Obrigado por existires

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Devem existir poucas coisas mais enternecedoras do que vermos espelhados, em pessoas mais novas, estados de alma que já nos pertenceram. Regressamos ao passado, e compreendemos o olhar de indefinição que, paradoxalmente, reflecte a tranquilidade de um “eu” com menos conhecimento sobre o mundo e suas vicissitudes.

Isso aconteceu-me, recentemente, num almoço de família. Uma pergunta empurrou-me para o passado. Para uma altura em que já não bastava, apenas, uma bola e espaço para jogar para me sentir realizado. Era preciso mais alguma coisa, mas eu não sabia o quê, e então perguntava, como me perguntaram a mim: “Qual é a tua música preferida?”.

Claro que ninguém me sabia responder a perguntas como esta. Nem eu soube. É certo que me vieram à cabeça “intro’s” como as da “One”, dos Metallica, ou da N.I.B., dos Black Sabbath, a harmonia da “Black”, dos Pearl Jam, ou da “April”, dos Deep Purple, genialidades tiradas de autores como Dylan, Tom Waits, System of a Down, Bowie, Royksopp, Massive Attack, Radiohead ou, mais recentemente, Tycho… e muito mais, naquela fracção de segundo. Mas jamais me conseguiria aproximar da resposta certa.

aa
Campanha de Marketing do Sporting CP ilustra bem a forma como se vive o “nosso” derby
Fonte: Facebook do Sporting

Pura e simplesmente, não me conheço a esse nível, mas foi enternecedor olhar para trás e notar quão simples achamos que a vida possa vir a ser. Poder escolher a música, o álbum, o livro, o ator, a atriz, o filme… o futebolista favorito! As coisas não funcionam assim. Este tipo de artes tem demasiada coisa boa para se poder apontar uma coisa como favorita, dentro delas. Encontrá-lo revela uma de duas coisas: um extremo ou limitadíssimo conhecimento delas.

Já antes, a mesma pessoa me tinha perguntado qual era o jogador que mais me fascinava. Também não soube responder, mas tive rasgos de memória, como o golo de Suker à Holanda, no Mundial 98, que deu à Croácia um histórico 3º lugar; ou a fuga de Michael Owen, por entre uma equipa inteira da Argentina, para fazer o 2-1, insuficiente para evitar a derrota nos penalties,  e divaguei para casos particulares do futebol português, como o golo de Mário Jardel, com a camisola do Sporting, ao Vitória de Setúbal, ao cair do pano, refletindo todo o seu instinto matador na forma como o golo chegava a ele. O golo de Deco, ao Benfica, de livre directo, na esquina da área, revelando toda a classe daquele génio ou… Pablo Aimar em toda a sua plenitude. Não conseguiria responder com exactidão sobre quem mais me deslumbrara.

Sobre favoritos, no futebol, são muito poucas as certezas de quem ama e acompanha o desporto. Existe o clube, e pouco mais.

Como adepto de futebol, não conseguiria escolher qual o jogo que mais me marcou (embora os penalties do Portugal-Inglaterra do Euro 2004 estejam bem frescos na memória), mas sei o  duelo que mais impacto tem na minha vida. Pela rica história de “trabalhos de parto” de 90 minutos que dão à luz lendas do futebol, normalmente “assistidas” por muitos golos, pelo “fartote” de bom futebol e pela rivalidade, a sadia, que se vive fora das quatro linhas, num ambiente inigualável em qualquer outro ponto do globo.

Falo, claro, do derby. O português. O Sporting-Benfica ou Benfica-Sporting, recheados de imagens com presença indelével na história do futebol português. Capítulos que marcam vidas. As dos protagonistas, dos companheiros e de adeptos, como eu, de futebol.

Sinto-me privilegiado por ter a certeza sobre alguma coisa nesta arte tão vasta. Ainda bem que o derby existe.

Foto de Capa: Facebook do Benfica

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hearts tropeça e pode ver o Celtic aproximar-se

O Hearts não foi além de um empate contra o Motherwell a uma bola, num encontro a contar para a 36.ª jornada da Liga Escocesa.

Rodrigo Zalazar pode rumar ao Sporting devido a… Georgiy Sudakov

Rodrigo Zalazar pode ser reforço do Sporting, apesar do interesse do Benfica em contar com os seus serviços.

Mudança quase total? Sporting pode passar por remodelação no meio campo

O Sporting pode passar por uma remodelação quase total no meio campo no próximo mercado de transferências de verão.

Torreense vence Lusitânia de Lourosa e evita subida do Académico de Viseu à Primeira Liga neste sábado: eis os resultados do dia

O Torreense, Vizela e Académico de Viseu venceram esta noite de sábado os seus desafios. Vê os resultados da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting quer Pedro Lima e está disposto a oferecer 3,5 milhões de euros ao AVS SAD

Pedro Lima interessa ao Sporting e pode deixar o AVS SAD. A operação teria um custo de três milhões e meio de euros.

Real Bétis não segura vantagem e empata com Real Sociedad em final dramático: eis os resultados do dia da La Liga

A Real Sociedad e o Real Bétis empataram 2-2 na jornada 35 da La Liga. Houve golo de Mikel Oyarzabal aos 90+1' minutos.

Jogo de loucos na Liga 3: Académica recupera desvantagem de 3 golos e empata com Mafra

A Académica empatou 3-3 na casa do Mafra na jornada 13 da fase de promoção da Liga 3. Emblema de Coimbra recuperou desvantagem de 3 golos.