Muita vontade e pouca objetividade | Vitória SC 0-0 Braga

- Advertisement -

Em mais um capítulo do grande dérbi do Minho, o Vitoria Sport Clube e o Braga não foram além de um empate que “deixou a desejar”, numa partida onde houve vontade, isso é facto, mas sem eficácia.

O confronto realizou-se no Estádio D. Afonso Henriques, campo que teve, neste jogo, o seu recorde de público na atual temporada com cerca de 28 000 pessoas. Sem dúvida que fora de campo os adeptos deram um espetáculo estando a cantar do início ao fim do confronto.

Nos minutos iniciais foi notório o respeito de ambos os lados. Pouco risco nas saídas a jogar, devido à pressão exercida, e uma aposta clara na velocidade dos homens da frente, com Telmo Arcanjo, do Vitória SC, a ser um dos jogadores mais ativos. O primeiro quarto de hora foi conduzido pelos vimaranenses.

A partir dessa altura o dérbi do Minho ficou marcado por um futebol muito ofensivo, parte a parte. Os extremos de ambas as equipas foram o destaque, à cabeça Roger Fernandes e Arcanjo, sendo explorados a todo o instante com variações de jogo. Do Vitória Tiago Silva, como de costume, foi quem pautou e dos bracarenses era Ricardo Horta ou João Moutinho. Estes homens foram a “cola” dos seus conjuntos.

Contudo, apesar da vontade, não houve oportunidades claras, na primeira parte, além de um remate de Roger – já na reta final – em que Bruno Varela foi obrigado a fazer uma intervenção com maior dificuldade.

Ao longo dos 90 minutos, o Vitória SC foi quem deu sinais de estar mais perto do golo, mas sem objetividade ficou difícil colocar os bracarenses numa posição de desconforto.

Já na segunda parte, Carvalhal mexeu com Robson Bambu no lugar de Arrey-Mbi, mudança que manteve as setas viradas para a sua baliza. Os vitorianos pareciam estar perto de um tento que lhes daria a vantagem e o conforto que necessitavam para se aproximar dos lugares cimeiros da tabela, no entanto, apesar das tentativas de Villanueva, Nuno Santos e Telmo Arcanjo, Lukas Hornicek – guarda-redes do Braga – não teve trabalho.

O domínio existia, mas a certa altura o dérbi viveu de duelos no meio-campo, sem grandes motivos para sorrir para quem estava a assistir. A expectativa que existia neste clássico do futebol português foi se esfumando ao mesmo tempo que o jogo ia chegando ao fim.

Perto do apito final acabaria por surgir a melhor oportunidade do encontro com Jesús Ramírez em destaque, numa finalização que faltou pontaria. A jornada mais esperada fica marcada por muito equilíbrio, intensidade e ausência de golos.

Na minha opinião, os melhores em campo foram Tiago Silva e Telmo Arcanjo. Tanto o médio como o extremo foram os mais inconformados, um a administrar e o outro a agitar. 

Este empate na 22.ª jornada deixa o Braga em quarto lugar da Primeira Liga com 44 pontos e o Vitória SC está com 31 pontos na sétima posição.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica bisa e coloca a Argélia no Mundial 2026

A Argélia venceu por 3-0, num jogo em que o antigo alvo do Benfica Mohamed Amoura marcou dois golos e garantiu a qualificação para o Mundial.

Olheiro BnR | Jim Thwaites

Jim Alec Joseph Thwaites é uma das maiores promessas do futebol inglês e da formação do Manchester United.

FC Porto e Sporting multados pelo comportamento dos adeptos na última jornada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada. 

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025

PUB

Mais Artigos Populares

Caso Lamine Yamal | O conflito entre o Barcelona e a Federação Espanhola

Lamine Yamal costuma ser notícia por vários motivos, desde a sua vida pessoal, à sua vida amorosa, a atitudes que muitos consideram pouco humildes

Cristiano Ronaldo deixa mensagem antes do Portugal x Irlanda: «Focados na nossa missão»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado português falou antes do encontro da equipa das quinas frente à Irlanda.

Luís Freire e João Carvalho confiantes para o jogo de Portugal Sub-21 com a Bulgária: «Temos um grupo unido, alegre e confiante, com qualidade...

O treinador e o guarda-redes da seleção Sub-21 de Portugal mostraram otimismo sobre o jogo de qualificação contra a Bulgária.