📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Taremi e Toni Martínez: o que pode mudar na frente de ataque portista

- Advertisement -

Muito se tem falado das possíveis contratações de Taremi e Toni Martínez para o FC Porto. Foram dois dos avançados que mais se destacaram na Liga Portuguesa ao longo desta última época e seriam ambos, a meu ver, boas adições à frente de ataque dos Dragões.

Ataque esse que teve alguns problemas nesta temporada. Nenhum dos avançados do plantel se destacou particularmente e houve sempre alguma dificuldade em encontrar a melhor dupla. Marega era obviamente indiscutível, mas também não conseguiu ter uma época tão bem conseguida, pelo menos ao nível dos golos marcados. Soares e Zé Luís também não conseguiram propriamente afirmar-se como titulares, sem margem para dúvida. Conseguiram os dois fazer, a espaços, boas exibições, mas nunca com a consistência necessária. Ainda assim, fazendo as contas no final da época, foi Soares que ganhou a luta pelo segundo avançado a ser selecionado na ficha de jogo.

Mas uma coisa foi óbvia aquando do final do campeonato: a posição de avançado era uma que necessitava de ser reforçada. Especialmente tendo em conta que a relação entre Sérgio Conceição e Zé Luís parece já não ser a melhor e que o cabo-verdiano parece estar na porta de saída do Dragão. Outro aspeto que ficou claro, tendo em conta os nomes que foram associados aos Dragões, é que o FC Porto olhou para o mercado nacional para preencher esta vaga. Desta forma, Taremi e Toni Martínez fazem todo o sentido.

 São os dois avançados muito competentes que podem trazer coisas bastante diferentes ao jogo de Sérgio Conceição, comparando com os avançados atuais. São os dois bem capazes de atacar a profundidade, mais pela inteligência de movimentos do que pela velocidade, como o estilo do treinador pede, mas não é aí que se destacam de Soares ou Zé Luís. Taremi tem uma capacidade técnica muito acima de qualquer um dos já mencionados e associa-se muito bem com os médios atrás dele. Mais do que um ponta-de-lança puro e duro, é um avançado muito completo, capaz de recuar para trazer jogo para a frente, enquanto é sempre uma ameaça para as costas dos defesas.

Toni Martínez não diferencia em muito de Taremi, apesar de ser um jogador que usa mais a sua qualidade física. Ainda assim, consegue na mesma jogar aquele futebol associativo. Aliás, estes dois jogadores não conseguiriam ter tido papéis tão relevantes nas respetivas equipas (Rio Ave e Famalicão foram duas das equipas que melhor futebol jogaram no campeonato) se não fossem fortes no jogo de equipa, se não tivessem boas capacidades técnicas e se não fossem fortes a ler o jogo de posição.

A meu ver, seriam duas muito boas opções para aumentar a qualidade e a competitividade na frente de ataque dos Dragões. Trazem qualidades que o plantel atualmente não tem e ambos já mostraram mais que competência suficiente na nossa Liga. Parece-me a mim que Taremi seria o melhor preparado para fazer dupla com Marega, e creio que se iria adequar muito bem naquele papel de avançado ligeiramente mais recuado.

Mas com todos estes pontos positivos, também existe um senão. Enquanto acho positivo que o FC Porto tente encontrar avançados com um perfil diferente ao existente, a verdade é que o estilo de jogadores dos que estão hoje no plantel é o estilo de Sérgio Conceição. Com isto quero dizer que não se pode contratar jogadores que jogam de maneiras claramente diferentes e pedir-lhes o que se tem pedido aos atuais avançados.

Porque embora ache que Taremi e Toni podem ser muito boas adições, não será no jogo direto e vertical de Conceição que estes se vão destacar. Um aspeto que acho que não é tido em conta suficientemente quando se fala em novas contratações é o contexto para o qual o jogador vai entrar. E não tenho dúvidas de que para que estes dois jogadores possam atingir todo o seu potencial no FC Porto, é preciso que o treinador adapte algumas das suas ideias para os servir.

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Samy Merheg fala como reforço do Braga: «Um dos maiores clubes deste continente»

Samy Merheg foi apresentado como reforço do Braga. O jovem avançado de 19 anos falou da satisfação por ter assinado pelo clube minhoto.

Já é conhecido o número da camisola de Sidny Lopes Cabral no Benfica

Sidny Lopes Cabral já tem número na camisola no Benfica. O lateral internacional por Cabo Verde vai usar a camisola número 15 dos encarnados.

FC Porto entre os clubes interessados no jovem Raykkonen

O FC Porto está entre as equipas que estão interessadas na contratação de Raykkonen. O jovem avançado brasileiro de 17 anos está ao serviço do Internacional de Porto Alegre.

FC Porto e a chegada de Thiago Silva

É pouco provável que um jogador deste nível tenha vindo para Portugal para disputar apenas jogos de menor relevância. Thiago Silva veio para jogar.

PUB

Mais Artigos Populares

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos

Do renascimento no Boxing Day à conquista do treble: O Mancheser United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima

Primeira Liga: eis os árbitros da 17.ª jornada

Já foram reveladas as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 17.ª jornada da Primeira Liga.