📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 3 pontos antes do Benfica x Rio Ave | O que fazer depois da derrota?

- Advertisement -
Benfica

Desde que Bruno Lage assumiu o Benfica, nesta segunda passagem do técnico pelas águias, que o saldo era 100% vitorioso. O pretérito perfeito é propositado e simboliza um jogo imperfeito, diante do Feyenoord, que se traduziu na primeira derrota das águias na nova era. O jogo trouxe a nu algumas das principais dificuldades das águias, principalmente do ponto de vista defensivo, e que, até então, haviam sido camufladas e escondidas pelas boas exibições.

Evitar entrar numa tempestade negativa é o grande objetivo do Benfica na nona jornada, pensando numa sequência de jogos a cada quatro dias nas mais diversas competições. O adversário é um Rio Ave ainda a procurar o melhor encaixe depois da revolução de contratações no último mercado e que, na última época, dominou o Benfica durante 60 minutos no Estádio da Luz. O encontro tem apito inicial marcado para as 18:00 deste domingo, dia 27 de outubro, na casa das águias.

3 odds para apostar no Benfica x Rio Ave na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Benfica x Rio Ave

Transição defensiva do Benfica: O Feyenoord não foi a primeira equipa a expor as fragilidades do Benfica do ponto de vista defensivo, mas foi a primeira que conseguiu transportá-las para o resultado. Embora haja melhorias coletivas, quando comparando ao passado recente de Roger Schmidt, as águias continuam a deixar espaço para explorar, caindo no engodo das atrações adversárias e acumulando alguns erros no setor mais recuado. Corrigir estas limitações – algumas delas individuais – é a grande prioridade de Bruno Lage que, pela competência de Luís Freire na preparação dos jogos, voltará a ser testado.

Florentino Luís
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Nova fórmula do ataque: Diante do Atlético, num jogo de Taça de Portugal e, portanto, com características particulares, Luís Freire mudou ligeiramente as características do seu 3-4-3, apostando num 3-4-1-2 capaz de conjugar dois avançados (Clayton Silva e Ahmed Hassan) e aproveitar a capacidade de cair pelos corredores do brasileiro para criar perigo. A exibição dos vilacondenses, que precisaram de prolongamento, não foi propriamente animadora e a fórmula inicial deverá regressar. Ainda assim, o teste de Luís Freire permitirá, pelo menos, ao Rio Ave ter um plano B e maior presença na área contrária.

Luís Freire Rio Ave
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Contas no meio-campo: Tanto o 4-3-3 de Bruno Lage como o 3-4-3 de Luís Freire são pontos de partida bem vincados das duas equipas. Embora sejam apenas desenhos base (os movimentos de Aursnes a atacar a profundidade ou dos extremos do Rio Ave, procurando dar superioridade no espaço interior são padrões), o Benfica poderá ter vantagem numérica a construir no meio-campo, particularmente relevante sabendo que nenhum dos médios tem o perfil de construtor recuado.

3 registos que a história nos dá

  1. O Rio Ave nunca venceu o Benfica no Estádio da Luz (4 empates e 28 derrotas).
  2. O empate na última jornada da época passada pôs fim a uma sequência de 13 vitórias consecutivas do Benfica.
  3. O Rio Ave perdeu todos os jogos fora de casa nesta edição da Liga Betclic.

3 jogadores a ter em conta no Benfica x Rio Ave

Orkun Kokçu e Bruno Lage num jogo do Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Orkun Kokçu: O Benfica não tem nenhum médio organizador de jogo no plantel, capaz de gerir os ritmos do jogo e de fazer a bola desaguar na altura certa no ataque. Orkun Kokçu, um desequilibrador constantemente a procurar fazer a bola chegar à frente, é o mais parecido com este perfil pela capacidade de passe e terá de evoluir neste quesito para permitir maior equilíbrio ao Benfica.

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis: Há uma nuvem em tons de cinza a pairar sobre o avançado grego. Pela vertigem do ataque do Benfica, a pausa e a capacidade de ligação de Vangelis Pavlidis são ainda mais importantes, temporizando os ataques e contrapondo com a vertigem máxima dos restantes nomes mais avançados das águias. É esta uma das justificações pela ausência da veia goleadora que já evidenciou na carreira. A outra é a tendência quase sobrenatural para as bolas saírem na direção dos postes ou dos guarda-redes. Se não dá ainda para fazer uma compilação de golos, dará certamente para fazer uma de grandes defesas aos remates do grego.

Clayton Silva Rio Ave
Fonte: Rio Ave FC

Clayton Silva: De todas as contratações do Rio Ave é a mais importante, pelo menos nesta fase da época. Já tinha demonstrado todas as características no Casa Pia e continua a fazê-lo em Vila do Conde. Jogando como referência única, é capaz de dar variabilidade ao jogo do Rio Ave, quer mantendo a posição e funcionado como elemento de ligação, quer caindo pelos corredores para atacar a profundidade. Quando os vilacondenses melhorarem o registo goleador, os números do brasileiro crescerão.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Orkun Kokçu, Fredrik Aursnes; Ángel Di María, Kerem Akturkoglu, Vangelis Pavlidis.

Rio Ave: Jhonatan Luiz; João Tomé, Jonathan Panzo, Aderllan Santos, Patrick William, Omar Richards; Amine Oudrhiri, João Novais; Tiago Morais, Kiko Bondoso, Clayton Silva.

Tiago Martins árbitro Stephen Eustaquio
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Tiago Martins
  • Assistentes: Hugo Ribeiro e José Mira
  • 4.º árbitro: Gonçalo Neves
  • VAR: Vasco Santos
  • AVAR: André Dias

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez elogia balneário: «O José Sá foi muito importante na Liga das Nações e não jogou um minuto no relvado»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez confirma particulares em Portugal em junho e garante: «Cheguei a Portugal com o sonho de ganhar o Mundial»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

FC Porto multado e condenado a jogo no Estádio do Dragão sem claques

O FC Porto foi condenado a um jogo sem claques no Estádio do Dragão. Em causa incidentes no Clássico contra o Sporting.

Salário de Tiquinho Soares dificulta saída do Santos

O Santos quer vender o avançado Tiquinho Soares, porém não parecem existir clubes interessados devido ao salário elevado do jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Ramos eleito o Treinador do Ano da China

No seu primeiro ano no Henan FC, Daniel Ramos foi eleito o Treinador do Ano da China após levar o clube à final da Taça.

Feirense triunfa no terreno do Torreense com golo nos últimos instantes: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Feirense derrotou o Torreense por 3-2, em jogo da jornada 14 da Segunda Liga. Eis os resultados do dia da competição.

Cesto no último segundo dita vitória do Braga frente ao Benfica na Taça de Portugal

Esta sexta-feira, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Braga venceu o Benfica por 82-81, com um cesto no último segundo.