem precisamos de ver muito perigo na área adversária outras vezes a bola rola perto da baliza e nem por isso nos aumenta a fé na vitória. Mais uma vez tive esta última sensação em várias partidas do Porto e há diversos factores que contribuem para este sentimento.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

 

Juventude dos atacantes
Um pormenor mitigado pela vinda de Soares mas presente no ataque portista é a juventude dos 2 atacantes. A Jota e André Silva ainda lhes falta uma certa “ratice”, conhecer as manhas e as provocações dos defesas, perceber para que lado os guarda-redes experientes têm tendência a atirar-se… Só com jogos na carreira vem esta experiência que é um posto e que faz com que um avançado que parece estar pouco móvel (Mário Jardel foi o exemplo mais flagrante) consiga marcar um golo de um momento para o outro na única oportunidade que tem.

Trabalho constante dos atacantes
Já abordei este tema num artigo sobre André Silva mas é plausível que o volte a referir – constante trabalho dos atacantes. Foco-me mais em André Silva pois é suposto ser o avançado finalizador mas Jota também tem um pouco a melhorar no timing e escolha das batalhas. Um avançado que vem iniciar um ataque rápido poucas vezes consegue estar na zona de finalização para marcar golo ou fazer o último passe e se está é depois de mais de 50 metros em corrida (mais o tempo de jogo que passou) o que faz com que chegue à zona mortal cansado sem a disponibilidade física e mental para marcar golo. O problema é que as equipas rapidamente se habituam a um avançado que é pivot e que trabalha muito e é difícil deixar esse vício, cabe a Nuno trabalhar esse aspecto. Ter mais um avançado no plantel ajuda claro.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Quem joga contra quem? Eis o sorteio dos quartos de final da Taça da Alemanha

O sorteio da Taça da Alemanha já foi realizado. Bayern Munique e Leipzig, primeiros lugares da Bundesliga, jogarão entre si.

De rajada: FC Porto marca 2 golos em espaço de 1 minuto

O FC Porto está a vencer o Tondela por 2-0 na jornada 13 da Primeira Liga. Samu Aghehowa e William Gomes fizeram os golos.

Celta de Vigo vai ao Santiago Bernabéu provocar hecatombe e vencer Real Madrid: eis os resultados do dia na La Liga

O Celta de Vigo foi ao Santiago Bernabéu vencer o Real Madrid. Vitória dos galegos na 15.ª jornada da La Liga.

Paulo Fonseca volta ao banco 9 meses depois na derrota do Lyon contra o Lorient: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lyon perdeu na visita ao terreno do Lorient. Jogo ficou marcado pelo regresso de Paulo Fonseca aos bancos após nove meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Próximos adversários do Benfica na Champions League: Nápoles bate Juventus

O Nápoles venceu a Juventus por 2-1 na jornada 14 da Serie A. Rasmus Hojlund destacou-se com bis no jogo.

Ex-médio do Liverpool critica Salah: «Ao fazer isto, ele está a causar um problema à equipa, ao treinador e a tornar tudo sobre ele»

Atitude de Mohamed Salah foi criticada por Danny Murphy, antigo médio do Liverpool, depois do empate na Premier League.

Internacional e Santos conseguem a manutenção no Brasileirão: as equipas despromovidas

Realizaram-se durante a noite deste domingo a maioria dos encontros da última jornada do Brasileirão. Internacional e Santos conseguiram a manutenção.