📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

amarazul

Anos passam, épocas dão-se por enterradas, títulos vão para o entretanto criado museu. Ainda assim, o espanto é muito quando, por vezes, alguém que me rodeia é elucidado em relação à minha preferência clubística. Como, quando, porquê Porto? Ser portista no meio de Lisboa nem sempre é fácil e, apesar de cada vez menos, é ainda algo incomum. Mas, acima de tudo, muito divertido.

A última palavra do primeiro parágrafo é essencial no desenvolvimento não só deste texto como também de todas as variantes de episódio com que me vejo confrontado. ‘Sou do Porto porque cresci com o Porto; cresci com o Porto a jogar e com o Porto a ganhar’, respondo. Para admiração de muitos.

Cresci com o Porto de Mourinho a apresentar-se à Europa enquanto se preparava para a conquistar, desde Costinha a correr em Old Trafford a Deco a brilhar na Champions ou Pedro Emanuel e o seu tão memorável voo no Japão. Cresci assim, no meio de vitórias. Por isto, por ser tão pouco comum um ano da minha vida terminar sem o Futebol Clube do Porto um troféu conquistar, cresci com o Porto a ganhar. Consequentemente, e claro entre outros factores, sou do Porto porque ganha.

1
No ‘Teatro dos Sonhos’, Costinha abraçou a realidade
Fonte: Getty Images

Não tenho medo de o dizer. Porque teria? Vemos futebol para ganhar, para festejar. Eu escolhi os que mais me encantavam e que, simultânea e felizmente para mim naquele momento, eram também os que ganhavam. Escolhi o Porto que ganha e encanta.

‘Mas vives em Lisboa’, insistem. ‘Vivo, pois. Numa Lisboa de um Portugal sem fronteiras à qual chegou o Porto de 2003. E o de 2004. E por aí fora. Vivo numa Lisboa onde, pelo que o Porto é e os outros não, aprendi a amar o Porto. A ordem de trabalhos, a organização, o azul. Porto. Simplesmente Porto.’

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto De Zerbi responde ao Bola na Rede: «Foi um jogo completamente diferente do que preparámos e uma forma de jogar diferente e do...

Roberto De Zerbi analisou a derrota do Marselha diante do Sporting em conferência de imprensa. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Rui Costa reforça elogios ao plantel do Benfica e deixa recado: «Há jogadores que ainda precisam de aparecer mais e que não mostraram ainda...

Rui Costa falou sobre o plantel do Benfica. O presidente dos encarnados falou sobre o início de trabalho de José Mourinho no clube.

Benfica tem 0 pontos e continua a escapar ao último lugar da Champions League

Além do Benfica, também o Ajax está com zero pontos na fase de liga da Champions League. O emblema neerlandês está no último posto com uma diferença de golos pior.

Eis o ranking UEFA após a vitória do Sporting frente ao Olympique Marselha na Champions League

Portugal conseguiu alcançar os 7200 pontos no ranking da UEFA, após o triunfo do Sporting frente ao Olympique Marselha, na terceira jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto De Zerbi mudou de estratégia após a expulsão: «Queria dar mais peso a jogadores capazes de defender»

Roberto De Zerbi analisou o desfecho da terceira jornada da fase de liga. O Sporting recebeu o Marselha no Estádio de Alvalade para a Champions League.

Isaac Nader renova com o Benfica até 2028

O Benfica anunciou a renovação de contrato com Isaac Nader, campeão do mundo de 1500 metros, continuará a representar o clube até 2028.

Jason Steele renova com o Brighton até 2027

O Brighton oficializou esta a renovação de contrato de Jason Steele. O guarda-redes inglês prolonga o contrato com o clube até 2027.