Vitória SC 0-0 FC Porto: Não mata, mas mói

- Advertisement -
Vimaranenses impuseram nova perda de pontos ao campeão nacional, que assim vê a vantagem sobre o SL Benfica diminuir para três pontos. Douglas evitou como pôde o golo dos azuis e brancos e, quando nada podia fazer, a trave e Frederico Venâncio mantiveram tudo a zeros.
O Vitória SC é a primeira equipa, em ano e meio de Sérgio Conceição à frente do FC Porto, a roubar pontos aos dragões por duas vezes na mesma época.

São já quatro os pontos perdidos para o mais direto perseguidor em outros tantos jogos do campeonato. A mais recente ‘queda’ do FC Porto teve no Vitória SC um dos culpados, mas não o principal.

A equipa de Luís Castro monitorizou as iniciativas dos azuis e brancos mas ainda assim viu os avançados do FC Porto desperdiçarem três, quatro, cinco ocasiões flagrantes para saírem de Guimarães com um resultado positivo. À atenção de Sérgio Conceição.

O Vitória SC, montado num 4-1-4-1 no momento defensivo, fechava o corredor central, nomeadamente o raio de ação de Herrera e Óliver. O espanhol, de resto, teve de se movimentar por outras zonas de ação para ganhar maior relevância no futebol portista.

Brahimi foi o primeiro a tirar as medidas à baliza de Douglas, mas a mira, logo ali, revelou o desacerto que se haveria de estender até ao fim do jogo. Logo a seguir, Soares foi infeliz. Num belo movimento rotativo e bem fora da área, o ponta de lança brasileiro atirou forte e em arco, mas a bola esbarrou com estrondo na trave.

Os alarmes soaram para os da casa, mas as respostas de Rafa e Tozé não foram suficientemente afirmativas para causar distúrbios na baliza de Casillas, que teve uma noite algo tranquila.

O assalto ao castelo intensificava-se à medida que o tempo ia passando e foi já na segunda metade dos últimos 45 minutos que os dragões desenvolveram esforços ainda maiores, multiplicando-se nessa fase as aproximações perigosas junto de Douglas. Primeiro foi Soares a mergulhar ao primeiro poste para responder a um cruzamento de Telles, mas o guardião brasileiro afastou com facilidade.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Os homens da casa fizeram valer nesta fase uma grande entreajuda defensiva, espreitando de quando em vez a oportunidade de sair com transições rápidas que o quarteto mais recuado dos portistas foi sempre relativizando. Marega esteve quase a fazer explodir a festa, mas Venâncio não estava para aí virado e salvou a pele de Douglas em cima da linha de golo.

Seria, contudo, uma dezena de minutos depois que todos levaram as mãos à cabeça quando Corona, com tudo para fazer o golo na pequena área, a beneficiar de uma bola perdida, não conseguiu dar a volta a uma tremenda mancha de Douglas.

Era o tudo por tudo azul e branco e, nos sete minutos de compensação, Otávio haveria de ser o último a embater de frente contra a terrível realidade azul e branca. Não era a noite deles. Após um canto da esquerda, a bola sobra para a entrada da área e o brasileiro, sem deixar cair, atirou um forte remate que tirou tinta ao poste. Suspiraram de alívio os conquistadores, em contraste com a frustração azul e branca.

Afinal, o que há três semanas parecia uma viagem tranquila rumo ao bicampeonato, ganhou agora mais interesse, depois de quatro pontos perdidos para o SL Benfica.

Segue-se nova visita, desta vez à sensação do campeonato, o Moreirense FC, e a margem de erro é cada vez mais diminuta.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Vitória SC: Douglas, Sacko, Pedro Henrique, Frederico Venâncio, Rafa Soares, Joseph, Wakaso, Pepê (Rochinha, 72’), Davidson, Tozé e Alexandre Guedes (Welthon, 71’).

FC Porto: Casillas, Militão, Pepe (Hernâni, 90+3’), Felipe, Alex Telles, Herrera, Óliver, Corona, Brahimi (Otávio, 67’), Marega (Fernando Andrade, 77’) e Soares.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence o Ajman e atinge o quarto lugar da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Ajman por 3-1. Com este triunfo, a equipa do técnico português segue em quarto lugar.

Morreu Domingos Lucas Naftal, antigo jogador do FC Porto

Domingos Lucas Naftal, antigo jogador do FC Porto, com passagem pelo clube nos anos 60, morreu esta semana aos 84 anos, no país onde residia.

Rio Ave bate o Santa Clara nos Açores e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Rio Ave voltou aos triunfos na 29.ª jornada da Primeira Liga, vencendo o Santa Clara por 2-0 na visita aos Açores.

Boas notícias para o Sporting: jogador regressa às opções de Rui Borges após lesão

Há um nomes de volta às opções de Rui Borges e no banco no Estrela da Amadora x Sporting. Geovany Quenda volta após lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona vence o dérbi da Catalunha contra o Espanyol e aproxima-se do título da La Liga

O Barcelona recebeu e venceu o Espanhol por 4-1 no dérbi da Catalunha da 31.ª jornada da La Liga. Lamine Yamal e Ferran Torres estiveram em destaque.

Bayern Munique goleia St Pauli e bate recorde de golos marcados na Bundesliga a cinco jornadas do fim

O Bayern Munique foi ao terreno do St Pauli golear por 5-0, na jornada 29 da Bundesliga. A equipa de Vincent Kompany bateu o recorde de golos na competição.

Liverpool bate o Fulham de Marco Silva e Rio Ngumoha torna-se o mais novo de sempre a marcar em Anfield

Na 32.ª jornada da Premier League, o Liverpool venceu o Fulham por 2-0. Rio Ngumoha estreou-se a marcar em Anfield aos 17 anos e 225 dias.