Ismael Gharbi | Um talento mesclado intercultural

- Advertisement -

Ismael Gharbi Álvarez nasceu em Paris, a 10 de abril de 2004. Filho de mãe espanhola e pai tunisino, este jovem talentoso é uma verdadeira mescla de nações.

Como bomba de último dia de agosto de 2024, assinou a custo zero com o SC Braga oriundo do PSG, partilhando o passe a meias e ficando blindado com uma cláusula de 35 milhões de euros.

Ismael Gharbi era catalogado, nos escalões de juvenis e juniores do PSG, onde chegou em 2016, oriundo dos vizinhos do Paris FC, como um dos talentos mais entusiasmantes da academia, tendo despoletado interesse por parte dos três países que pode representar.

É um médio ofensivo, com muita qualidade técnica e capacidade de desequilíbrio. Contudo, numa altura em que o PSG conjugou figuras como Neymar, Messi e Mbappé e tinha acabado de perder o campeonato para o Lille, a sua chegada à equipa principal com regularidade tornou-se complicada, tendo somado apenas 185 minutos divididos por 12 encontros.

Perfilar Ismael Gharbi é, resumidamente, dizer que é um médio ofensivo puro, embora possa jogar nos corredores, com predominância no esquerdo, como fez no Stade-Lausanne na última temporada, onde apontou sete golos e fez seis assistências em 31 encontros.

Ismael Gharbi
Fonte: SofaScore

É um jogador muito criativo, elegante em todas as suas movimentações, com uma qualidade soberba em espaços curtos, seja em combinações ou em desequilíbrios e que facilmente encara e passa por qualquer opositor. Na gíria, pode-se dizer que trata a bola por “tu”.

Tem variabilidade nas suas ações, já que sabe ver o jogo de frente, seja para assumir a jogada ou para assistir, pelas raízes africano-gaulesas, mas também sabe receber de costas para tabelar ou girar, como manda a escola espanhola.

Uma das suas imagens de marca é o facto de usar muito a “simples pedalada” e a sua agilidade para ultrapassar e baralhar oponentes. É um jogador muito veloz a executar e a pensar as suas ações, tornando-o imprevisível e colocando-o constantemente uns milésimos de segundo à frente dos adversários.

Para ser exponenciado ao máximo, também precisa de ter liberdade para cair nos flancos e fazer movimentos de fora para dentro e assim tirar remates colocados, com a sua técnica diferenciadora.

Qualidade essa, que abunda nos dois pés, já agora.

No plano defensivo, apesar da baixa estatura e do aparente corpo franzino é um jogador, ao contrário do que possa parecer, com uma enorme intensidade, capaz de desarmar, de pressionar e na transição defensiva.

Conclui-se assim que o SC Braga tem em mãos um diamante bruto por lapidar que certamente terá sucesso ao longo da sua passagem por Portugal, que poderá usar como trampolim para atingir o sucesso máximo.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto até 2028

Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto. Vontade manifestada por ambas as partes será concretizada em breve.

José Mourinho insiste na contratação de Rafa Silva por parte do Benfica

José Mourinho quer contar com Rafa Silva no plantel do Benfica. O jogador está em rutura com o Besiktas, equipa com quem tem contrato.

Moreirense vence Tondela e ultrapassa Vitória SC na corrida pelo 6º lugar da Primeira Liga

O Moreirense venceu o Tondela num jogo em atraso da Primeira Liga. Cónegos somam segunda vitória consecutiva na época.

Diogo Dalot e saída de Ruben Amorim e nova mudança de treinador no Manchester United: «Tem sido realmente difícil»

Diogo Dalot analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. Red devils eliminados da Taça de Inglaterra e num momento difícil.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia: defesa central pode rumar à Polónia

Kévin Boma pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O Widzew Lodz está interessado no defesa central.

E-Prix do México: Citroën vence corrida n.º 150 da categoria

O E-Prix do México foi a segunda corrida desta temporada, e a segunda corrida da Citroën, que conquistou a sua primeira vitória.

Benfica volta a atacar Thiago Almada e inicia negociações com Atlético Madrid

O Benfica está de volta à corrida por Thiago Almada. Depois de tentar no verão, águias vão voltar a procurar o argentino em janeiro.