FC Paços de Ferreira 0-0 SC Braga: Nulo que penaliza o menos favorito

    A CRÓNICA: PACENSES MERECIAM MAIS

    Depois da pausa das seleções, um FC Paços de Ferreira x SC Braga a abrir a jornada cinco da Liga Portuguesa (o quinto contra o quarto classificados da temporada passada). Como se a priori a “fome de bola” já não fosse muita, um condimento extra para este jogo: um árbitro francês. Willy Delajod seria a cara de um intercâmbio de conselhos de arbitragens entre as Federações francesa e portuguesa. Uma moldura humana generosa (pesem os condicionalismos) recebeu os protagonistas.

    O Paços de Ferreira entrou muito acutilante: forte nos duelos e rápido a reagir à perda, em contraste com o SC Braga. O que se viu em campo nos primeiros minutos foi um choque de ideias: o SC Braga tentava um futebol mais rendilhado e pausado e os comandados de Jorge Simão não perdiam tempo e sempre em busca da baliza adversária. O problema, para os bracarenses, estava na passividade com que passes ou receções eram falhadas. O Paços só ganhava com isso e galvanizou-se. Luiz Carlos comandava os momentos de saída, Antunes encheu sempre a cabeça do estreante Yan Couto e, logo aos 5 minutos, depois de uma grande abertura do internacional português (e atual campeão nacional), Denilson ficou pertíssimo do golo.

    Esse lance, contudo, pareceu ter assustado os comandados de Carvalhal que começou a assentar o seu jogo… Por pouco tempo. Aos 17 minutos, depois de uma boa tabela com Fábio Martins, foi Chiquinho que, de ângulo apertado, obrigou André Ferreira a defesa atenta. Apesar de a bola fluir, por vezes, melhor nos pés dos bracarenses, o FC Paços de Ferreira continuou a assustar, como num livre direto fortíssimo de Antunes que Matheus parou com dificuldade ou como num desvio escandalosamente falhado por Denilson à boca da baliza aos 26 minutos.

    A primeira parte ia passando e Jorge Simão tinha motivos para estar muito mais satisfeito do que Carlos Carvalhal com o jogo, mas não com o resultado. Apesar do nulo, a partida esteve sempre entretida e, muitas vezes, foi bem jogada.

    Aos últimos quinze minutos da primeira parte baixaram de intensidade, porque as equipas perceberam que, até chegar o intervalo, talvez o 0-0 não fosse um resultado necessariamente mau. O nulo acompanhou o fim da primeira parte. Tratava-se de um resultado lisonjeiro para o SC Braga. Se alguém merecesse estar em vantagem seria o Paços, ainda que se percebesse que os bracarenses tinham mais qualidade e que podiam dar mais na segunda parte.

    Carlos Carvalhal não perdeu tempo e, regressados dos balneários, os bracarenses apresentaram duas caras novas no onze. Os recentemente contratados Yan Couto e Chiquinho deram lugar aos mais experimentados Fabiano e Galeno.

    A segunda parte não trouxe grandes novidades relativamente ao final da primeira. Estranhamente, o SC Braga não esboçou diferenças em relação ao primeiro tempo: continuava com um jogo indolente e previsível, pincelado com execuções técnicas bonitas, mas sem resultados práticos. O tempo ia passando, mais monótono e parado do que na primeira parte. Aos 60 minutos, Carvalhal já tinha feito mais uma dupla substituição: sinal de que não estava, de todo, satisfeito. Lucas Mineiro e Abel Ruiz entraram para os lugares dos apagados André Horta e Mario González. O jogo entrava na sua fase decisiva e parecia óbvio que o Paços prepara este jogo com toda a intenção de vencer, mas que o golo podia cair para qualquer lado. Cinco minutos depois de ter entrado, Lucas Mineiro pôs ordem no meio campo e assistiu Ricardo Horta para o que seria um golaço, mas a bola passou a rasar a barra.

    Depois das alterações de Jorge Simão, o jogo voltou a aquecer: Delgado e Tanque refrescaram o ataque e, no último terço, o Paços voltou a ficar mais intenso.

    Apesar de não haver oportunidades, com o passar dos minutos sentia-se que o Paços de Ferreira marcaria a qualquer momento. O SC Braga, mesmo depois das substituições, esteve irreconhecível porque, com o passar dos minutos, até aproximações à área pacense deixaram de existir.

