Rio Ave FC 0-1 Vitória SC: Golo solitário rumo à Europa

    A CRÓNICA: VITÓRIA BATE O RIO AVE E GARANTE ACESSO ÀS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

    Em jogo a contar para a ronda 32 da primeira liga portuguesa, o Rio Ave FC recebeu o Vitória SC, no Estádio dos Arcos.

    A viverem contextos completamente distintos esta época, as duas equipas entraram em campo com o mesmo objetivo, o triunfo. O Rio Ave, com o objetivo da manutenção garantido, procurava alcançar a melhor classificação possível. Já o Vitória pretendia garantir o acesso às competições europeias, feito que poderia ser alcançado em caso de triunfo visitante.

    O jogo começou bastante equilibrado com as duas equipas a procurarem as balizas adversárias. Se aos 10 minutos houvessem golos não seria surpresa para ninguém. Contudo, tanto Bruno Varela como Magrão fecharam as portas aos golos. Mesmo com o vento a não dar tréguas, algo já bastante característico de Vila do Conde, as duas equipas contrariavam esse fator e davam um bom espetáculo de futebol.

    O jogo não abrandou e até ao final da primeira parte foram surgindo oportunidades que, com um pouco mais de destreza, poderiam ter dado golo. A mais flagrante ocorreu aos 21 minutos quando Leonardo Ruiz, através de um cabeceamento, respondeu ao cruzamento de Paulo Vítor e obrigou o guarda-redes do Vitória a aplicar-se.

    Primeira parte sem golos, mas com muito futebol. As duas equipas estavam acesas e faziam aquecer aquilo que o vento arrefecia.

    Ao intervalo, Moreno, treinador do Vitória, substituiu Miguel Maga por Bruno Gaspar.

    Na entrada para a segunda parte as duas formações continuaram a carregar e, mesmo tendo ido para os balneários, não abrandaram o ritmo que estavam a aplicar no primeiro tempo. O Vitória, mais eficaz que os Rioavistas, chegou ao golo aos 55 minutos. Após um canto batido por Tiago Silva, Mikel Villanueva desviou ao primeiro poste e Tomás Handel apareceu para finalizar.

    Com o golo os vitorianos procuraram acalmar o jogo, porém o Rio Ave não pretendia desiludir os seus adeptos e mantinha o ritmo atacante elevado. Foram sucessivas as tentativas de golo, mas sempre sem eficácia.

    O jogo esteve ligado à ficha até ao fim, porém valeu a eficácia e os três pontos viajam para Guimarães. O Vitória confirma assim o acesso às competições europeias.

    A FIGURA:

    Tomás Handel
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Tomás Handel Marcou o golo da vitória, jogou e fez jogar. Demonstrou ser uma peça fundamental no meio-campo do Vitória.

    O FORA DE JOGO

    Jota Silva Vitória SC SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Jota Silva Correr como um desalmado não é tudo. Poucas ou quase nenhumas intervenções teve no jogo.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA:

    Vitória SC

    BnR: O vento é sempre muito característico aqui em Vila do Conde. Como preparou o jogou e que conselhos passou para os atletas com base na experiência que teve como jogador?

    Moreno Teixeira: O Rio Ave está mais adaptado a esta questão do vento, nós lá em Guimarães não conseguimos ter estas condições. Contudo o vento foi mau para as duas equipas. A mensagem que passei foi para tentarmos ter mais bola e não complicarmos a nossa vida. Se tivéssemos que jogar mais direto jogávamos e se tivéssemos de jogar menos direto jogamos. Mesmo assim e por acaso até foi contra o vento que marcamos o nosso golo.

    Rio Ave FC

    BnR: Há poucas jornadas referiu que o objetivo da época eram os 35 pontos e o que viesse a mais era de acréscimo. Com esta tranquilidade vai procurar lançar jogadores com menos minutos?

    Luís Freire: Temos de preparar o futuro do Rio Ave, não pode ser só o presente. Ao longo da época lançamos vários jogadores e agora com a manutenção garantida vamos procurar lançar mais e começar a preparar a próxima época para o Rio Ave ter um plantel mais maduro no próximo ano.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Mallorca vence Real Valladolid e chega ao top-4 da La Liga

    O Mallorca venceu esta noite o Real Valladolid na oitava jornada da La Liga. Conjunto espanhol vai passar a noite no top-4.

    Ian Cathro: «Só sei que marcaram um golo quando um dos nossos jogadores estava no chão»

    O Sporting venceu fora de casa o Estoril-Praia por 3-0 na sétima jornada da Liga Portugal. Ian Cathro já analisou o encontro.

    Rúben Amorim: «Não podíamos ter mais pontos do que temos. Os rivais estão mesmo aí também»

    O Sporting venceu fora de casa o Estoril-Praia por 3-0 na sétima jornada da Liga Portugal. Rúben Amorim já analisou o encontro.

    Daniel Bragança fez o 3-0 do Sporting: o terceiro consecutivo na Primeira Liga

    Foi já depois dos 90 que o resultado ficou fechado. Daniel Bragança fez o 3-0 dos leões diante do Estoril Praia.

    Geny Catamo: «O mais importante é não sofrer golos»

    O Sporting venceu fora de casa o Estoril-Praia por...
    João Sá Ferreira
    João Sá Ferreira
    O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.