📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ivan Jaime para liderar a revolução no miolo | FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Seguimos a contagem decrescente para o início da época 2024-2025 marcada para o dia 3 de agosto, data em que Sporting e FC Porto se defrontam em Aveiro com a ambição de ganharem a Supertaça Cândido Oliveira. Os azuis e brancos não estão ativos no mercado, mas contam pelo menos com a reintegração do melhor jogador jovem da liga em 2022-2023: Ivan Jaime.

O jovem jogador espanhol, depois de três épocas de grande nível em Famalicão, chegou à Invicta com o rótulo de craque por lapidar. Apesar desse estatuto, não conseguiu demonstrar os créditos firmados em Famalicão nos poucos minutos que jogou com a camisola do FC Porto. Mais tarde, juntamente com André Franco e Toni Martinez, foi afastado do plantel principal por Sérgio Conceição.

Agora reintegrado por André Villas-Boas e Vítor Bruno, o espanhol ganha uma segunda vida no Dragão e nova oportunidade para relançar a carreira e mostrar todo o talento que já exibiu na liga portuguesa. Em Vila Nova de Famalicão, o espanhol mostrou-se um jogador diferenciado, com toque de bola requintado e decisivo no último terço, tanto a arranjar espaço para o último passe como para finalizar.

Iván Jaime FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Chegou à cidade do Porto e a massa associativa acreditou que podia ocupar a vaga deixada por Otávio, como um dos criativos da equipa no último terço. Acredito que seja mesmo no meio que o espanhol consiga demonstrar o seu melhor futebol, não se sacrificando tanto no processo defensivo por ter Alan Varela atrás e não tendo que descer tanto e fazer tantas dobras tanto a Wendell como a Zaidu. Num mercado que não se esperam grandes movimentações por parte dos Dragões é essencial que o treinador Vítor Bruno consiga potenciar as qualidades de Ivan Jaime para revolucionar e reforçar o meio-campo da equipa.

Em contrapartida, Alan Varela chega a esta época como um dos titulares indiscutíveis da equipa. O argentino provou, mesmo com muitos minutos nas pernas, que veio para ser o dono e senhor da posição mais recuada do meio-campo. É também um jogador diferenciado pelo que dá a equipa no processo defensivo pelo seu sentido posicional, capacidade de desarme e de recuperação, mas também pela sua técnica e visão de jogo na primeira fase da construção. Independentemente do esquema que Vítor Bruno queira utilizar, dificilmente vai abdicar de Alan Varela por tudo o que o argentino consegue acrescentar à equipa.

Alan Varela FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

À semelhança de grandes médios defensivos que já passaram pelo Dragão – Fernando ou Danilo Pereira que se tem falado muito no regresso – o argentino vai marcar a Invicta e o meio-campo da albiceleste nos próximos anos.

Já Nico González ainda não conseguiu convencer a nação portista. O ex-médio do FC Barcelona chegou com o intuito de se afirmar como titular indiscutível no onze do FC Porto, mas tarda a afirmar-se. É verdade que a segunda metade da época correu bem melhor ao médio de espanhol, somando muitos minutos e algumas exibições positivas ao formar dupla com Alan Varela. Mas pelo valor despendido pelo FC Porto e pelo burburinho criado em torno de Nico, acredito que o jovem jogador espanhol ainda tem muito por mostrar e está longe de atingir o seu potencial.

É verdade que é a primeira pré-época completa que o jogador está a fazer com a equipa e isso pode fazer toda a diferença para se afirmar no plantel. Nico tem uma forte presença no meio-campo pela sua estatura, já revelou que tem inteligência na fase de construção e no sentido posicional e dá-se muito ao jogo. São características muito interessantes para um médio, apesar de ainda lhe faltar somar melhor capacidade de decisão no último terço.

Nico González
Fonte: Bernardo Benjamin

Acredito que o meio-campo dos Dragões passe muito por estes três médios: Alan Varela como médio mais recuado e Nico e Ivan Jaime mais adiantados. A juntar aos três, o FC Porto ainda tem médios interessantes no banco que podem render o trio titular ao longo da época.