    Apesar do Paços estar por cima no jogo, à entrada dos últimos cinco minutos, Jorge Simão mostrou que considerava o empate um bom resultado, abdicando de jogar com mais um avançado e reforçando o meio-campo com Matchoi (Fernando também saiu, mas por lesão).

    E embalo era, contudo, tão grande que os castores nunca desistiram e o SC Braga foi sempre impotente.

    O improvável e injusto podia ter mesmo acontecido quando, já nos descontos, Galeno culminou uma exibição muito pobre com uma oportunidade claríssima quando, sozinho em frente a André Ferreira, devia ter feito muito mais. O guardião pacense nem teve de se esticar para agarrar a bola.

    Até final, não houve muito mais a contar. Se antes do jogo, o empate pareceria melhor aos visitados, depois do jogo fica a sensação que a vitória nunca chegaria ao SC Braga.

     

    A FIGURA

    Antunes – Quem sabe não esquece. O defesa esquerdo esteve muitas vezes ligado ao jogo ofensivo da equipa, teve muitas boas decisões e foi venenoso nas bolas paradas. Merecia um golo.

     

    O FORA DE JOGO

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Galeno – Muito pouco se quiser voltar a ganhar a titularidade. Este não é o Galeno de outros tempos. Lançado ao intervalo para alterar o jogo, o brasileiro foi muito solicitado pela equipa, mas decidiu sempre mal. Mesmo no fim, falhou uma oportunidade evidente de golo.

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC PAÇOS DE FERREIRA

    Já poucas surpresas existem entre as equipas do campeonato. Jorge Simão foi fiel a si mesmo nesta partida: a única alteração em relação ao onze que tinha vencido em Portimão foi a troca de pontas-de-lança (saiu Douglas Tanque e entrou Denilson). A troca não foi feliz, porque Denilson foi muito perdulário, mas montada num 4-2-3-1, a equipa jogou muito bem e deu bons sinais para o futuro. Luiz Carlos e Eustáquio formam um belo duplo-pivot e os extremos Hélder Ferreira e Lucas Silva atacam bem a profundidade. O ponto fraco deste Paços talvez seja a falta de um matador… João Pedro não tem jogado perante a concorrência de Denilson e Tanque: talvez venha a ser uma opção.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    André Ferreira (6)

    Fernando (6)

    Flávio Ramos (6)

    Maracás (6)

    Antunes (7)

    Luiz Carlos (7)

    Eustáquio (6)

    Nuno Santos (6)

    Lucas Silva (6)

    Hélder Ferreira (6)

    Denilson (4)

    SUBS UTILIZADOS

    Delgado (5)

    Douglas Tanque (5)

    Matchoi (5)

    Jorge Silva (5)

     

    ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

    Depois das seleções, muitas alterações no onze dos bracarenses que têm tido um início de época muito irregular. Yan Couto, Chiquinho e Diogo Leite, recém-contratados, saltaram para o onze e ainda houve uma troca de pontas-de-lança. Recentemente estreado na seleção espanhola, Abel Ruiz foi para o banco, dando lugar ao compatriota Mario Gonzalez. Os protagonistas mudaram, mas o sistema manteve-se (3-4-3), ainda que com novidades (a maior delas talvez fosse Fábio Martins a fazer lembrar Galeno, na posição de ala esquerdo). A espaços, conseguiu perceber-se que a ideia da equipa está lá, mas no geral este foi um jogo pouco conseguido pelos bracarenses. André Horta não esteve ao nível de outros jogos e, no último terço, a equipa ressentiu-se. O meio-campo não funcionou tão rápido como noutras alturas e as substituições, ainda que fizessem sentido, nada acrescentaram.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Matheus (5)

    Yan Couto (4)

    Tormena (6)

    Paulo Oliveira (5)

    Diogo Leite (6)

    Fábio Martins (5)

    Al Musrati (5)

    André Horta (4)

    Chiquinho (4)

    Ricardo Horta (6)

    Mario Gonzalez (4)

    SUBS UTILIZADOS

    Lucas Mineiro (5)

    Galeno (4)

    Abel Ruiz (4)

    Fabiano (4)

     

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    SC Braga

    BnR: Fez duas substituições ao intervalo, mas não conseguiu mudar o resultado. Estava à espera de uma resposta diferente de alguns jogadores?

    Carlos Carvalhal: Nós fazemos as substituições sempre com o intuito de melhorar a equipa. Passámos o Fábio para a direita e pusemos o Galeno a fazer todo o flanco esquerdo. O Yuri também estava sem ritmo e decidimos meter o Fabiano. Esperávamos marcar golos, fundamentalmente. Ninguém vem a Paços fazer um ataque avassalador e conseguir criar imensas oportunidades.

