Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Será que fomos Porto?

Ricardo Anselmo · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

fc porto cabeçalho

Baixaram a cortinas do ‘espetáculo’ permanente que foi o campeonato português na época 2016/2017. Não é pelas melhores razões que esta temporada será recordada para a posteridade, seja pelas fracas produções futebolísticas que a generalidade dos artistas teimou em não apresentar com regularidade ou pelas controversas decisões dos poderosos órgãos regentes da competição, que (e não vale a pena desmenti-lo) a desvirtuaram monstruosamente. Não obstante toda a inclinação verificada em favor de uns, é tempo de uma profunda, coerente e minuciosa análise daquilo que falhou por parte de quem podia e devia ter feito muito, muito mais.

Numa altura em que se vai especulando e acrescem os rumores sobre quem será o próximo treinador do FC Porto, importa refletir, acima de tudo, naquilo que foi a passagem de Nuno Espírito Santo pelo Dragão. Poucos se esqueceram do belo discurso que o antigo guarda redes havia feito naquela desgostosa época (2009/2010) em que os túneis prevaleceram sobre a verdade desportiva. Nuno juntara todo o plantel na sala de imprensa e, perante as objetivas e microfones dos jornalistas, anunciou ao país a revolta de um grupo de jogadores, oficializando a famosa expressão “Somos Porto!”.

Fonte: Blogue Futebolada NES criou a expressão "Somos Porto"
Fonte: Blogue Futebolada
NES criou a expressão “Somos Porto”

Seis anos se passaram e o timoneiro estava de volta a uma casa que ele mesmo pretendia fosse uma verdadeira fortaleza, temível e intransponível para os adversários que por lá passassem. Na memória de todos os portistas estavam ainda as famosas palavras e, mais do que isso, a “confiança cega” de que havia chegado o homem que, finalmente, incutiria o espírito guerreiro e combativo num plantel que carecia de atitude fazia tempo. Na verdade, esse é um facto que abona claramente a favor de NES. Ao fim de sensivelmente três anos tivemos uma equipa…uma verdadeira equipa e não apenas um conjunto de jogadores. Em termos de atitude e do dar tudo em campo não há nada a apontar a cada um. A forma como muitos deles evoluíram e se tornaram valiosos ativos prontos a desafogar as cantas de uma SAD falida também é algo a ter em conta. Casos como os de Marcano e Brahimi, que já cá estavam, e do próprio Felipe, que foi um tiro certeiro no que à necessidade de centrais de qualidade diz respeito, dizem bem da capacidade de Nuno para tirar o melhor dos atletas. Isso, naturalmente, não se verificou com todos e, por isso, importa recordar o desaparecimento de Layún, como um dado negativo que, espero, não provoque a saída do mexicano.

Passando ao cerne da questão, e muito resumidamente, porque o que aqui se escreve não é, de todo, novo para o leitor, apetece só dizer que não basta querer ser Porto…é preciso sê-lo, efetivamente. E este ano NES poucas vezes o foi, ou demonstrou que queria ter sido. Desde logo para a ideia de jogo que pretendeu incrementar. Uma forma cautelosa e sempre reativa, ao invés de ativa. Nuno nunca se preocupou muito em assumir, controlar e “esmagar”, mas sim vencer, nem que por meio golo. Salta também à vista a multiplicidade tática de ideias que o mister tinha preparado, ou não, para cada jogo e que, muitas vezes, resultou em nada, ou somente em confusão para a cabeça dos próprios artistas.

Casos como o apagão de Oliver, o “encosto” de Layún, a “queima” de André Silva ou o “tempo de domesticação” de Brahimi continuam difíceis de entender. Contudo, Nuno teve o mérito de ir ganhando, conseguindo até a melhor série vitoriosa da prova, com nove vitórias consecutivas, mantendo-se sempre próximo do rival direto, chegando até a superioriza-lo em alguns momentos da época, seja na qualidade exibicional ou capacidade psicológica para responder à pressão de correr atrás do prejuízo. Os falhanços caseiros com Setúbal e Feirense, a impotência para triunfar em Braga e o encolhimento medíocre na Luz, face a um Benfica limitadíssimo em termos coletivos, selaram o destino de Nuno que não poderia ser outro do que a porta de saída, falhados que estava todos os objetivos da época.

Fonte: FC Porto NES nao criou empatia com os adeptos
Fonte: FC Porto
NES não criou empatia com os adeptos

Por fim, destaque para o discurso monocórdico e muitas vezes desalinhado com a política comunicativa adotada pelo clube. Depois de alguns meses a desmascarar todas as artimanhas do famoso polvo, Nuno não poderia, nunca, reconhecer mérito algum ao rival, chegando até ao ponto de o parabenizar pela conquista do título, sob pena de descreditar todo o trabalho anterior.
Creio que o problema do FC Porto não se resumiu ao treinador, ainda que Nuno tenha comprovado que, de facto, ainda está numa fase muito prematura da carreira e que, como muitos previram, não seria a escolha ideal para devolver o clube aos títulos, ainda que tenha andado por lá perto. Aguardemos, então, pela decisão de Pinto da Costa, na esperança de que os erros tenham sido corrigidos e que, que vier, seja capaz de cortar com o passado recente.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.