FC Porto 1-0 SC Braga: Até que Soares nos separe

- Advertisement -

O FC Porto venceu o SC Braga por 1-0 no jogo grande da jornada dez. Numa partida equilibrada e com várias ocasiões desperdiçadas, valeu Soares para desfazer a igualdade no encontro e no topo da classificação. Os dragões são líderes isolados.

Casa cheia no Dragão para o jogo da jornada: frente a frente os dois líderes da tabela, num duelo pela liderança isolada. Do lado azul e branco, Casillas, Felipe e Alex Telles são os três totalistas em jogos a contar para o campeonato e, em relação ao encontro da Liga dos Campeões, frente ao Lokomotiv, Soares voltou à titularidade para o lugar de Herrera. Já no SC Braga, Abel apenas promoveu uma alteração em relação em embate com o Vitória Futebol Clube, deixando Fábio Martins no banco e fazendo alinhar Ricardo Horta. Ambos com 21 pontos à entrada para esta ronda, dragões e guerreiros distinguiam-se pela forma como perderam os seis pontos até ao momento, com duas derrotas para o FC Porto e três empates registados pelos minhotos.

Com ambiente de clássico nas bancadas, foi o FC Porto a protagonizar a primeira aproximação à baliza adversária, por intermédio de Óliver. Aos cinco minutos, o grande destaque da equipa nos últimos jogos testou a pontaria, com um remate que acabou por sair por cima da baliza de Tiago Sá. O SC Braga entrou sem receio na partida e disposto a dividir o jogo no Dragão e, aos 19 minutos, conseguiu o primeiro remate enquadrado do encontro, com Paulinho a desviar para as mãos de Casillas.

O Dragão já se preparava para gritar golo quando Óliver serviu Maxi Pereira, aos 22’, mas o remate forte do uruguaio não foi suficiente para bater Tiago Sá, que com uma defesa apertada segurou o nulo. Sem querer deixar o lance sem resposta, Dyego Sousa apareceu solto na área e deixou o público em suspenso, mas o cabeceamento ao lado após cruzamento de Sequeira voltou a devolver o fôlego aos adeptos portistas que encheram as bancadas do recinto.

Brahimi teve nos pés talvez a melhor ocasião do primeiro tempo, mas Tiago Sá voltou a agigantar-se entre os postes. O cruzamento foi de Corona, Marega deixou passar para o argelino que, apesar do remate forte, viu o guarda-redes do Braga negar novamente o golo. Casillas também teve tempo para uma boa defesa, a remate de Esgaio.

Jogo muito divido até ao final
Fonte: Bola na Rede

A segunda parte começou com maior ascendente azul e branco, ao assegurar mais posse de bola no meio campo adversário, mas foram os visitantes a fazer tremer a barra da baliza de Casillas e as cerca de 48.000 pessoas presentes. Aos 56 minutos Esgaio apareceu novamente com perigo e, com um remate forte, atirou à trave. Por pouco o SC Braga não desbloqueava o marcador.

E se no futebol os erros por vezes se pagam caros, Bruno Viana pode agradecer à falta de crença de Marega pelo facto de a sua falha não ter dado o primeiro da partida. O maliano, solto de marcação em frente à baliza, demorou um segundo a mais a assimilar a chegada da bola e permitiu que Bruno Viana se redimisse e aparecesse a tempo para limpar um lance que, mais uma vez, levava carimbo de golo. Do banco, a primeira substituição de Sérgio Conceição dava um sinal claro de aposta no ataque: Maxi Pereira saiu para o lugar de Otávio aos 62 minutos.

E num duelo de ocasiões, FC Porto e SC Braga iam desperdiçando as oportunidades de perigo. Um lance de envolvência do ataque azul e branco terminou com a falta de acerto de Soares, que não conseguiu o desvio. Na resposta, a formação de Abel Ferreira voltou a acertar na barra, desta vez após um remate potente de Fransérgio.

Nos últimos dez minutos os dragões tomaram conta do meio campo adversário e o público fez a sua parte ao puxar pela equipa. O certo, é que funcionou. Aos 88 minutos apareceu Tiquinho para fazer o que faltava. Cruzamento com conta, peso e medida de Otávio e Soares, à ponta de lança, a não desperdiçar. O Dragão explodiu, estava feito o 1-0.

Num duelo equilibrado e marcado pelas ocasiões desperdiçadas, o único golo acabou por surgir já perto do minuto 90 e não deixou ao SC Braga tempo de resposta. Soares desbloqueou as duas igualdades entre as equipas, tanto no jogo como no topo da classificação, e aqueceu a noite dos presentes no Dragão. Frente a um dos candidatos ao título, o FC Porto conseguiu uma vitória importante e os três pontos que permitem aumentar distâncias na frente. Já o SC Braga, registou a primeira derrota na prova.

Onze inicial FC Porto: Casillas, Maxi Pereira (Otávio, 62’), Éder Militão, Felipe, Alex Telles, Danilo, Óliver Torres (Hernâni, 83’), Corona, Brahimi (Herrera, 71’), Marega e Soares

Onze inicial SC Braga: Tiago Sá; Marcelo Goiano (Fábio Martins, 90’), Bruno Viana, Pablo e Sequeira; Esgaio, Fransérgio, Claudemir e Ricardo Horta (Wilson Eduardo, 82’); Paulinho (Palhinha, 78’) e Dyego Sousa

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal já conhece possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações

Portugal já conhece leque de possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações. Seleção nacional está no pote 1 da Liga A.

Médio do Benfica B elogia Andreas Schjelderup: «Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível»

Tomás Cruz deixou elogios a Andreas Schjelderup, médio do Benfica B que tem sido chamado por José Mourinho para os treinos da equipa principal.

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

Irmão de Paul Pogba aborda estado físico do internacional francês: «É frustrante, não só para ele»

O irmão de Paul Pogba abordou o estado físico do médio francês e confessou as dificuldades sentidas na recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

Al Nassr de Jorge Jesus derrota Arkadag na Champions League Asiática 2 sem Cristiano Ronaldo e João Felix

O Al Nassr de Jorge Jesus venceu o Arkadag por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Champions League Asiática 2.

Real Madrid pondera vender jogador que ainda nem comprou por propostas de 80 milhões de euros

Nico Paz vai ser repatriado pelo Real Madrid, mas pode nem sequer voltar a jogar pelos merengues. Espanhóis abertos a venda choruda.