    FC Paços de Ferreira

    BnR: Tem alternado muito os pontas-de-lança. O que é que o Denilson, o Douglas Tanque e mesmo o João Pedro podem dar de diferente à equipa?

    Jorge Simão: Estamos a falar de pontas-de-lança diferentes. Começo pelo João Pedro: gosto muito dele, sou um admirador das suas qualidades e até estou a trabalhar com ele funções diferentes do que ele tem vindo a desempenhar na sua carreira. Acho que, tendo o Denilson e o Tanque para essa posição, não quero deixar cair o João. O Denilson é um jogador diferente do Tanque. O Denilson fez, hoje, uma exibição boa: está nas situações de golo e isso, conquistá-las, é mérito. Não finalizou, mas isso é futebol. O Tanque é um ponta-de-lança mais posicional, mais forte a segurar a bola e com um pé esquerdo que é uma bênção.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    José Alberto Machado
    José Alberto Machadohttp://mariooliveira
    Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Al Ahli vence e elimina Al Hilal de Jorge Jesus da Champions League Asiática nas meias finais

    O Al Ahli é o primeiro finalista da Champions League Asiática. Nas meias finais, sauditas eliminam o Al Hilal de Jorge Jesus.

    Kaio César revoltado com Jorge Jesus após ser substituido 10 minutos depois de entrar no Al Hilal x Al Ahli

    Kaio César entrou aos 57 minutos e foi substituído aos 67 minutos. O extremo ficou muito chateado com a decisão de Jorge Jesus.

    Carlo Ancelotti com reservas quanto a assumir a seleção do Brasil

    Carlo Ancelotti é negócio praticamente certo para a seleção do Brasil. Ainda assim, o técnico tem algumas condicionantes.

    Farense perde Ricardo Velho para a parte final da temporada

    Ricardo Velho foi operado ao joelho e vai falhar os restantes três jogos do Farense para a Primeira Liga. O conjunto ocupa o 17º. lugar da competição.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Gabriel Martinelli em antevisão ao Arsenal x PSG: «O clube nunca ganhou a Champions League e merece ganhar»

    Gabriel Martinelli esteve presente na sala de imprensa para fazer a antevisão ao encontro entre o Arsenal e o PSG das meias finais da Champions League.

    Daniel Borges renova contrato com Santa Clara até 2030

    O Santa Clara oficializou a renovação do contrato de Daniel Borges. O médio brasileiro de 22 anos prolongou o vínculo até 2030.

    FC Porto treinou nesta terça-feira com 3 baixas

    O FC Porto fez mais um treino de preparação para o jogo frente ao Moreirense, nesta sexta-feira. Martín Anselmi teve três baixas na sessão.

    Fratura na laringe afasta Diogo Leite até ao final da temporada

    Diogo Leite não deve voltar a jogar esta época, depois de lhe ter sido diagnosticada uma fratura na laringe no jogo entre o Bochum e o Union Berlin.

    Fechado: Eric Dier deixa o Bayern Munique e ruma à Ligue 1

    Está definido o futuro de Eric Dier. O defesa-central inglês vai deixar o Bayern Munique para ser reforço do AS Mónaco.

    Carlo Ancelotti a um passo da Seleção Brasileira: Há novidades

    Carlo Ancelotti aterrou em Madrid com emissários da CBF para finalizar o acordo com a canarinha. O técnico italiano vai deixar os merengues.

    João Moutinho pode deixar Itália a título definitivo e ficar na Polónia: Há concorrência

    João Moutinho é um lateral-esquerdo de 27 anos que está emprestado pelo Spezia ao Jagiellonia, da Polónia. Português pode ficar em definitivo.

    Christian Erkisen deixa elogios aos adeptos do Manchester United: «Foi especial»

    Christian Eriksen deixou elogios aos adeptos do Manchester United, revelando que o seu apoio foi importante no triunfo contra o Lyon.

    FC Porto pondera saída de Pepê no mercado de verão

    O FC Porto pode deixar sair Pepê no próximo mercado de transferências. O rendimento do jogador está abaixo do esperado.

    Atlético CP brinca com o apagão: «Sempre me disseram que o último apaga a luz»

    Portugal viveu uma situação especial nesta segunda-feira, com um apagão geral. Atlético CP fez uma brincadeira nas redes sociais.