Moreirense FC 1-2 GD Estoril-Praia: A sorte protege os audazes

Cabeçalho Futebol Nacional

O Moreirense FC perdeu esta noite frente ao GD Estoril Praia, por duas bolas a uma, na partida que encerrou a 22ª jornada da primeira liga. Os três pontos permitiram à formação às ordens de Ivo Vieira deixar a zona de despromoção, somando agora 21 pontos com um jogo a menos.

Separadas por apenas um ponto no fundo da tabela, as duas equipas chegaram a esta partida a atravessar bons momentos, estando ambas na luta pela manutenção. De um lado, um Moreirense motivado pelo empate caseiro frente ao FC Porto e vitória fora em Tondela. Do outro, um Estoril que travou em casa o Sporting CP, com uma vitória surpreendente por duas bolas a zero.

Apesar de uma entrada com mais iniciativa por parte da formação às ordens de Ivo Vieira, foi mesmo o Moreirense FC a abrir o marcador. À passagem do nono minuto, e no primeiro remate à baliza do jogo, Tozé fez o 1×0, com um remate de primeira a dar seguimento ao cruzamento de Rúben Lima no lado esquerdo do ataque.

O GD Estoril Praia apenas conseguiu criar perigo aos 23 minutos, com Pêpê a arriscar um canto directo que obrigou Jhonatan a uma defesa apertada. A correr atrás do prejuízo, os canarinhos viram-se forçados a jogar com a linha defensiva subida, abrindo mais espaços para os contrários.

Foram esses mesmo espaços que possibilitaram que Arsénio estivesse perto de fazer o segundo, à meia hora de jogo. O extremo foi servido por Edno e, isolado, atirou ao lado. Na resposta Eduardo testou novamente a atenção do guarda redes da equipa da casa, com um remate forte à entrada da área.

A primeira metade acabou por não ter muitas oportunidades de golo claras de parte a parte. O GD Estoril bem procurou o empate após sofrer cedo na partida, mas sem conseguir chegar com perigo à baliza de Jhonatan, por culpa da falta de inspiração de André Claro e Ewandro.

Depois de estar a perder por 1x0, o GD Estoril deu a volta a dez minutos do final
Depois de estar a perder por 1-0, o GD Estoril deu a volta a dez minutos do final

Na segunda parte, à imagem do que aconteceu na primeira, o GD Estoril era quem mais ativamente procurava o golo e, consecutivamente, era quem estava mais exposto. O Moreirense FC já há muito havia assumido o contra-ataque como a sua arma para este jogo.

E, até ao momento, estava a ser proveitosa a estratégia montada. Em três momentos conseguiu o Moreirense criar perigo: Ao minuto 54, Arsénio cai na área depois de carga faltosa de Kyriakou: grande penalidade para a equipa da casa. Neto não conseguiu aproveitar o castigo máximo, atirando a bola ao poste direito da baliza de Renan Ribeiro. Aos minutos 58 e 61 Bilel e Alfa Semedo, respetivamente, protagonizaram remates de fora da área que certamente causaram arrepios na espinha dos adeptos estorilistas.

Do outro lado, o GD Estoril continuava a falhar na construção de jogo, principalmente nos últimos 30 metros, ora por culpa própria, ora por boas ações defensivas da dupla de centrais dos Cónegos Abarhoun e Belkeroui. Só com a ajuda da sorte conseguiriam os canarinhos chegar ao empate: o remate de Allano foi desviado por Sagna e a bola acabou por surpreender Jhonatan, que nada podia fazer. Tudo empatado no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Motivados pelo golo conseguido, a turma de Ivo Vieira foi sufocando cada vez mais o Moreirense. Ao minuto 80 Ronaldo Peña fez falta dentro de área sobre Lucas Evangelista. Na marcação, Eduardo não perdoou e colocou os visitantes na frente do marcador.

Nem por estar a vencer tirou o GD Estoril o pé do acelerador, continuando a querer ter bola e a atacar. Até ao final da partida ainda houve tempo para um remate forte de Bruno Gomes que deu a sensação que tinha entrado a todo o banco canarinho e para o erro de Renan Ribeiro (um chuto na atmosfera à entrada da área quando tentava aliviar a bola) que podia ter custado dois pontos à sua equipa.

Terminada a partida festa brava do lado dos visitantes: com esta vitória o Estoril sai da zona de despromoção e fica 2 pontos acima do Moreirense e, consequentemente, da linha de água.

Destaque para o ambiente de fair play sentido nas bancadas, com as claques dos dois clubes a apoiar as equipas contrárias em determinados momentos do jogo e com espaço ainda para os adeptos visitantes darem os parabéns à claque Green Devils, que celebrava 18 anos. “Parabéns brothers” podia ler-se numa faixa exposta pelos adeptos canarinhos. Nas imediações do estádio, tanto antes como depois do jogo os adeptos de ambas as equipas conviveram em ambiente de festa.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Martín Anselmi lamenta morte de Jorge Costa: «Vou sentir a tua falta, meu amigo»

Martín Anselmi não esquece Jorge Costa. Antigo treinador do FC Porto deixa mensagem após a morte do dirigente português.

Benjamin Sesko chega a acordo com Manchester United e Newcastle

O Newcastle e o Manchester United acertou os termos pessoais com Benjamin Sesko. Os dois clubes ingleses já apresentaram propostas pelo avançado.

Sporting continua a preparar estreia na Primeira Liga: Há 2 ausências no último treino

O Sporting realizou esta terça-feira mais um treino na Academia Cristiano Ronaldo. Foco no Casa Pia para a Primeira Liga.

Fernando Santos chocado com a morte de Jorge Costa: «Tive uma ligação fortíssima com ele»

Fernando Santos já reagiu à morte de Jorge Costa. Ex-treinador do FC Porto em choque com a morte do dirigente.

PUB

Mais Artigos Populares

FPF confirma minuto de silêncio em memória de Jorge Costa

A Federação Portuguesa de Futebol confirmou que haverá minuto de silêncio em memória de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos.

Académico Viseu lamenta morte de Jorge Costa: «Deixo-nos demasiado cedo»

O Académico Viseu já reagiu à morte de Jorge Costa. Emblema da Segunda Liga foi um dos clubes da carreira de treinador do ex-técnico.

Charlton foi um dos clubes da carreira de Jorge Costa: «Estamos profundamente tristes»

O Charlton já reagiu à morte de Jorge Costa. Antigo defesa passou pelo emblema inglês em empréstimo do FC Porto.