📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando a força se sobrepõe à imaginação

- Advertisement -

E, quase sem se dar por isso, já estamos à porta da terceira jornada do campeonato. O sorteio da Liga dos Campeões já lá vai (resultou na construção de um panorama minimamente favorável para o FC Porto) e o plantel às ordens de Julen Lopetegui está concentrado a cem por cento no jogo com o Estoril. Este avançar repentino do tempo significa também que o fecho do mercado está a aproximar-se e, no reino do Dragão, há situações urgentes a rever neste aspeto em particular.

Já falei, na semana passada, da questão do lateral-esquerdo. Aquela que, para mim, surge agora como aquela que deveria ser a situação mais premente para a estrutura portista é a do reforço do meio-campo. Não me entendam mal: há muitas e boas soluções para o miolo azul e branco, mas falta uma peça-chave. Falta um elemento “de último passe”, que assuma a batuta do jogo portista e que seja capaz de desequilibrar e dar um toque de magia ao futebol azul e branco quando determinados jogos se revelarem fora do alcance do conhecimento tático e da prática do modelo de jogo idealizado pelo treinador.

Analisando o meio campo titular do FC Porto atual, destacamos Danilo Pereira como o elemento mais recuado, com Imbula e Herrera mais adiantados no terreno. Este é um tipo de meio campo cada vez mais raro no futebol atual. Um médio mais posicional, apoiado (na transição defensiva) por dois box-to-box que não se inibem de pisar áreas mais adiantadas do terreno e até surgir em zona de finalização; aliás, esta tem sido a ideia de Lopetegui: contra o Vitória de Guimarães não foram raras as vezes em que Imbula se aproximou de Aboubakar e tentou o remate, sendo que, contra o Marítimo, foi Herrera a assumir mais frequentemente este papel.

No entanto, a eficácia desta ideia não tem atingido o nível desejado pelos portistas. Numa primeira instância, porque Herrera e Imbula não estão na sua melhor forma e, em segundo lugar, mas não menos relevante, porque nenhum dos jogadores tem o perfil ideal para este papel e para o modelo de jogo do Porto. A equipa acaba por se desequilibrar defensivamente e é Danilo que fica obrigado a estender o seu raio de ação para recuperar a bola antes de esta entrar na “zona crítica”. É um miolo construído à base da força e que, em condições normais, funciona em alta rotação, sendo difícil para qualquer adversário ganhar, física e taticamente, o centro do campo ao FC Porto.

Olhando para aquilo que era o meio campo dos dragões na época passada, é fácil identificar as diferenças. No lugar de Danilo, surgia Casemiro. Ainda que com estilos diferentes, ambos desempenham bem o papel de médio mais posicional, na primeira linha à frente do quarteto defensivo. Herrera continua a ser o “número 8” mas agora alterna as suas funções com Imbua, como foi descrito acima. Em vez do francês, estava Óliver, um criativo de gema mas que não descurava a pressão sobre o adversário, aquando da perda de bola. E neste último ponto reside a diferença, que mexe com todo o futebol da turma de Lopetegui.

Óliver encaixa como uma luva na ideia de jogo de Simeone e o regresso ao Porto será impossível Fonte: Página do Facebook de Óliver Torres
Óliver encaixa como uma luva na ideia de jogo de Simeone e o regresso ao Porto será impossível
Fonte: Página do Facebook de Óliver Torres

É também por pensar nas caraterísticas de Óliver (que encaixam na perfeição no sistema de Diego Simeone, no Atlético) que olho com algum ceticismo para a opinião daqueles que defendem a contratação de Corona e consequente desvio de Brahimi para o centro do terreno. Acolheria com todo o grado o extremo mexicano no plantel do FC Porto, mas sem que isso implicasse a transição do fantasista argelino para o meio. Se Danilo e Imbula seriam “escudeiros” altamente fiáveis, acabar-se-ia por perder a capacidade de pressão alta na primeira zona de construção adversária. Brahimi não deixa de ser um jogador permissivo a nível defensivo.

O regresso de Óliver seria ouro sobre azul, mas, tendo em conta que foi titular na primeira jornada da Liga espanhola e tem deixado o seu atual treinador encantado, essa é uma hipótese gorada. O modelo de jogador que o Porto deve procurar é alguém que tenha lucidez, visão de jogo e aquela centelha de criatividade capaz de resolver jogos; e que ao mesmo tempo seja capaz de temporizar ao segundo a “mudança de chip”, de maneira a tornar eficiente a pressão em zona alta e a recuperação rápida. Aceitam-se sugestões.

Foto de capa: Facebook do FC Porto

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académica travada pelo 1° Dezembro e pelo 1° minuto: eis os resultados do dia da Liga 3

A Académica empatou 1-1 com o 1.º Dezembro para a jornada 10 da Liga 3. Fica com todos os resultados do dia.

Terramoto precoce: estrelas do Al Ittihad em conflito com Sérgio Conceição e a atmosfera no plantel é de cortar à faca

O Al Ittihad atravessa um período turbulento e Sérgio Conceição não é nome consensual. Estrelas do clube confusas com abordagem do treinador.

Mais de 91 mil sócios do Benfica já votaram nas eleições dos encarnados

91.205 sócios votaram nas eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Banho de golos acaba série de vitórias bracarenses na Europa | Braga 3-4 Genk

O Braga teve na, passada quinta-feira, oportunidade de manter o registo perfeito na Europa League, mas teve a festa estragada pelo Genk.

PUB

Mais Artigos Populares

Vizela no pódio após vitória frente ao Benfica B e Penafiel empata na receção ao Sporting B: eis os resultados deste sábado na Segunda...

Este sábado, na 11.ª ronda da Segunda Liga, o Vizela venceu na visita ao Benfica B por 2-1 e o Sporting B empatou a uma bola em Penafiel.

Balde de água fria nos Açores: Vinícius Lopes dá vantagem ao Santa Clara frente ao Sporting

Vinícius Lopes abriu o marcador aos 5 minutos, na 11.ª jornada da Primeira Liga, que põe o Sporting e o Santa Clara frente-a-frente.

Antevisão GP Brasil: Lando Norris tem um excelente sábado

Lando Norris parecia intocável na qualificação para o GP do Brasil. O líder do Campeonato Mundial conquistou a pole position em São Paulo.