No dia da Revolução a bola dançou livre no Minho / Famalicão x Braga

O empate a 1-1 entre Famalicão e Braga, na noite desta sexta-feira, deixou o sabor de um jogo vivido com grande intensidade e emoção. A partida, que abriu a 31.ª jornada da Primeira Liga, foi tudo menos monótona, com ambos os conjuntos a protagonizarem momentos de grande futebol, sem nunca se renderem à pressão do marcador.

Logo no início, o Famalicão mostrou a sua vontade de ir à luta. Simon Elisor aproveitou a falta de comunicação da defesa bracarense para ganhar um penálti na área adversária. Justin de Haas não hesitou e fez o primeiro da noite, colocando a equipa da casa na frente do placar.

Seria de esperar uma reação rápida do Braga para procurar o empate, porém, durante o resto da primeira parte os famalicenses mostraram-se mais confortáveis e dominaram por completo todos os momentos do jogo.

Com ambas formações a jogarem em 4x2x3x1, esse domínio explica-se pela superioridade do meio-campo do Famalicão, que sufocou o portador da bola e cuidou bem dela quando tinha a sua posse.

No regresso dos balneários, a equipa bracarense tomou conta da partida, com as linhas do Famalicão a descerem face à vantagem no marcador e o conjunto bracarense a arriscar mais à procura da reviravolta.

Roger entrou ao intervalo na sua melhor versão e fez do lado direito arsenalista uma via de ataque que criou diversos perigos à baliza famalicense. Contudo, a eficácia na finalização esteve longe de ser a melhor.

Depois de várias tentativas frustradas, foi um erro infeliz que trouxe a igualdade. Aos 74 minutos, Rodrigo Pinheiro, central do Famalicão, fez um autogolo que restabeleceu o empate no marcador. O próprio jogador, de cabeça baixa, não conseguiu esconder o desagrado, mas no futebol a justiça é feita de muitas formas, e esta infelicidade acabou por refletir o equilíbrio no jogo.

Com o golo, o Famalicão sentiu o peso do empate e procurou reagir. A equipa da casa começou a sair melhor da pressão alta do Braga e criou oportunidades nos seus contra-ataques.

Os gverreiros também tiveram as suas chances de consumarem a reviravolta, mas o guarda-redes Vítor Santos mostrou-se seguro e a finalização dos avançados bracarenses não teve nos seus melhores dias.

Os quatro minutos de descontos dados pelo árbitro ainda trouxeram emoções para os dois lados. Aos 91 minutos, Sejk viu o seu remate rasteiro  travado por uma excelente defesa de Hornicek.

No último lance da partida, Roger cruzou de forma exímia e Amine apenas precisava de encostar para dar a vitória à equipa do Braga, mas o avançado marroquino não conseguiu acertar na bola. Segundos depois, apito final em Famalicão. A ineficácia das duas formações na finalização ditou o empate por 1-1 num emocionante encontro de futebol, onde a bola foi sempre bem tratada por ambas as equipas.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

Benfica vai receber Arouca no dia das eleições do clube

O Benfica vai jogar frente ao Arouca no dia 25 de outubro. O encontro vai ter lugar no dia das eleições para a presidência do clube encarnado.

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

PUB

Mais Artigos Populares

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.

O que podemos esperar da nova dupla de pilotos da Cadillac? | Fórmula 1

A Cadillac vai juntar-se à Fórmula 1, em 2026, e já anunciou a dupla de pilotos que vai correr pela equipa norte-americana e pode-se dizer que apostaram na experiência.