Belenenses 1-1 Marítimo: Sem provar o sabor dos 3 pontos

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Ainda não foi desta que Belenenses e Marítimo conseguiram somar três pontos no campeonato. A equipa de Ricardo Sá Pinto acusou alguma falta de frescura (como o técnico reconheceu na análise à partida) após o brilhante apuramento europeu, demonstrando previsibilidade e dificuldades na criação ofensiva. Os azuis ainda têm de se habituar a fazer dois jogos por semana. Já os insulares, que estiveram melhor na primeira parte, limitaram-se a segurar a magra vantagem (Ivo Vieira tirou um extremo e colocou mais um médio ao intervalo) na etapa complementar e permitiram que o adversário fizesse a igualdade. No final, o empate acaba por ser o resultado mais justo.

Não foi pela ausência de Carlos Martins, nos azuis, e de Marega, nos madeirenses, que o jogo não teve animação na primeira parte. O Restelo assistiu a um jogo aberto, com duas equipas à procura da vitória. A estratégia do Belém passou pela exploração das costas da defesa insular, mas o conjunto da casa, à excepção de uma jogada em que Miguel Rosa apareceu na cara de Salin, raramente conseguiu incomodar o adversário, ora por ser assinalado fora-de-jogo (Tiago Caeiro foi apanhado várias vezes), ora por o guardião francês antecipar os lances. A equipa de Sá Pinto demonstrou fraca ligação entre sectores, com a bola a passar pouco pelos médios Rúben Pinto e André Sousa, e praticamente não teve oportunidades para marcar. O Marítimo foi mais esclarecido ofensivamente, explorando bem a velocidade dos seus homens mais adiantados. Édgar Costa, após deixar Filipe Ferreira para trás, viu Ventura negar-lhe o golo, que chegaria na sequência de um canto. Fransérgio subiu mais alto e aproveitou uma saída algo tardia do guarda-redes português para adiantar a turma de Ivo Vieira, que, mesmo sem atacar mais, atacou melhor do que o adversário.

O início de segunda parte trouxe um Marítimo cauteloso e com um meio campo reforçado. Ivo Vieira fez entrar Éber Bessa, que se colocou ao lado de Fransérgio, e abdicou do extremo André Xavier, que passou ao lado do jogo. O Belenenses teve dificuldades para ultrapassar o bloco madeirense (Sturgeon ia sendo o único a sobressair) e obrigou Sá Pinto a mexer no ataque. Tiago Caeiro não esteve no seu melhor, e a sua saída, juntamente com as entradas de Camará e Betinho, serviu para empurrar os homens do Restelo para a frente. As bolas foram sendo bombeadas para a área e, num desses lances, Camará cruzou largo para o segundo poste, onde surgiu Rúben Pinto a colocar a bola para o “Nolito português”, Miguel Rosa, encostar para dentro das redes. Estava feito o empate, uma recompensa merecida para os guerreiros de Sá Pinto. O jogo continuou embrulhado, com as duas equipas a revelarem incapacidade para irem à procura da vitória. Ainda assim, houve uma oportunidade para cada lado e uma boa resposta dos guarda-redes. Salin travou um cabeceamento de Sturgeon, e Ventura fez a defesa da tarde a um livre de Tiago Rodrigues, que ainda foi a tempo de ser expulso por acumulação de amarelos.

Foi de Miguel Rosa que nasceu a oportunidade mais perigosa da primeira parte Fonte: Facebook do Belenenses
Foi de Miguel Rosa que nasceu a oportunidade mais perigosa da primeira parte
Fonte: Facebook do Belenenses

A equipa da casa foi vítima de uma problemática consistente: a falta de continuidade nas competições europeias. Os jogos a meio da semana são fatais para as formações portuguesas e estas acabam sempre por sucumbir ao cansaço. No meio da falta de ideias tivemos um Miguel Rosa a tentar levar a equipa para a frente, embora nem sempre da melhor forma, e Sturgeon a assumir-se como o principal quebra-cabeças para a defensiva do Marítimo. O Belenenses tem um plantel capaz de repetir o sucesso da época transacta, resta saber qual será o peso que os jogos europeus terão no conjunto de Sá Pinto.

O Marítimo também se prepara para repetir o que fez na temporada anterior. Não há equipa para almejar voos muito altos, mas há qualidade suficiente para realizar uma época tranquila. No jogo de hoje em específico, a dupla de centrais composta por Deyvison e Raúl secou Tiago Caeiro com a ajuda de Fransérgio, imponente no meio campo. Dyego Souza fez com que não se sentisse a ausência de Marega no ataque, onde Édgar Costa, com a sua velocidade, criou problemas aos laterais adversários. Pela negativa destacou-se Rúben Ferreira, bastante conflituoso e com dificuldades perante Sturgeon, e o médio Tiago Rodrigues, sobretudo pela expulsão.

A Figura:

Fransérgio – A clarividência que faltou às duas equipas foi sempre contrastante com a serenidade que o médio do Marítimo empregou no jogo. Seguro a sair a jogar e imponente a recuperar bolas, Fransérgio carimbou a boa exibição com o golo que deu vantagem momentânea aos insulares.

O Fora-de-jogo:

Tiago Rodrigues – Não vinha fazendo uma exibição particularmente positiva, tendo pouco peso na criação ofensiva da equipa de Ivo Vieira, mas é pelo disparate desnecessário já na parte final do encontro que merece esta nota negativa. Simulou uma falta, agarrou-se à bola e recebeu o segundo amarelo.

Artigo de Alexandre Ribeiro e Tomás da Cunha

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Adversário de Portugal à vista: Onde ver o playoff decisivo entre RD Congo e Jamaica de acesso ao Mundial 2026?

O Grupo K do Mundial 2026, composto por Portugal, Colômbia e Uzbequistão, conhecerá o último membro no playoff marcado para as 22h do dia 31 de março.

Jermain Defoe inicia carreira de treinador no Woking

Antigo avançado do Tottenham, Jermaine Defoe foi anunciado como novo treinador do Woking, da National League, e já tem estreia marcada frente ao Eastleigh.

Basquetebol: Benfica derrota Ovarense e mantém-se no topo da tabela

O Benfica manteve a liderança da Liga de Basquetebol com uma vitória sobre o Ovarense por 89-70, na 18.ª jornada da fase regular.

Antigo jogador do Sporting pode renovar com o Estrela da Amadora

Renan Ribeiro pode continuar no Estrela da Amadora. O brasileiro chegou à Reboleira no começo da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona volta a dominar o Real Madrid e reforça liderança da La Liga Feminina

Na 27.ª jornada da La Liga Feminina, o Barcelona venceu mais um 'El Clásico' frente ao Real Madrid, por três bolas a zero.

David Beckham elogia Michael Carrick e apoia continuidade no Manchester United: «Exatamente o que esperávamos»

David Beckham reforçou os elogios a Michael Carrick. A antiga estrela dos red devils destacou a capacidade do treinador em unir a equipa como um dos principais motivos para merecer o cargo a longo prazo.

Colômbia de Luis Suárez e Richard Ríos derrotada pela França em preparação para o Mundial 2026

Luis Suárez e Richard Ríos foram titulares no desaire da Colombia diante da França por 3-1, no segundo jogo de preparação para o Mundial 2026.