CD Nacional 0-1 Sporting CP: Super Phellype cimenta terceiro lugar

- Advertisement -

O Sporting CP foi à Madeira vencer o CD Nacional e somar a sua sétima vitória consecutiva na Primeira Liga Portuguesa – subindo para oito consecutivas em todas as competições – sendo esta a sua melhor série sob o comando do holandês Marcel Keizer.

Numa partida dominada por completo pelo Sporting CP, este viu as suas investidas desde cedo, serem anuladas pelo guarda-redes da casa. Daniel Guimarães defendeu (quase) tudo o que conseguiu e foi mantendo a sua equipa dentro da disputa do resultado. Foi um CD Nacional bastante desorganizado a nível defensivo. Apesar disso, o Sporting CP entrou algo apático, lento e com pouca intensidade no jogo e nunca fez uma exibição acima da média, como havia feito em jogos anteriores, sendo que ainda assim foi sempre superior.

Com a ausência de Wendel, Marcel Keizer optou por colocar Doumbia no meio-campo. No entanto, por vezes foi possível verificar que ora era Gudelj na posição “6”, ora era Doumbia. Foi mais um duplo-pivot do que um 4x3x3 com um triângulo invertido. Isto prejudicou a equipa lisboeta, sobretudo no que toca a níveis de criatividade e organização. Só perto do minuto 20 se fez sentir o lance de maior perigo do ataque forasteiro. O maestro leonino Bruno Fernandes combina com Diaby – hoje titular no lugar de Raphinha – e remata à baliza, para defesa de Daniel Guimarães. Mais tarde, foi Jovane a testar a atenção do guarda-redes da casa, com um remate em arco a partir da esquerda. No entanto, foi mesmo o maliano Diaby que dispôs da melhor oportunidade na primeira parte. Isolado dentro da área, permitiu a Daniel Guimarães mais uma defesa e impedir o golo leonino.

Doumbia foi o escolhido para render Wendel no onze leonino
Fonte: Liga Portugal

Ao intervalo, o Sporting CP já contava com 15 remates, sendo que o nulo era benéfico para a equipa de Costinha que não demonstrou sinais de perigo, nunca incomodando verdadeiramente Salin – que foi titular, no lugar de Renan devido à expulsão do brasileiro no encontro anterior.

A segunda parte foi mais do mesmo e os Leões dominavam as ações do jogo, ainda que sem resultados práticos. A equipa entrou pressionante e subida no terreno. Diaby ainda tentou o golo após belo cruzamento de Doumbia mas foi apenas aos 63 minutos que a muralha madeirense se desfez. Através de uma bola parada, Luiz Phellype inaugura o marcador após cruzamento de Marcos Acuña. Com o Sporting CP em vantagem, o jogo ficou ainda mais morno e a vantagem forasteira nunca esteve em perigo. O Sporting geriu e saiu da Madeira com mais três pontos.

Um golo solitário de Luiz Phellype, foi vital para os Leões somarem os três pontos e reforçarem assim o terceiro lugar, tendo mais seis que o SC Braga que joga apenas este sábado, diante do Feirense. Já a equipa liderada por Costinha, soma a sua 17ª derrota na presente temporada e cai novamente para zona de despromoção.

ONZES INCIAIS E SUBSTITUIÇÕES

CD Nacional: Daniel Guimarães, Nuno Campos, Júlio César, Rosic, Filipe Ferreira (Riascos, 81), Tissone, Palocevic, Vítor Gonçalves, Avto (Witi, 62), João Camacho (Okacha, 75) e Rochez.

Sporting CP:  Salin, Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña, Gudelj (Miguel Luís, 85), Doumbia, Bruno Fernandes, Jovane Cabral (Jefferson, 82), Diaby (Francisco Geraldes, 90) e Luiz Phellype.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

Alex Oxlade-Chamberlain reforça o Celtic

O Celtic confirmou a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain, médio internacional inglês de 32 anos. O jogador assinou até ao final da temporada.

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.