GD Estoril-Praia 1-1 FC Arouca: Há luta até ao fim!

Cabeçalho Futebol Nacional

O último jogo da jornada 32 da Liga NOS realizou-se ontem, segunda-feira, no Estádio António Coimbra Mota às 20 horas. Era um jogo muito importante visto que era o último dos canarinhos em casa e, em caso de vitória, beneficiavam das derrotas de Rio Ave e Paços de Ferreira, podendo assim carimbar três importantes pontos rumo ao grande objetivo: a Europa. O tempo estava nublado mas excelente para a prática de futebol, porque estava uma temperatura amena e não havia vento, ainda que na segunda metade do jogo tivesse ficado mais frio.

O início do jogo foi, obviamente, marcado pela coreografia da claque estorilista – Gruppo -, que fez um verdadeiro espetáculo pirotécnico com as cores associadas ao clube, o azul e o amarelo, no setor que lhes é reservado, tentando assim dar força e motivação à equipa rumo à grande meta: a Europa!

Ambiente vivido no estádio antes do inicio do encontro
O excelente ambiente vivido no estádio antes do início do encontro

A equipa de Arouca não pode queixar-se de falta de apoio, já que uma parte da bancada era reservada aos visitantes e lá estiveram bastantes adeptos; se olharmos para o dia da semana em que se realizou o jogo, ainda é mais de louvar este apoio. É de realçar que os comandados de Lito Vidigal confirmaram, através da derrota do Rio Ave frente ao FC Porto por 1-3, a primeira e histórica qualificação para as competições europeias.

A primeira parte no António Coimbra da Mota fica marcada pela derrota por 0-1 do Estoril, golo marcado contra a corrente do jogo. É verdade que os primeiros 45 minutos não foram muito cativantes nem muito bem jogados, todavia, o Estoril foi a equipa mais perigosa e que mais procurou marcar.

Nos primeiros 10 minutos, o Estoril tem o primeiro remate do jogo e, antes dele, já tinha tido dois cantos a seu favor. Só aos 39 minutos do encontro é que surge a primeira e clara oportunidade de golo – remate de Matheus fora de área muito perigoso que por pouco não origina o primeiro golo do jogo. Na jogada seguinte, o Arouca marca, por intermédio de Anderson Luís, na própria baliza. Jogada fortuita dos arouquenses que resulta no primeiro golo da partida. Em apenas um minuto, a primeira parte decide-se! Muito perto do intervalo, há uma oportunidade flagrante para o Estoril: trabalho de Bonatini na área adversária, e, de ressalto, a bola sobra para Pedro Botelho, que remata em esforço e quase empata. Valeu a boa defesa de Bracali, que cedeu canto. O árbitro Rui Costa apita e termina uma primeira parte com poucas oportunidades de golo, mas com o Arouca a ir descansar na frente do marcador.

Diakhité marcou o golo do empate Fonte: GD Estoril-Praia
Diakhité marcou o golo do empate
Fonte: GD Estoril-Praia

Só aos 84 minutos é que o Estoril conseguiu empatar: livre no lado direito do ataque do Estoril, que Mattheus converteu de forma exímia. Cruza para a cabeça de Diakhité e este não perde a oportunidade de empatar o jogo e tornar os últimos dez minutos (incluindo os quatro de compensação) frenéticos. Rafael Bracali não teve qualquer hipótese e ficou pregado ao chão sem se mexer.

Fica visível durante toda a segunda parte que o Estoril foi, sem qualquer contestação, a equipa que mais fez para marcar e modificar o marcador. Controlou o jogo, teve mais oportunidades de golo, teve mais cantos, dispôs de mais posse de bola e livres. Foi uma equipa que fez de tudo para marcar, mas este não foi um dos jogos mais bem conseguidos dos canarinhos esta época.

O jogo termina e o resultado final é 1-1. Este não era o resultado ambicionado pela estrutura, treinador e adeptos do Estoril, e agora a luta europeia continua, como anteriormente, ao rubro. O Braga e o Arouca têm o seu lugar garantido na Liga Europa, e a última vaga vai ser discutida entre o Paços de Ferreira, o Estoril e o Rio Ave. Na última jornada da Liga NOS, o Estoril viaja até ao Restelo, o Rio Ave joga na Madeira com o União, e o Paços de Ferreira joga em Setúbal. Esta será uma jornada alucinante onde todos irão lutar até ao último segundo pelos três pontos e consequente lugar na Europa.

A Figura

Diakhité devido ao seu grande golo de cabeça que permitiu ao Estoril continuar na luta por um lugar europeu.

O Fora de Jogo

O anti jogo demonstrado pela equipa do Arouca, principalmente na segunda parte que tudo fez para tentar atrasar as reposições de bola. A culpa é do seu treinador mas também do árbitro da partida que, como é habitual na Liga Portuguesa, o permitiu.

 Foto de capa: GD Estoril-Praia

Duarte Sousa Vinagre
Duarte Sousa Vinagre
O Duarte tem 19 anos e estuda Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. É um apaixonado pelo Sporting e, principalmente, no que toca ao Futsal, Andebol e Futebol.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...