📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Universo Paralelo: SC Braga faz história ao vencer o FC Porto em Dublin

- Advertisement -

18 de maio de 2011. Dia histórico para Portugal. Uma final 100% portuguesa que coloca frente a frente dois clubes do norte do país. Era certo que a taça da Liga Europa, a competição de segunda linha da UEFA, viria para o “jardim à beira-mar plantado”. De um lado existe um FC Porto já experiente no panorama europeu. Vencedor de duas Ligas dos Campeões e uma Taça UEFA, competição atualmente extinta, mas equivalente à Liga Europa. Do outro lado, um SC Braga muito pouco conhecedor destes “trilhos”, mas que chegara à fase a eliminar através do terceiro lugar da Liga dos Campeões, onde aí eliminou equipas como Liverpool FC e SL Benfica, este último na meia-final da prova.

O futebol português estava nas bocas do mundo, por muitas e boas razões. Domingos Paciência comandava o outsider SC Braga e tinha pela frente o maior desafio da sua vida – conseguir a glória europeia para os minhotos frente ao seu clube de coração e onde brilhara enquanto jogador. André Villas Boas, no FC Porto, deliciava os adeptos com exibições fantásticas (como os 5-0 frente ao SL Benfica) e uma época que, com a conquista deste título, seria fantástica. De realçar que Villas Boas substituiu Domingos Paciência na Académica OAF para o SC Braga quando este saíra, em 2009/2010. Parecia estar tudo destinado para que este confronto se desse. Os adeptos de ambas as equipas e do futebol português aguardavam ansiosamente pelo apito inicial em Dublin.

Alan tornou-se num ícone do clube, tanto que muitos bebés bracarenses foram registados com o seu nome naquele ano
Fonte: UEFA

Alan, Mossoró, Lima, Vandinho e Custódio faziam parte da dinastia europeia bracarense e em terras irlandesas enfrentavam “pesos pesados” como Hulk, Falcão, João Moutinho, Otamendi e James Rodríguez, que por esta altura, estavam a ser observados à lupa pelos tubarões europeus. Os atletas estavam preparados para o início da partida e até foi o FC Porto que começou a criar mais perigo com Fernando a receber uma bola que fora bombeada para a grande área e a rematar forte de primeira, mas a bola saiu ao lado. O SC Braga quis de imediato responder e foi Alan o criador do perigo. O brasileiro passou bem por dois jogadores e rematou cruzado, mas não acertou na baliza da Artur Moraes. Ao longo do jogo foram cometidas bastantes faltas, revelando-se numa verdadeira batalha – 8 amarelos em 90 minutos. Já bem perto do intervalo, eis o verdadeiro momento desta final. Rolando sobe no terreno com bola e tenta passar para o seu colega de equipa, mas o esférico foi intercetado por Hugo Viana que progride do lado direito do ataque, simula e cruza para a cabeça de Lima, fazendo o 1-0 na partida. Festa nas bancadas para os guerreiros do Minho e, certamente, na cidade de Braga. Esse golo viria a ser histórico para o futebol português e minhoto.

O jogo foi para intervalo com o SC Braga a vencer a partida, mas no reatar da partida, foi o FC Porto quem esteve à beira de empatar o jogo. Erro grave de Custódio, que deixa James Rodríguez totalmente isolado para a baliza e só com Artur Moraes à sua frente. O colombiano não conseguiu bater o guardião bracarense que respondeu ao erro da sua equipa com uma grande defesa, vital para a conquista da competição. A terminar, o SC Braga ainda esteve perto de sentenciar o resultado e fazer o 2-0 por Meyong, que fora de área, rematou em cheio no poste. Apito final e o SC Braga conquista o seu primeiro título europeu. Sem dúvida, uma época que António Salvador, Domingos Paciência e todos os atletas, associados e simpatizantes dos arsenalistas nunca mais esquecerão. Após esta conquista, o SC Braga conseguiu o prestígio nacional e internacional que era tão desejado e é agora considerado o quarto grande clube português, estando na luta em todas as frentes que compete. Domingos Paciência é contratado por um grande clube inglês e parte dos atletas que conseguiram este feito saem também do clube para grandes clubes do velho continente.

Foto de capa: UEFA

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League visa jogador do Manchester United: «Não espero grandes coisas dele»

Alan Shearer, lenda da Premier League, falou sobre Benjamin Sesko. Ex-jogador não está convencido com o avançado do Manchester United.

FC Porto e Conselho de Arbitragem terão encontro esta terça-feira

O FC Porto pediu uma reunião com o Conselho de Arbitragem. Encontro acontecerá esta terça-feira, dia 18 de novembro.

Vítor Matos entre os candidatos a clube de Inglaterra

Vítor Matos, treinador do Marítimo, foi associado ao Swansea. Técnico de 37 anos faz parte da lista do clube do Championship.

Donald Trump vai receber Cristiano Ronaldo na Casa Branca nesta terça-feira

Cristiano Ronaldo vai ser recebido na Casa Branca nesta terça-feira. O avançado português vai encontrar-se com Donald Trump.

PUB

Mais Artigos Populares

Sebastian Szymanski pode deixar Fenerbahçe já em janeiro

O Lyon está interessado em contratar Sebastian Szymanski ao Fenerbahçe. Paulo Fonseca disputa o atleta com mais 3 equipas da Bundesliga.

Pote de Portugal no Mundial 2026 está praticamente fechado

Portugal vai fazer parte do Mundial 2026, sendo que a seleção está perto de conhecer os restantes países que não pode enfrentar na fase de grupos.

Ha novidades em relação a Marco Silva e ao Fulham

Marco Silva já recebeu uma oferta para a renovação de contrato com o Fulham. O técnico prepara-se assim para prosseguir em Londres.