Sobre os ferros do falhanço | FC Porto

É tempo de decisões no FC Porto. Com apenas quatro jornadas para o final do campeonato, nunca este esteve tão emocionante como agora, qualquer erro pode ser fatal para as aspirações dos clubes que lutam por algo e querem ser mais do que aquilo já pré-definido.

Há cerca de um mês e meio, o campeonato estava decidido, estávamos a mentir ao afirmarmos que a esperança estaria viva e “mais forte que nunca”. Pela forma como os jogos estavam a correr o desvanecimento desta ingrata esperança era mais que justo e assentado pelos adeptos do clube.

No entanto, no ápice da primavera e das belezas que esta carrega, os deslizes do adversário foram aproveitados da melhor maneira e a corrida até à grande meta fica, novamente, aberta e com três concorrentes que mantêm a pressão em cima dos adversários, qualquer erro pode ser a morte do artista.

Esta fase do campeonato pede perfeição, pede ambição e uma gigante expectativa de ver o adversário falhar. Não nos podemos esquecer que qualquer um dos três clubes na corrida pelo campeonato pode, ainda, acabar a disputar o playoff de entrada na Liga dos Campeões, é matematicamente possível qualquer um acabar em terceiro. A pressão, assim, aumenta e o nervosismo aumenta.

Ninguém pensa em um possível descuido do FC Porto nesta altura, nem mesmo os jogadores. Ou será que esse “medo” irracional estará a impedir que as coisas em campo aconteçam?  Daí algumas quebras de performance acontecerem e os jogos não correrem da forma como o treinador idealizava.

O campeonato está vivo, nesta reta final as exigências são diferentes, os jogadores precisam de bloquear todo e qualquer barulho da mente e ganhar de forma convincente os jogos que se aproximam. O FC Porto não depende de si próprio para vencer o campeonato, mas depende de si próprio para continuar a pressão ao líder.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Godinho fala pela 1ª vez sobre a polémica final da Taça de Portugal: «Nunca vamos ter a sorte ou estar sempre muito perto...

Luís Godinho falou publicamente pela primeira vez sobre a final da Taça de Portugal. Arbitragem marcou o duelo do Jamor.

Sporting fecha a porta a uma possível chegada de Douglas Luiz

O Sporting não tem qualquer interesse em receber Douglas Luiz no seu plantel, num negócio que envolveria a ida de Morten Hjulmand para a Juventus.

Georgios Vagiannidis está fechado como reforço do Sporting

Georgios Vagiannidis vai reforçar o Sporting. O negócio entre os leões e o Panathinaikos teve fumo branco e está fechado.

João Félix mantém o seu desejo de regressar ao Benfica

João Félix vai ser apresentado em breve como reforço do Al Nassr. Ainda assim, o jogador quer regressar ao Benfica nos próximos anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Guedes vai regressar à La Liga e já tem clube praticamente confirmado

Gonçalo Guedes está muito perto de regressar à La Liga. O avançado prepara-se para assinar com a Real Sociedad.

Tour de France #3: O que há neles é sobretudo cansaço

Consta que Fernando Pessoa não estaria a competir na terceira semana do Tour de France 2025 quando escreveu o icónico poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”.

Benfica estava a marcar os exames médicos de João Félix quando descobriu que o internacional português ia para o Al Nassr

O Benfica já se encontrava a marcar os exames médicos de João Félix, mas o avançado preferiu a oferta do Al Nassr.