Carta aberta ao FC Porto: Vencer às vezes não chega!

- Advertisement -

Para falar da temporada ainda é preciso esperar pelo desfecho da Taça de Portugal, no sábado, mas não creio que uma eventual vitória conseguia colmatar o peso de um campeonato perdido. É um fardo demasiado pesado que, neste momento, todos carregamos. Não foi por não termos vencido… foi exatamente por termos perdido o campeonato. Este ano espelha-se mais a nossa derrota do que a vitória de terceiros.

Em agosto começou a caminhada que prometia ser de conquistas. A Supertaça foi o primeiro passo para confirmar que o FC Porto dos velhos tempos estava de regresso. Começamos esse jogo a perder, diante do CD Aves, mas o Estádio de Aveiro teve de esperar muito pouco para revirarmos o resultado. E ali, num dia de sol, transpiramos de orgulho. Parecia que as épocas de glória estavam de volta. Nós, adeptos, acreditávamos nisso. Ao leme estava Conceição, o homem que nos fez acreditar, que nos deu o campeonato e que devolveu ao FC Porto o ADN de campeão. Voltamos a jogar à PORTO, a sentir à PORTO, a vencer à PORTO. Tudo parecia estar a no devido lugar e esteve até janeiro.

Sérgio Conceição é um principais rostos deste FC Porto
Fonte: FC Porto

Em janeiro, em Alvalade, assinamos a nossa derrota. Até então somávamos três meses consecutivos de vitórias, a contar para todas as competições, incluindo a Liga dos Campeões. Fizemos uma das melhores fases de grupos de sempre. Sonhamos juntos e só caímos em Liverpool e com dignidade. O nosso lema era vencer e não havia quem nos conseguisse travar. O que mudou? Pergunto… repito… Por que razão deixamos de lutar até ao último segundo?

Como é que se explica a exibição tão má em Alvalade? Os pontos perdidos em Guimarães, frente ao Vitória SC e ao Moreirense FC… Como é que se explica perder sete pontos de avanço para o adversário? Como é que em casa, NA NOSSA CASA, perdemos com o segundo classificado e consequentemente perdemos a liderança? Onde estava a raça? O querer? A ambição? Onde estavas tu, Conceição? O teu discurso no balneário não acordou a equipa e a culpa nunca foi só tua. Os jogadores, deviam ser os primeiros a querer ganhar, mas as vezes eram só corpos presentes nos relvados…

Nós, adeptos, estávamos lá, à chuva, ao sol, corríamos lado a lado com vocês. Era o nosso coração que entrava em campo e em troca só pedíamos o mesmo amor à camisola.

A revolta do líder da claque em Vila do Conde foi exagerada, e até condenável, mas na verdade aquilo que ele mostrou foi tudo aquilo que nós sentimos.

Vencer às vezes, neste clube, não chega.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Noruega vence Senegal e vai disputar liderança do Grupo I com a França já com o apuramento para os 16 avos de final do...

A Noruega venceu Senegal e está nos 16 avos de final do Mundial 2026. Última jornada vai decidir vencedor do grupo.

Lionel Messi e Kylian Mbappé disparam na corrida à Bota de Ouro do Mundial: eis os melhores marcadores da prova

Com os dois golos apontados frente à Áustria, Lionel Messi isolou-se no topo da lista de melhores marcadores do Mundial 2026.

Chuva trouxe Tempestade Mbappé e França vence Iraque no jogo mais longo do Mundial 2026 para seguir para os 16 avos de final

Mais um jogo, mais uma vitória da França. Triunfo sobre o Iraque em jogo marcado por uma tempestade que interrompeu o encontro.

EM DIRETO: Roberto Martínez faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O selecionador nacional lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Autorização final: jogadores de França e Iraque já voltaram ao relvado para aquecer e há nova hora para o início da 2ª parte do...

O França x Iraque vai ser reatado às 00h50. Jogadores já estão no relvado a aquecer para o início da segunda parte.

Já há previsão para o retomar do França x Iraque do Mundial 2026 depois da interrupção pela trovoada

O França x Iraque está previsto para ser retomado às 00h. Antes disso, os jogadores das duas seleções terão um período de aquecimento.

Julián Álvarez pressiona saída do Atlético Madrid: «Quero cumprir o meu sonho»

Julián Álvarez assumiu a intenção de deixar o Atlético Madrid e garante que uma transferência é a melhor solução para todas as partes.