Wilson Manafá, a arma silenciosa dos Dragões

- Advertisement -

Wilson Manafá chegou ao FC Porto em 2018, e, lentamente, tem ganho o lugar na equipa como um dos jogadores mais importantes. Não é um jogador perfeito, e tem algumas falhas visíveis a todos, mas cumpre exatamente aquilo que o treinador lhe pede, e tem ganho cada vez mais confiança para fazer a diferença em momentos importantes.

Fez a transferência para o Dragão depois de boas exibições no Algarve, ao serviço do Portimonense, mas o seu papel inicial seria sempre de suplente. Originalmente um extremo, foi adaptado para ala esquerdo em Portimão, e chegou ao FC Porto, pelo menos na ótica de quem está de fora, para ser suplente de Telles. A verdade é que, sendo destro, começou, inicialmente por questões de lesões na defesa, a ser opção como lateral-direito.

Não vou mentir, nesses primeiros meses não me convenceu. Ofensivamente não parecia ter muito mais para além da sua enorme velocidade, e defensivamente estava longe do nível exigido aos jogadores do FC Porto. Tecnicamente tinha (e ainda tem, de certa forma) dificuldades, e não parecia acrescentar muito ao jogo portista.

E creio que os responsáveis do FC Porto tinham a mesma opinião. No início da época seguinte (2019/2020), a posição de lateral-direito foi uma das que foi abordada no mercado de transferências, com a contratação de Renzo Saravia. Mas, como todos sabemos, o argentino não convenceu, de todo, Sérgio Conceição. Assim sendo, Manafá teve que assumir o lugar. E apesar de continuar a não impressionar de uma forma incontestável, começava a mostrar mais daquilo que tínhamos visto ao serviço do Portimonense.

E a verdade é que acabou a época com 45 jogos em todas as competições. Nesses registou oito assistências e ainda um golo. No final da temporada, era já titular indiscutível, tirando uma ou outra partida em que jogou o jovem Tomás Esteves, e uma peça fulcral do jogo de Sérgio Conceição. Dá profundidade, velocidade e uma capacidade física para fazer o flanco todo os 90 minutos que não muitos são capazes.

Wilson Manafá chegou ao FC Porto em 2018, e, lentamente, tem ganho o lugar na equipa como um dos jogadores mais importantes.
Manafá tem subido de rendimento nesta temporada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

E diga-se, é possível ver uma evolução bastante significativa no seu jogo em geral. Já não compromete tanto defensivamente, apesar de continuar a não ser o seu forte, e tem agora uma capacidade muito maior de se associar com os colegas. Seja a promover o jogo interior na construção mais baixa, seja em tabelas rápidas com os avançados na frente para conseguir ganhar a linha de fundo e cruzar. Mesmo no cruzamento, o Manafá de hoje é muito mais inteligente, usando muito mais o cruzamento baixo e atrasado para os avançados e médios mais na entrada da área.

E com mais confiança do próprio jogador, cresce também a confiança dos dirigentes e equipa técnica nele. As contratações feitas nesta última janela de transferências foram claramente apenas para aumentar a profundidade do plantel, com Carraça e Nanú, e quando está bem fisicamente, Manafá é o titular, sem mais nem menos.

Com muito mérito próprio, e da equipa técnica também, Manafá tornou-se num lateral muito mais completo, muito mais consistente, e muito mais decisivo. O exemplo mais recente é o do seu trabalho no único golo da mais recente vitória frente ao SC Farense. Sempre a partir da linha lateral, possui uma capacidade muito acima da média de chegar ao sítio onde fazer o último passe, quer seja, como já referi, através de tabelas e desmarcações, como de jogadas individuais, como vimos no golo finalizado por Mehdi Taremi.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Fredrik Aursnes assume culpa após derrota da Noruega: «A este nível és punido»

Um passe errado de Fredrik Aursnes resultou no primeiro golo de País de Gales na vitória sobre a Noruega por 2-1.

Ricardo Quaresma e José Mourinho negam palavras sobre o caso ‘Cristiano Ronaldo’

Ricardo Quaresma e José Mourinho vieram a público negar qualquer comentário sobre a polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Nacional.

Georgiy Sudakov sai lesionado e selecionador da Ucrânia lamenta: «Condicionou as nossas substituições»

Georgiy Sudakov deixou o relvado do Ucrânia x Irlanda do Norte em lágrimas, depois de uma entrada dura de Brodie Spencer aos 64 minutos,

Benfica cada vez mais perto de garantir renovação de Vangelis Pavlidis

Vangelis Pavlidis está em negociações avançadas com o Benfica para a renovação de contrato, por mais duas temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.