📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Questão de Avançados

- Advertisement -

atodososdesportistas

A uma exibição conseguida por parte dos comandados de Lopetegui no último jogo (a fazer “esquecer” o desaire na Madeira, diante do Marítimo) deu para tudo: rotação da equipa; golo monstruoso de Jackson (estilo Ibrahimovic), que fez o colombiano passar outra lenda dos dragões (Hulk) e tornar-se o melhor marcador do Estádio do Dragão, o forte do FC do Porto; jogo muito conseguido de Campaña, que demonstra estar pronto para qualquer ocasião; passes absolutamente “à Xavi” do jovem Rúben Neves; e, mais importante que tudo, estreia a marcar do jovem… Gonçalo. Digo Gonçalo pois, sendo ele filho de um ex-enorme avançado do FC Porto e da selecção de todos nós, não quero que cresça com o mediatismo de ser filho de quem é. É apenas o Gonçalo, um jovem sonhador, trabalhador, lutador e com faro para o golo. Uma estreia de sonho na casa onde sempre ambicionou jogar (apenas tinha entrado em campo na Pedreira e nos Barreiros): construiu o golo com uma fantástica finta e ainda esteve na origem do penalty que deu o golo a Evandro.

Posto isto, com Aboubakar a voltar da CAN depois da fraca prestação da selecção camaronesa teremos um FC Porto com três opções de ataque ou voltará Gonçalo à base da equipa B, onde era figura de destaque?

Ambos os cenários são possíveis e provocarão leituras distintas: ficar no plantel seria uma clara aposta na formação e no jovem português, ao passo que voltar para a equipa secundária lhe daria os minutos que com certeza não terá na equipa principal. Pessoalmente, e isto porque me parece que Aboubakar é um jogador essencialmente de contra-ataque, gostaria de ter no banco uma alternativa mais consistente a Jackson, para jogos em que precisamos de fazer o “chuveirinho” na área nos derradeiros minutos. Não sei o que vai na cabeça do meu treinador, mas espero que seja algo que vise o crescimento, a potencialização e a utilização da nova coqueluche do plantel azul e branco. Se existe algo que não se pode apontar ao timoneiro dos dragões é a “não aposta” em jovens da cantera: depois de Rúben Neves no início da época, foi agora a vez de Gonçalo. Dois jogadores numa época a “saltarem” directamente para a equipa principal é uma novidade no reino azul e branco, e nem me lembro quando foi a última vez que tal sucedeu. Se for assim todos os anos, ter academias e gastar rios de dinheiro na formação passa a ter sentido.

Primeiro golo de Gonçalo no Dragão e festejo à Paciência  Fonte: Facebook do FC Porto
Festejo à Paciência no primeiro golo de Gonçalo pela equipa principal
Fonte: Facebook do FC Porto

Gonçalo parece-me ser um avançado móvel, inteligente sem bola, de fino recorte técnico, possante e de fácil finalização, algo em tudo semelhante a… Jackson. Estará Lopetegui a “cozinhar” um sucessor para o colombiano, iminentemente de saída neste verão? O tempo o dirá, mas espero que tanto Gonçalo como o jovem André Silva (que ainda está na equipa B) sejam fortes apostas para um futuro que, com craques como Podstawski, Ivo Rodrigues, Kayembe ou Mikel, só pode ser sorridente.

De resto, a um dia do término da janela de transferências, não espero ver nenhuma saída de última hora das principais peças do plantel ao dispor do técnico espanhol e, por outro lado, gostaria de ver entrar um defesa direito e um extremo, embora não me pareça que os portistas estejam “virados” para isso.

Para terminar, deixo uma nota a todos os “cabeludos” que tentaram denegrir e fazer paródia do meu texto e da minha pessoa na semana passada: fico contente que leiam e divulguem as minhas publicações; significa que chegou aonde queria – a cabeludos, carecas e poupas. Não retiro uma vírgula ao que escrevi no texto anterior e a propagação do texto em blogs e redes sociais logicamente imparciais só me dá ainda mais certezas daquilo que escrevi. Continuem a fazer “funerais antecipados” ao Porto, que no final fazemos as contas! Um abraço a todos.

Foto de Capa: Facebook do FC Porto

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.