Uma equipa refém de um treinador

- Advertisement -

dragaoaopeito

Nunca antes tinha visto um Porto tão refém das escolhas de um treinador. Paulo Fonseca quer manter-se fiel a si mesmo e às suas ideias e continua a não abdicar delas para ver um Porto a jogar bom futebol.

O último jogo contra o Sporting é o perfeito exemplo dos erros imaturos que o treinador português continua a cometer à frente da equipa. A meu ver, o facto de aquele ter corrido como correu não se deveu tanto ao mérito do Sporting (honestamente continua a ser uma equipa que não me convence, mas a verdade é que pelo menos é notável o esforço que os jogadores têm a vindo a efectuar pela equipa), mas a demérito do Porto. Factores como sorte, arbitragem e condição de visitante/visitado não são, de todo, desculpas credíveis para uma equipa que jogou como jogou. O Porto jogou mal, muito mal, e há muito tempo que não ficava ansiosamente à espera que um jogo acabasse.

Antes de mais, abordarei o caso Quintero. Não me entra na cabeça não ter sido feito um esforço para que o jogador entrasse nos convocados para este jogo, sendo uma oportunidade para pelo menos mostrar se está à altura ou não de jogos (mais ou menos) importantes. Existiram atrasos originados pela falta de voos entre Colômbia e Portugal, mas em outros casos os jogadores já haviam sido previamente informados para fazer escala em outro destino de forma a chegar a tempo e horas. Este caso começa a ter contornos ridículos de má gestão de plantel, como aconteceu com Iturbe, que não acredito que volte a jogar pelo Porto.

Quintero deveria ter sido convocado para o último jogo / Fonte: Notícias do Futebol
Quintero deveria ter sido convocado para o último jogo / Fonte: Notícias do Futebol

Voltando ao jogo, Paulo Fonseca limitou-se a fazer as alterações básicas para um jogo da fase de grupos da Taça da Liga:
– Fabiano por Helton. O guarda-redes brasileiro mostrou que pode realmente vir a ser o próximo titular da baliza do Porto, estando perfeito entre os postes sempre que foi chamado a intervir.
– Ghilas por Jackson. Jackson nem tinha treinado e dessa forma facilitou a inclusão do argelino na equipa. Foi notória a pouca ligação com os alas do Porto e o máximo que o jogador fez foi mostrar trabalho e força, falhando um golo no lance mais perigoso para o Porto em todo o jogo.
– Herrera por Lucho. No último jogo o mexicano tinha entrado bastante bem e não me chocou vê-lo a fazer de 8 neste jogo, fazendo descansar um Lucho que não tem estado particularmente bem nos últimos jogos. Pareceu-me, no entanto, que Herrera estava a jogar muito perto de Fernando e, além disso, conseguiu falhar passes inacreditáveis e fazer um péssimo jogo (ao nível do fantástico jogo em que levou 2 amarelos em 1 minuto).

Contudo, e mesmo sendo um jogo contra um Sporting, não deixa de ser um jogo da Taça da Liga, que o Porto assumidamente sempre desvalorizou. Kelvin ficou no banco enquanto os alas nada fizeram (Varela mostrou os seus habituais níveis de trapalhice e Licá andou em campo a correr, só isso); Josué apenas entrou depois do apito final para a zona mista, quando podia perfeitamente ter tido alguns minutos (ou numa ala ou no meio-campo); e a única substituição opcional (sendo que a saída de Herrera e a de Fernando são justificadas por um jogo absurdo do primeiro e algum toque sofrido pelo segundo) foi incluir Jackson em campo, como se de forma milagrosa algo se fosse alterar.

Como eu referi no último artigo, não me parece que o Porto necessite de jogadores neste mercado de Inverno, além de um ala já referenciado (Ricardo Quaresma) e alternativas aos defesas laterais. Mas para isso é necessário pelo menos dar mais oportunidades a jogadores como Quintero e Ghilas e, quem sabe, a Tozé ou Pedro Moreira, da equipa B.

O título perfeito seria: Paulo Fonseca a receber indicações de Helton e Lucho… / Fonte: JN
O título perfeito seria: Paulo Fonseca a receber indicações de Helton e Lucho… / Fonte: JN

Paulo Fonseca insistiu no seu triângulo e continua a insistir nos seus jogadores. Ninguém lhe diz que desista. Acho bastante bem que seja um treinador de ideias fixas e não um treinador camaleónico a cada vez que algo corre mal, mas Paulo Fonseca tem que entender o que é treinar o Porto e estes jogadores. Não pode continuar a acreditar que Licá tem valor para ser titular neste Porto, não pode dar primazia a Jackson em todos os jogos, seja em que competição for, quando tem Ghilas ao seu dispor, e muito menos pode desaproveitar os jogadores talentosos que tem no plantel, acabando no ridículo de mostrar-se feliz no fim de um empate num jogo da Taça da Liga contra o Sporting.

Um treinador do Porto que diz que “em casa do Sporting, o empate é positivo” após um jogo miserável não é um treinador do Porto, é um treinador que por acaso está a treinar o Porto. Não prevejo um futuro fantástico para este treinador, mesmo tendo feito coisas extremamente positivas em todos os clubes por onde passou, mas resta-me esperar pelo melhor. Paulo Fonseca vai a tempo de mudar e o início de um novo ano é a melhor altura para o fazer…

Boas entradas a todos os leitores!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.