📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Qualidade e quantidade

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

Como marcar golo? Começo este texto com a pergunta mais importante do futebol provavelmente. O que é preciso os jogadores fazerem, que estratégia a adoptar, que táctica implementar? Das diversas aprendizagens, influências e até personalidades (quem não se lembra do Boavista durinho como o Jaime Pacheco?), surge a resposta a esta pergunta (ou pelo menos pensa-se que surge já que o futebol não é uma ciência).

Cada treinador segue uma filosofia e implementa-a na sua equipa. Alguns querem a equipa a jogar conforme eles aprenderam; outros adaptam a forma de jogar às características dos jogadores que orientam – tudo na busca da táctica mais eficiente, da estratégia perfeita.

Olhamos para o Porto desta época e vemos uma equipa mais organizada e com uma filosofia de jogo diferente do ano passado: temos um treinador novo, uma equipa renovada e a forma de jogar mudou, assim como o plantel tambem mudou. Lopetegui tem uma filosofia de jogo assente na posse de bola, tal como as selecções espanholas têm, e tenta implementá-la no Porto. Porém, parece que falta algo nos nossos jogadores, parece que há ali uma barreira invisivel que impede os jogadores de brilharem, de fazerem a triângulação perfeita, de trocarem de bola de tal forma que deixe os adversários confusos.

PORTO - SAINT ETIENNE        ( 2014/2015 )
Oliver tem as características que Lopetegui procura num jogador
Fonte: abola.pt

Ora, o primeiro passo a fazer quando se olha para o Porto deste ano é tratar da nossa própria gestão de expectativas. Não de resultados – porque aí não exijo nada menos do que a vitória – mas exibicionais. Quem se lembra da posse de bola de toque curto, triângulações rápidas, desmarcações à entrada da área lembra-se do célebre Barcelona de Guardiola; se quisermos pensar a nível nacional encontramos como um excelente exemplo o Porto de Mourinho, que jogava em ataque continuado abafando o adversário. Mas tendo Lopetegui a escola espanhola e olhando para a forma como os sub-21 de Espanha jogavam, parece mais correcto fazer a comparação com os culés. Não adianta pensar que vamos ter um Porto à Barcelona, não vamos, faltam 2 pontos importantes: a formação dos jogadores e a sua qualidade.

O Porto actua em 4-3-3 nas camadas jovens, é uma forma de promover o potencial dos jogadores e de formar jovens com especial aptidão para determinadas posições. Não temos tiki-taka, os nossos jogadores não estão formatados para jogar dessa forma desde crianças e, além do mais, no nosso plantel quase não há espaço para jovens da formação. O outro ponto já referido é a qualidade dos jogadores: temos talento no plantel mas não temos um Messi, Xavi, Iniesta, Piqué, etc. Quem tem Iniesta, por exemplo, tem um jogador que garante duas coisas essenciais para quem joga no estilo tiki-taka: excelente recepção de bola e passe. A visão de jogo surreal e a técnica são mais dois dos factores que o transformam num craque. É preciso entender então as características dos nossos atletas. Temos um duo jogadores que são dotados de talento acima da média e que têm características propícias para o futebol de posse de bola – Ruben Neves e Oliver Torres – e depois temos jogadores que com maior ou menor talento não se encaixam totalmente no padrão exigido para jogar desta forma. É normal, portanto, que o Porto, por mais treinos e palestras que faça, não atinja aquele futebol espectacular com o qual sonhamos no inicio de cada época, que tenha dificuldades em passar o meio-campo com a bola controlada e que o poder de decisão no ultimo passe não seja o melhor. Se não atingimos a excelência, exijo então que atinjamos a quase excelência, aquele patamar antes da excelência que está reservado só para alguns plantéis; exijo também o título de campeão (será preciso referir isto?!) mas isso está no nosso ADN.

É preciso perceber a matéria-prima com que se trabalha, adapatar o futebol aos jogadores que o jogam e gerir as expectativas das exibições. Não que agora tenha que se perdoar as más exibições, nada disso. Apenas é preciso dar tempo à equipa e ao treinador para que se consigam adaptar um ao outro e perceber que, por enquanto, não vamos chegar ao ponto que muitas grandes equipas da história atingiram. Lopetegui tem lido bem os jogos, tem actuado de forma firme nas substituições e nas convocatórias e tem uma filosofia de jogo – o Porto vai adaptar-se e melhorar com o tempo. A quantidade de posse de bola (de quantidade não nos podemos queixar) vai-se transformar em qualidade mas iremos estar sempre reféns das características da matéria-prima – os jogadores.

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sebastián Coates pode ter companheiro de renome no Nacional

Sebastián Coates pode vir a ter um novo colega no Nacional. Luis Suárez está a ser apontado ao conjunto uruguaio.

Harry Kane em destaque e Bayern Munique goleia Estugarda na véspera da receção ao Sporting: eis os resultados do dia na Bundesliga

Bayern Munique goleou o Estugarda por 5-0 na 13.ª jornada da Bundesliga. O conjunto bávaro recebe o Sporting na próxima terça-feira.

Sporting já prepara jogo frente ao Bayern Munique

O Sporting já treinou durante este sábado, depois de na última noite ter empatado frente ao Benfica, para a Primeira Liga.

Marítimo bate Torreense e regressa à liderança da Segunda Liga

O Marítimo recebe e venceu o Torreense por duas bolas a zero, num encontro válido pela 13.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci elogia Francesco Farioli na antevisão ao Tondela x FC Porto e confessa: «Gosto de ver o FC Porto quando joga»

Cristiano Bacci realizou a conferência de imprensa de antevisão ao Tondela x FC Porto, a contar para a 13.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica não pode vender 2 jogadores no mercado de transferências de inverno

O Benfica não poderá vender neste mercado de transferências dois jogadores do plantel: Dodi Lukebakio e Franjo Ivanovic.

Formula 1: Max Verstappen garante pole position em Abu Dhabi e batalha promete ser épica

Realizou-se durante a tarde deste sábado a qualificação do Grande Prémio de Abu Dhabi de Formula 1, prova que promete ser decisiva.