Redesenhar uma defesa para atingir o equilíbrio

- Advertisement -

Alex Telles nunca teve concorrente à altura, o meio campo sempre se ressentiu da falta de uma opção box to box e o lugar ao lado de Felipe aconselhava ao desdobramento de esforços no sentido de não colocar em causa o aspeto que mais contribuiu para o título da época passada: a defesa.

Ricardo Pereira e Iván Marcano, duas peças fundamentais na dinâmica que Sérgio Conceição queria imprimir na equipa, deixaram na defesa dois buracos difíceis de tapar. Se o lateral oferecia à equipa consistência defensiva e muita capacidade atacante, funcionando como um autêntico ala, o central espanhol assumia-se como o patrão do setor mais recuado, legado que deixou para o ex companheiro Felipe. Como se não bastasse, o FC Porto viu sair uma das grandes esperanças, Diogo Dalot, e que seria, de forma natural, o substituto de Ricardo.

Perante o “choque”, surge a necessidade de encontrar alternativas credíveis no mercado. Ora, credível não foi, de todo, o primeiro ataque do FC Porto ao mercado, que ofereceu a Sérgio Conceição opções dúbias, desde logo Janko e Ewerton, que rapidamente receberam guia de marcha. O próprio João Pedro vem sentindo dificuldades em lutar com Maxi pelo lado direito da defesa.

Janko não convenceu Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Toda esta situação motivou um marcar de posição público do treinador que, enfim, obrigou a administração do clube a desdobrar-se em esforços no sentido de garantir maior credibilidade aos reforços que haveriam de chegar. As derrotas com Portimonense SC e LOSC Lille mostraram graves problemas no centro da defesa, que para além de Felipe contava apenas com Chidozie e Diogo Leite. O jovem internacional português até começou a época como titular mas a derrota caseira com o Vitória SC fez disparar os alarmes e a boa estreia de Militão parecem ter-lhe remetido de volta à condição de suplente.

Para este setor há ainda Mbemba, que se apresentou como um dos nomes mais sonantes do mercado nacional, embora o azar lhe tenha batido à porta e só deva entrar em competição lá para outubro. Nessa altura será curioso perceber as movimentações que a defesa conhecerá, já que é bem provável que Maxi (a idade pesa cada vez mais, não obstante continuar a ser um jogador que empresta muita garra ao seu jogo) veja Militão ganhar-lhe o lugar e o congolês passar a ser o companheiro de Felipe no centro.

Passando para a esquerda, finalmente uma solução credível para dar luta a Alex Telles. O também brasileiro Jorge chega por empréstimo do AS Mónaco, mas com um plano para o futuro já aparentemente bem definido. Beber da experiência do compatriota e, eventualmente, assumir a titularidade na próxima época, na qual se perspetiva a saída de Telles.

Jorge vai concorrer com Alex Telles
Fonte: FC Porto

Depois de muita indefinição inicial, o setor defensivo parece, enfim, ter ganho estabilidade e tem, neste momento, variadíssimas opções, que garantem a SC uma competitividade interna que só pode ser positiva.

Nos restantes setores, apenas o meio campo alargou de opções, com a chegada de Bazoer, que assim se junta a Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera e Óliver. Estará em vista uma eventual alteração tática? Só o tempo o dirá.

Para o ataque não chegou qualquer reforço, apesar de o jovem André Pereira ter sido integrado no plantel depois de uma pré-época onde apontou cinco golos. Os mais pessimistas continuam a defender que falta uma opção para combater uma eventual falha de criatividade de Brahimi, já os mais otimistas apontam para que esta seja a época de afirmação de Corona. E ainda há Otávio…

Na globalidade, este parece ser um plantel bastante equilibrado e que oferece a Sérgio Conceição múltiplas opções. Os grandes reforços da equipa são os que já cá estavam. Primeiro, Danilo. Depois, Marega. E, por fim, as continuidades de Alex Telles, Herrera e Brahimi. Renovar-lhes o vínculo será assim tão difícil?

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mallorca goleia PSG por 3-0 e mete equipa de Luis Enrique em alerta vermelho na pré-época

O Mallorca recebeu e venceu o PSG por 3-0 no primeiro jogo de pré-temporada dos parisienses. Ainda não houve portugueses em campo.

Real Bétis surpreende Arsenal e garante vitória clara contra os vencedores da Premier League na pré-época

O Real Bétis venceu o Arsenal por 3-1 sem contestação num duelo da pré-temporada. Jogo realizou-se em Dublin, na Irlanda.

Juventus de Ana Capeta e Tatiana Pinto sofre para se valer do favoritismo e elimina Torreense da caminhada para a Champions League Feminina

A Juventus venceu o Torreense na 2.ª pré-eliminatória a caminho da Champions League Feminina. Equipa transalpina segue em frente.

Fenerbahçe de Nélson Semedo vence Sturm Graz com outros 2 ex-Benfica e reforço em destaque e está mais perto do playoff da Champions League

O Fenerbahçe venceu o Sturm Graz por 2-0 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Turcos em vantagem.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia x Benfica da 2ª jornada da Primeira Liga tem novo horário

O Casa Pia x Benfica viu o horário mudar. Jogo foi adiado um dia devido à participação europeia encarnada.

Benfica e Braga têm jogos adiados devido à campanha europeia: eis as novas datas

Quer o Benfica quer o Braga têm potencialmente quatro jogos europeus em agosto. Ambos os clubes viram jogo da 3.ª jornada adiado.

Liga Portugal revela horários da 3ª e 4ª jornada da Primeira Liga

A Liga Portugal deu a conhecer os horários das terceiras e quarta jornada da Primeira Liga. Eis os horários.