Rio Ave FC 1-1 Casa Pia AC: Entradas apáticas ditam empate no final

- Advertisement -

No Estádio dos Arcos, o Rio Ave FC recebeu o Casa Pia AC para disputar a 28º jornada da Primeira Liga. Tranquilas na tabela classificativa e com a permanência segura, as duas equipas que já não ganham há dois jogos consecutivos procuram, desta forma, contrariar a má fase e disputar os três pontos. Em caso de vitória o Casa Pia pode igualar o Vitória SC na classificação e continuar a lutar pela Europa.

O jogo começou morno e sem grandes ocasiões nos primeiros dez minutos. Mais confortável com bola, o Casa Pia procurava tirar partido da velocidade do nigeriano Saviour Godwin e ferir a defesa do Rio Ave. 

Foi preciso chegar aos 17 minutos para surgir a primeira ocasião clara de golo no jogo. Ângelo Neto conduziu a bola pelo meio e com um grande passe isolou Rafael Martins que, no frente a frente com Jhonathan Luiz, não desperdiçou. Estava feito o primeiro golo na partida.

Foi preciso sofrer para que a equipa da casa aparecesse ao jogo. Até ao golo o Rio Ave não tinha criado praticamente nenhuma ação ofensiva que assustasse a equipa visitante. Os rioavistas passaram a ter mais bola e estavam mais aventurados no ataque, porém sem grande perigo.

Primeira parte apática da equipa do Rio Ave que não conseguiu reagir ao golo sofrido nos primeiros 20 minutos de jogo. Valia o golo de Rafael Martins que tranquilizava os Gansos no jogo.

Ao intervalo, Luís Freire fez entrar Sávio e Hernâni para os lugares de Emmanuel Boateng e Patrick William. O técnico português fazia subir Fábio Ronaldo no terreno e dava, dessa forma, mais projeção ofensiva ao ataque rioavista.

Completamente diferente da primeira metade do jogo, o Rio Ave entrou bem vivo para a segunda parte. A beneficiar de bons lances de ataque não foi preciso muito tempo para que a equipa da casa chegasse ao empate. Aos 52 minutos, através de um pontapé de canto, Renato Pantalon cabeceou para o fundo das redes da baliza defendida por Ricardo Batista.

As substituições ao intervalo estavam a surtir efeito na equipa da casa. Hernâni veio agitar o ataque e o Rio Ave estava, nos primeiros 20 minutos da segunda parte, por cima do jogo.

O jogo amornou e nenhuma das equipas conseguia desatar o nulo no marcador. Com mais posse, os da casa criavam, mas não conseguiam dar a volta ao resultado. Por sua vez, os gansos apostavam sempre em passes longos, de modo a aproveitar a velocidade dos extremos, mas sem critério.

O empate é o reflexo de duas partes mornas onde nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar verdadeiramente no jogo.  

A FIGURA

André Pereira – O mais perigoso do Rio Ave até ser substituído. Esteve praticamente em todos os lances de ataque da equipa. Fez a assistência para o golo de Renato Pantalon. 

O FORA DE JOGO

Rio Ave FC
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Patrick William – Esteve ausente do jogo na primeira parte e não conseguiu segurar o ponta de lança do Casa Pia. Levou o 5º amarelo e falha a próxima jornada frente ao Boavista. 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

RIO AVE FC

BnR: O facto de ter sofrido nos primeiros 20 minutos pode ter ditado de certa forma o jogo uma vez que a sua equipa teve de andar atrás do prejuízo?

Luís Freire: O Casa Pia é uma equipa muito competente na forma como defende e sente-se confortável nesse jogo mais defensivo quando não tem que assumir. Da nossa parte tínhamos de ser o contrário. Tínhamos de ser uma equipa que acelerasse a bola, mas não conseguimos materializar esse maior ascendente na segunda parte.

CASA PIA AC

BnR: Considerando a escassez de oportunidades e um crescendo do Rio Ave na segunda parte, na sua opinião, o empate é justo?

Filipe Martins: Sim. Fomos melhores na primeira parte, mas o golo deu positividade ao Rio Ave e a partir daí fomo-nos recompondo através de bolas paradas. Foi um jogo com poucas oportunidades, de parte a parte, e acho que não seria justo nenhuma das equipas sair daqui com a vitória.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto recorda pai após conquistar a Taça da Liga: «Tenho a certeza que ficaria orgulhoso»

Luís Pinto falou aos jornalistas após a final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.

Francisco Cabral e Lucas Miedler conquistam ATP 250 de Brisbane na Austrália

Francisco Cabral e Lucas Miedler venceram a dupla britânica Julian Cash e Lloyd Glasspool e ganharam o ATP 250 de Brisbane.

Luís Pinto aborda reviravoltas frente a FC Porto, Sporting e Braga: «Acredito que isso foi essencial»

Luís Pinto falou aos jornalistas após a final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.

Carlos Vicens e o penálti falhado de Rodrigo Zalazar no Vitória SC x Braga: «Assumiu a responsabilidade e foi uma grande defesa»

Carlos Vicens falou aos jornalistas após a final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais da CAN 2025

A CAN 2025 está a chegar à sua fase decisiva. Senegal, Egito, Nigéria e Marrocos são as quatro seleções que estão nas meias-finais.

Valencia cede empate frente ao Elche e Villarreal ganha e reforça terceiro lugar na La Liga

O Valencia empatou a um golo em casa frente ao Elche, na jornada 19 da La Liga. Já o Villarreal bateu o Alavés por 3-1.

Samu Silva enaltece triunfo do Vitória SC na Taça da Liga: «Enorme orgulho poder ficar na história deste grande clube e na história do...

Samu Silva falou após a conquista da Taça da Liga por parte do Vitória SC. O capitão dos vimaranenses enalteceu a capacidade de entrega da equipa.