📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Questão de Avançados

- Advertisement -

atodososdesportistas

A uma exibição conseguida por parte dos comandados de Lopetegui no último jogo (a fazer “esquecer” o desaire na Madeira, diante do Marítimo) deu para tudo: rotação da equipa; golo monstruoso de Jackson (estilo Ibrahimovic), que fez o colombiano passar outra lenda dos dragões (Hulk) e tornar-se o melhor marcador do Estádio do Dragão, o forte do FC do Porto; jogo muito conseguido de Campaña, que demonstra estar pronto para qualquer ocasião; passes absolutamente “à Xavi” do jovem Rúben Neves; e, mais importante que tudo, estreia a marcar do jovem… Gonçalo. Digo Gonçalo pois, sendo ele filho de um ex-enorme avançado do FC Porto e da selecção de todos nós, não quero que cresça com o mediatismo de ser filho de quem é. É apenas o Gonçalo, um jovem sonhador, trabalhador, lutador e com faro para o golo. Uma estreia de sonho na casa onde sempre ambicionou jogar (apenas tinha entrado em campo na Pedreira e nos Barreiros): construiu o golo com uma fantástica finta e ainda esteve na origem do penalty que deu o golo a Evandro.

Posto isto, com Aboubakar a voltar da CAN depois da fraca prestação da selecção camaronesa teremos um FC Porto com três opções de ataque ou voltará Gonçalo à base da equipa B, onde era figura de destaque?

Ambos os cenários são possíveis e provocarão leituras distintas: ficar no plantel seria uma clara aposta na formação e no jovem português, ao passo que voltar para a equipa secundária lhe daria os minutos que com certeza não terá na equipa principal. Pessoalmente, e isto porque me parece que Aboubakar é um jogador essencialmente de contra-ataque, gostaria de ter no banco uma alternativa mais consistente a Jackson, para jogos em que precisamos de fazer o “chuveirinho” na área nos derradeiros minutos. Não sei o que vai na cabeça do meu treinador, mas espero que seja algo que vise o crescimento, a potencialização e a utilização da nova coqueluche do plantel azul e branco. Se existe algo que não se pode apontar ao timoneiro dos dragões é a “não aposta” em jovens da cantera: depois de Rúben Neves no início da época, foi agora a vez de Gonçalo. Dois jogadores numa época a “saltarem” directamente para a equipa principal é uma novidade no reino azul e branco, e nem me lembro quando foi a última vez que tal sucedeu. Se for assim todos os anos, ter academias e gastar rios de dinheiro na formação passa a ter sentido.

Primeiro golo de Gonçalo no Dragão e festejo à Paciência  Fonte: Facebook do FC Porto
Festejo à Paciência no primeiro golo de Gonçalo pela equipa principal
Fonte: Facebook do FC Porto

Gonçalo parece-me ser um avançado móvel, inteligente sem bola, de fino recorte técnico, possante e de fácil finalização, algo em tudo semelhante a… Jackson. Estará Lopetegui a “cozinhar” um sucessor para o colombiano, iminentemente de saída neste verão? O tempo o dirá, mas espero que tanto Gonçalo como o jovem André Silva (que ainda está na equipa B) sejam fortes apostas para um futuro que, com craques como Podstawski, Ivo Rodrigues, Kayembe ou Mikel, só pode ser sorridente.

De resto, a um dia do término da janela de transferências, não espero ver nenhuma saída de última hora das principais peças do plantel ao dispor do técnico espanhol e, por outro lado, gostaria de ver entrar um defesa direito e um extremo, embora não me pareça que os portistas estejam “virados” para isso.

Para terminar, deixo uma nota a todos os “cabeludos” que tentaram denegrir e fazer paródia do meu texto e da minha pessoa na semana passada: fico contente que leiam e divulguem as minhas publicações; significa que chegou aonde queria – a cabeludos, carecas e poupas. Não retiro uma vírgula ao que escrevi no texto anterior e a propagação do texto em blogs e redes sociais logicamente imparciais só me dá ainda mais certezas daquilo que escrevi. Continuem a fazer “funerais antecipados” ao Porto, que no final fazemos as contas! Um abraço a todos.

Foto de Capa: Facebook do FC Porto

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e FC Porto triunfam na Liga Europeia de Andebol

Benfica ganhou por 38-25 frente ao Ferencvaros enquanto o FC Porto venceu 44-31 ao Kriens. Ambos as partidas jogaram-se em Portugal.

José Mourinho esclarece tema Otamendi: «Não recusou falar no fim do jogo»

José Mourinho esclareceu que Nico Otamendi «não recusou falar no fim do jogo». Defesa argentino preferiu falar depois na zona mista.

José Mourinho sente falta de ex-Benfica: «Era uma situação impossível para o Benfica de controlar»

José Mourinho admitiu que gostaria de contar com Kerem Akturkoglu no Benfica. O jogador rumou ao Fenerbahçe no verão.

PSG fecha goleada com belo golo de Vitinha: Eis o momento

O PSG venceu fora de casa o Bayer Leverkusen por 7-2 na terceira jornada da fase de liga da Champions League. Belo golo de Vitinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Jurgen Klopp revela o motivo por ter rejeitado o Manchester United

Jurgen Klopp revelou o porquê de ter rejeitado a oportunidade de treinar o Manchester United. Na altura, o técnico orientava o Borussia Dortmund.

José Mourinho mexeu no Benfica apenas ‘obrigado’: eis o banco das águias frente ao Newcastle United

José Mourinho realizou apenas uma alteração durante o encontro entre o Benfica e o Newcastle United, para a Champions League.

Vangelis Pavlidis: «Foi uma noite difícil para nós»

Vangelis Pavlidis falou depois do encontro entre o Benfica e o Newcastle United, válido pela terceira jornada da Champions League.