FC Porto 1-0 Rio Ave FC: Vitória arrancada a ferros sob desconforto máximo

A CRÓNICA: DRAGÕES VENCEM EM NOITE OFF E COLOCAM PRESSÃO NO LÍDER SL BENFICA

Era numa noite de meados de fevereiro e jogava-se a 21ª jornada do campeonato. No Estádio do Dragão, frente a frente FC Porto e a única equipa portuguesa, a par do SL Benfica, que venceu os dragões: o Rio Ave FC. Azuis e brancos com muitas ausências, mas com uma grande vontade de “corrigir” esse resultado e vilacondenses com intenções de repetir o feito. Para a turma de Sérgio Conceição, ganhar significava colocar pressão no líder Benfica, que só jogaria dois dias depois. Antes do começo, uma bonita homenagem a Christian Atsu por parte das duas equipas – as duas que representou em Portugal.

Nenhuma das duas equipas quis entrar em falso ou expor-se em demasia e viu-se no início um jogo muito pausado, sem grandes oportunidades de golo. O primeiro simulacro de golo surgiu da autoria de André Pereira, que chegou a introduzir a bola dentro da baliza azul e branca, mas teve o seu lance anulado, numa recarga a remate de Boateng, que esse sim estava em fora de jogo. Aos 44’, sem nada o fazer prever e numa fase que os comandados de Luís Freire não iam permitindo oportunidades, surge o golo do Porto. Livre ‘de laboratório’ , Wendell cruza tenso e rasteiro para a área e Taremi – de forma genial – deixa a bola passar pelas pernas e Toni Martinez finaliza a contar. O golo apareceu na altura certa, mesmo antes de os jogadores irem para as cabines.

O segundo tempo viu algum cansaço acumulado da parte da turma de Sérgio Conceição, que geria o resultado, mas sempre com os rioavistas a morderem os calcanhares e a causar desconforto no jogo da sua equipa. A equipa de Vila do Conde ainda teve oportunidades, tanto no começo da segunda parte como já em tempo de descontos, contudo não conseguiu concretizá-las. O resultado ficou 1-0 para o FC Porto, que com esta vitória fica provisoriamente a dois pontos do Benfica. Os visitantes bateram-se bem e ficam com a sensação que podiam ter arrancado algum ponto do jogo.

A FIGURA

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Toni Martinez – Quando há oportunidades, há que saber agarrá-las. Numa noite em que a sua equipa não esteve muito inspirada, o espanhol foi o abono de família. Nem sempre é o mais esclarecido a fazer jogar a sua equipa, mas vai aparecendo nos sítios certos e hoje ainda mais importante foi essa sua característica.

O FORA DE JOGO

Falta de eficácia do Rio Ave – É difícil apontar individualmente ou até coletivamente à equipa de Luís Freire outra coisa que não a falta de eficácia. A equipa conseguiu criar oportunidades, algumas delas de fora da área, mas não conseguiu encontrar as redes azuis e brancas e sai do jogo com um sabor agridoce.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC PORTO

Não foi possível colocar questões ao técnico do FC Porto, Sérgio Conceição.

RIO AVE FC

BnR: Costuma referir a questão da identidade, que não se altera independentemente do adversário, mas sempre a tentar encontrar algumas lacunas no jogo do adversário. Sendo assim, que fragilidades táticas notou no Porto e que tentou explorar no jogo de hoje?

Luís Freire: O Porto é uma equipa muito forte, acho que sinceramente o segredo deste jogo foi ser igual a nós, ao máximo. Jogamos com a equipa que jogou contra o Estoril, só houve uma alteração, não houve uma revolução. Os jogadores que tem jogado tem sido estes, ultimamente. Não houve assim uma estratégia clara, tentámos foi dizer aos jogadores para mantermos a nossa identidade que os espaços iam aparecer. Fala-se muito às vezes dos erros, mas quando se faz jogos destes depois dizem “boa equipa…bons processos…”. Tem que se valorizar também este tipo de jogos para toda a gente sentir que vale a pena jogar assim. O segredo foi acreditar que podíamos jogar assim. 

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolfsburgo já precavê saída de Mohamed Amoura e tem um alvo definido na Serie A avaliado em 25 milhões de euros

O Wolfsburgo está a procura de mais um avançado. A equipa alemã quer Nikola Krstovic para colmatar uma possível saída de Mohamed Amoura, que está na lista do Benfica.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de contratar médio do Manchester City por 23 milhões de euros

O Nottingham Forest está em vias de contratar James McAtee. O médio inglês de 22 anos já aceitou a saída do Manchester City.

Al Nassr arranja companhia para Cristiano Ronaldo e João Félix garante reforço de luxo por 35 milhões de euros

Está fechada a contratação de Kingsley Coman. O avançado francês de 29 anos vai deixar o Bayern Munique e assinar pelo clube da Arábia Saudita.

Paulo Gomes: Amar Dedic: Muito mais do que um lateral tradicional

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Sá é destaque no Famalicão e tem 4 clubes interessados em Itália

Gustavo Sá conta com quatro interessados no seu passe. O médio do Famalicão é desejado em Itália para jogar na Serie A.

Quem é Yeremay Hernández e como pode ser o encaixe do extremo no Sporting?

Yeremay Hernández é alvo do Sporting para reforçar o ataque. Conhece melhor o perfil do extremo espanhol por quem os leões se lançaram.

As 2 grandes novidades do Benfica no treino na véspera do jogo com o Nice para a Champions League

Kerem Akturkoglu está integrado com a equipa na véspera do jogo com o Nice e Tomás Araújo faz treino condicionado. Benfica realiza o último treino.