O vento da eficácia soprou diferente em Guimarães | Vitória SC 1-2 FC Porto

Tanto se falou das deficiências da finalização portista que eis que foi precisamente a eficácia a valer ao FC Porto na deslocação a um dos mais míticos redutos do campeonato português. Bem, a eficácia e Diogo Costa, que fez uma das exibições mais valiosas desde que assumiu a baliza portista. Num jogo claramente mais pertença do Vitória SC – sobretudo a primeira parte -, os dragões souberam sofrer (e souberam não sofrer, mas, de novo, muito, mas muito graças a Diogo Costa).

E souberam marcar, algo que não tem sido assim tão natural para as azuis-e-brancos. E conseguiram-no com um lado e um jogador em destaque: ambos os golos surgiram do lado direito e do pé de Francisco Conceição. De resto, já na receção ao Royal Antwerp havia sido o lado direito o corredor de nascença dos lances de golo.

Em casa vitoriana, voltou a sê-lo, desta feita com Conceição a somar um golo e uma assistência. Os momentos do golo foram, de resto, os momentos de perigo da turma de Sérgio Conceição em toda a partida, mas foram suficientes para vencer. E, diga-se, a vitória e a melhoria na finalização foram das poucas boas notícias para o técnico portista.

Até porque, taticamente, o reforço do meio-campo, preterindo de Taremi, foi incapaz de suster o fluxo de jogo do Vitória SC, que, se necessário, não hesitava em sair com pontapé mais longo, sobretudo nos pontapés de baliza de Bruno Varela, ganhando muitas vezes a segunda bola e empurrando o FC Porto.

Quando circulava bola mais atrás, tinha quase sempre capacidade para descobrir movimentos nas costas da defesa azul-e-branca, que obrigaram Pepe e David Carmo a vários sprints de recuperação e a estarem muito atentos aos homens da frente dos vimaranenses. Faltou eficácia, desta vez, aos pupilos de Álvaro Pacheco. É, no entanto, nestas partidas que o estofo de equipa grande vem ao de cima e os dragões souberam ter estofo para aguentarem e até sairem por cima de uma partida que deu muito mais Vitória SC do que FC Porto.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

BnR: O mister Álvaro falava na evolução da equipa de um jogo para o outro. A pausa para seleções pode ter algum impacto nessa evolução?

Álvaro Pacheco: Não é de um jogo para o outro que nós vamos melhorar, esqueçam isso. Nós trabalhamos diariamente naquilo que é o crescimento, que não é no jogo, é no treino. O jogo vai ser uma consequência daquilo que vamos fazendo. É claro que gostávamos de ter o jogo para perceber se aquilo que estamos a trabalhar está a resultar, mas vou aproveitar a paragem para trabalhar algumas nuances.

Outras declarações:

“Faltou a eficácia”.

“Mandámos durante os 90 minutos”.

“Quem teve mais capacidade para criar oportunidades foi o Vitória SC”.

“Perdeu a melhor equipa”.

“É esta mentalidade de campeões que temos de ter todos os dias”.

“O Vitória SC fez um grande jogo”.

“Queríamos aproveitar a mística que se gera nestas bancadas e que passa para o campo”.

“Também crescemos em relação ao último jogo”.

Declarações de Sérgio Conceição:

“Foi um triunfo difícil, frente a uma boa equipa, num ambiente que sabíamos que não ia ser fácil”.

“Entrámos bem no jogo, mas tivemos que retificar ao intervalo”.

“Tivemos situações em que esticámos o jogo e não devíamos”.

“Tínhamos homens livres e nunca os encontrávamos”.

“Foi um jogo muito competitivo, muitas faltas”.

“Tem-nos faltado alguma eficácia, hoje também defensivamente”.

“São três pontos importantes. Ganhar na casa de um clube top-5 é uma boa vitória”.

“Às vezes em que parece que estamos a conseguir evoluir e depois há momentos… Há um mérito também dos adversários, que se organizam bem contra nós”.

“Esperava mais, esperava estar em primeiro. Temos de ir à procura da consistência, da solidez”.

“O coletivo é o mais importante”.

“Os jogadores são dedicados”.

“O Francisco é um jogador muito forte no 1×1”.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Edson Álvarez foi oferecido ao FC Porto neste mercado de verão

Edson Álvarez foi oferecido ao FC Porto neste mercado de transferências, mas o médio mexicano deverá rumar ao Fenerbahçe de José Mourinho.

OKC Thunder: back-to-back’s não se vêem há sete anos e ficam bem no currículo

Tudo encaminhado para os Thunder voltarem a ser a melhor defesa. E, tal como diz o ditado, “defense wins championships”.

Deniz Gul na mira do Besiktas

O Besiktas está a seguir com atenção Deniz Gul. O avançado sueco ainda somou qualquer minuto em jogo oficial pelo FC Porto em 2025/26.

Luís Filipe Vieira: O Demagogo e Falso Messias

Ao longo da entrevista, Luís Filipe Vieira esquivou-se as perguntas, como, por exemplo, qual o projeto que tem para o clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest fecha contratação de médio da Juventus por 30 milhões de euros

Douglas Luiz está muito próximo de regressar à Premier League pelas portas do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

Benfica empresta defesa ao AVS SAD até ao final da temporada

Diogo Spencer foi cedido ao AVS SAD até ao final da temporada, proveniente do Benfica. O lateral direito representou a equipa B das águias em 2024/25.

FC Porto oficializa saída de Andoni Zubizarreta: «Forma conjunta e amigável»

O FC Porto oficializou esta quarta-feira a saída de Andoni Zubizarreta. Dirigente de 63 anos deixa o cargo de diretor desportivo.