Stephen Eustáquio é o médio com mais golo no clube. Chega com muita facilidade a grande área, finalizando bastante bem. Valorizou-se na Copa América 2024 e, ao ficar no Dragão, pode ser um jogador muito interessante a vir do banco para desbloquear jogos mais complicados. Resta saber se o futuro de Eustáquio passa pela Invicta, uma vez que é um jogador com mercado, nomeadamente de clubes que atuam na MLS.

Stephen Eustáquio a jogar pelo FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Já Marko Grujic tarda em afirmar-se nos azuis e brancos. Vai para a quinta época ao serviço do clube depois de chegar do Liverpool FC numa transferência a rondar os nove milhões de euros. O médio de 28 anos tem visto o seu valor de mercado a desvalorizar por somar poucos minutos no campeonato. Ao ficar na Invicta pode ser uma alternativa a Alan Varela por acrescentar à equipa mais valências no processo defensivo e nas bolas paradas. Falta mais consistência ao jogador sérvio para se tornar um jogador importante para Vítor Bruno e para a sua seleção já que também ficou de fora do Campeonato da Europa.

Por último e para complementar as alternativas para o meio-campo, surgem as duas pérolas do Olival. Romário Baró tarda em afirmar-se como um jogador de clube grande. É um jogador com características únicas, fazendo lembrar um outro médio que brilhou em Portugal – Renato Sanches -, mas falta-lhe melhorar a sua qualidade na transição com bola e o timing certo para a largar.

É um jogador forte fisicamente, mas perde com relativa facilidade a bola por falhar timings e por entender mal o que o jogo pede. Se conseguir melhorar esse aspeto, consegue ser um jogador muito útil ao FC Porto. Já Vasco Sousa tem um toque mais requintado com a bola e, ao contrário de Baró, não a gosta de ter muito tempo no pé. É um jogador que ocupa muito bem os espaços no último terço e que decide quase sempre bem.

Romário Baró FC Porto
Fonte. Carlos Silva/Bola na Rede

Além de ter um bom remate, é um jogador dotado tecnicamente e vejo-o como a alternativa natural a ocupar a posição de Ivan Jaime. Acredito que nesta época, dadas as circunstâncias de mercado que o clube apresenta, Vasco Sousa vai ter minutos e vai ser um jogador que vai marcar o futuro e o presente dos azuis e brancos.

Não saindo nenhum médio, é natural que a estrutura procure no mercado outras posições mais carenciadas. Acredito que o meio-campo da equipa seja equilibrado e tenha qualidade. Tem é que ser trabalhado de maneira potenciar as características dos jogadores que ocupam o miolo. As soluções que chegam da equipa B e a afirmação de Nico e de Ivan Jaime são cruciais para o sucesso portista.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting atingiu marca negativa no embate frente à Juventus

O Sporting não foi além de um empate frente à Juventus, num encontro válido pela quarta jornada da Champions League.

Zeki Amdouni ‘culpa’ Bruno Lage e mostra-se desiludido com o Benfica: «Não me deram a oportunidade que eu merecia»

Zeki Amdouni passou pelo Benfica na última temporada, mas não ficou em definitivo, regressando ao Burnley.

Gonçalo Moreira não pára de brilhar pelo Benfica na Youth League

Gonçalo Moreira já fez dois golos durante o encontro entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, válido pela quarta jornada da Youth League.

Gonçalo Borges faz revelação: «Francesco Farioli não queria que saísse do FC Porto»

Gonçalo Borges trocou o FC Porto pelo Feyenoord no último mercado de transferências. Francesco Farioli queria a sua continuidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Diretor do Manchester United mantém confiança em Ruben Amorim: «É uma ideia muito mais flexível do que as pessoas pensam»

Jason Wilcox, atual diretor para o futebol do Manchester United, tem total confiança em Ruben Amorim, técnico dos ingleses.

Genk | Um viveiro de talentos na Bélgica

O Genk construiu um modelo baseado no desenvolvimento de talento e na paciência nos processos, e é um dos principais viveiros da Europa.

FC Porto fez o último treino antes de viajar para os Países Baixos

O FC Porto treinou durante a manhã desta quarta-feira, horas antes de viajar para os Países Baixos, onde vai enfrentar o Utrecht.