Tello: Com somente uma opção… decide bem

- Advertisement -

a minha eternidade

Cristian Tello facturou três golos neste último clássico entre o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal. O resultado do jogo tem a sua assinatura exclusiva, numa exibição pautada por uma eficácia tremenda em frente ao guardião sportinguista Rui Patrício.

Já por algumas vezes critiquei negativamente este velocista espanhol recém-chegado do Barcelona. Em inúmeros jogos anteriores, este extremo denotou, na minha óptica, erros de interpretação de jogo. Quando confrontado com mais do que uma opção para concluir uma jogada, escolhia erradamente, perdendo assim oportunidades clamorosas para chegar ao golo. Em vários lances, quando deveria temporizar para passar, acelerava; quando deveria assistir ao lado, rematava; quando tinha de atirar para o golo, fazia uma finta desnecessária.

Na fantástica partida de domingo frente aos ferozes leões, o que sobressaiu mais no jogo de Tello foram os seus movimentos verticais pelo corredor central. Também já anteriormente dissertei sobre a sua pouca vocação para jogar aberto, junto à linha lateral. O seu potencial futebolístico não se manifesta tão exemplarmente quando procura movimentos em largura, numa ocupação espacial de dentro para fora (fugindo da grande área). É perceptível a ideia do treinador portista, Julen Lopetegui, quando “algema” o explosivo na faixa. Com Tello dando largura, o treinador pretende criar dinâmicas para a subida do lateral, com o intuito de empreender combinações entre este e o extremo, possibilitando desta forma espaço suficiente para a descida de Jackson em troca posicional com os médios interiores (que invadem, em forma de pinça, o espaço do ponta-de-lança para finalizar).

Foi interessante observar que trinta segundos antes do terceiro golo de Tello (em nova invasão do espaço central), o treinador Lopetegui estava a pedir ao extremo para abrir na linha (fazendo o jogador, logo depois, exactamente o oposto). O técnico deve apostar mais noutras nuances estratégicas que Tello possibilita (tendo como base analítica e representativa os três golos ao Sporting). Insistir nos seus movimentos pelo corredor central parece-me o treino diário mais acertado e a ser explorado com mais vigor – julgo que estão a ser bem trabalhados em termos técnicos mas quantitativamente pouco aplicados. Tello pode, como vimos no jogo com o Sporting, trocar de espaço de ocupação com o avançado-centro aparecendo para finalizar, e também, embora não tão visível nesta última peleja, executar movimentos de fora para dentro para assistir Jackson ou os médios que apareçam em movimentos verticais de ruptura.

Inúmeros analistas viram no brilhante jogo que Cristian Tello fez contra o Sporting uma prova da sua evolução positiva e de uma melhoria substancial ao serviço dos dragões. Que este espanhol é um craque, com técnica apurada aliada a uma velocidade estonteante, não é difícil descortinar. No entanto, não creio que este jogo seja a prova de que o atacante tenha debelado por completo as lacunas que tinha quando confrontado com as diversas opções no último terço do terreno: passo ou temporizo? Acelero ou remato? É neste aspecto que os espanhóis (treinador e atleta) devem laborar e aprimorar com mais afinco e minudência. Tello, no jogo com o Sporting, decidiu eximiamente: em cada momento, escolheu a opção correcta – neste caso, remate para golo. Mas é importante não escamotear que o jogador decidiu bem porque Jackson e Herrera (os assistentes) o “coagiram” a atirar à baliza; não havia qualquer dúvida (a inquietar o jogador naquele instante), tinha de chutar para golo. É relevante tentar ajudar o jogador a perceber qual a correspondência perfeita entre momentos/decisões, ou seja, para determinada situação de jogo, qual a acção adequada a tomar. Lopetegui ou faz o seu atleta maturar neste aspecto, ou trabalha colectivamente a equipa para o colocar na cara do golo. Assim, o avançado irá escolher sempre a opção correcta para aquele momento. No entanto, uma coisa é certa: com apenas uma opção Tello decide bem… escolhendo o golo.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

David Guimarães
David Guimarães
O David tem uma paixão exacerbada pelo Futebol Clube do Porto. Esse sentimento de pertença apertado com a comunidade de afectos portuense não lhe tolhe a razão, activa-a, aprimorando-a em forma de artigo.                                                                                                                                                 O David não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Serie A de olho na contratação de Ousmane Diomande

Ousmane Diomande está na lista do AC Milan. O defesa-central do Sporting tem sido observado pela equipa da Serie A.

Morreu Oscar Schmidt, uma das maiores figuras do Basquetebol do Brasil

O ex-basquetebolista brasileiro, Oscar Schmidt, conhecido como «Mão Santa», morreu aos 68 anos, deixando um legado histórico no basquetebol.

Fabrizio Romano não descarta José Mourinho no Real Madrid: «Se existe a possibilidade de regressar? Sim»

Fabrizio Romano garantiu que José Mourinho poderá voltar ao Real Madrid no futuro. O técnico português já garantiu que quer ficar no Benfica em 2026/27.

Rio Ave empata a dois golos frente ao AVS SAD na abertura da jornada 30 da Primeira Liga

O Rio Ave recebeu e empatou a dois golos frente ao AVS SAD, no jogo que marcou a abertura da jornada 30 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting goleia Famalicão por 10-1 e pressiona Benfica na liderança da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por 10-1, na 21.ª jornada da Primeira Liga de Futsal, e chegou aos 55 pontos na tabela classificativa.

Coventry City de Frank Lampard garante promoção à Premier League após 25 anos

O Coventry de Frank Lampard é a primeira equipa a garantir a subida à Premier League. A formação do técnico inglês precisava de um ponto nesta jornada e empatou frente ao Blackburn Rovers.

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.