
Já é conhecido o sorteio da Primeira Liga para 2024/25 e iremos analisar a primeira jornada, todos os grandes jogos e qual dos três grandes tem a reta final de campeonato mais complicada.
Começando pela primeira jornada, que será jogada no fim de semana de 10 e 11 de agosto, o Braga recebe o Estrela da Amadora, o Arouca jogará em casa com o Vitória, tal como o Farense que jogará com o Moreirense. O recém-promovido AVS irá encontrar o também recém-promovido nacional, na Vila das Aves. Já o Casa Pia e o Estoril irão receber Boavista e Santa Clara, respetivamente. Por fim, Sporting e FC Porto começarão as suas campanhas em casa perante Rio Ave e Gil Vicente, já o Benfica irá jogar a Famalicão, a última vez que as águias foram jogar ao reduto dos minhotos “deram” o título ao Sporting.
Quantos aos jogos grandes, o primeiro será um Sporting vs. FC Porto, na 4.ª jornada, quatro semanas depois da Supertaça que será jogada entre os dois clubes a 3 de agosto. Na segunda volta, a partida no Dragão será na 21.ª jornada.
O dérbi lisboeta entre Sporting e Benfica será na 16.ª jornada, em Alvalade. Na segunda volta, a 33.ª ronda e penúltima da competição, terá um duelo decisivo marcado para o estádio da Luz.
O primeiro clássico entre FC Porto e Benfica acontecerá na 11.ª jornada, no Estádio da Luz. Nessa jornada, o Sporting visitará Braga. Na segunda volta, o jogo no Dragão será na 28.ª jornada, e serão dois fins de semana recheados de bom futebol e que prometem mexer com as contas do campeonato.
Em relação ao dérbi do Minho entre o Braga e o Vitória SC, o primeiro jogo será na cidade dos arcebispos na 5.ª jornada, e o segundo na 22.ª ronda. Já o dérbi das ilhas, entre Nacional e Santa Clara, está marcado para a 10.ª jornada na ilha da Madeira e 27.ª no arquipélago dos Açores.
Agora qual o grande tem a reta final de Primeira Liga mais complicada?
É sempre algo difícil de dizer e avaliar porque todos têm de jogar contra todos duas vezes uma em casa e uma fora, mas partindo do pressuposto que a fase final do campeonato é mais decisiva, todos dirão o Benfica, que nas últimas sete jornadas vai ao Dragão, a Guimarães, à Amoreira, recebe o Sporting na penúltima jornada e fecha o campeonato em Braga, mas o que é verdade é que nas primeiras dez jornadas não tem um jogo de elevado grau de dificuldade.
Já o FC Porto tem um início complicado nas primeiras seis jornadas, vai a Alvalade, Guimarães e o sempre traiçoeiro reduto do Santa Clara. Na reta final da liga a maior dor de cabeça prevê-se a deslocação ao Bessa na penúltima jornada.
O Sporting tem uma reta final de campeonato exigente com os últimos sete jogos a constarem no calendário com visitas aos Açores, Bessa e Luz e receções a Braga e Vitória.
O que certamente iremos ver é um campeonato muito disputado, com muitas emoções, surpresas, tanto negativas como positivas, e umas derradeiras jornadas com muito para decidir em todos os aspetos, como tem sido hábito nas últimas temporadas.