📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Panteras feridas por muitas ausências enfrentaram leões

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Na jornada 11 da Liga NOS, o Sporting visitou o Estádio do Bessa para defrontar um Boavista desfalcado fruto, fundamentalmente, dos castigos aplicados no encontro frente ao Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal.

Perfazendo um total de seis baixas, se desconsiderarmos Daf, a equipa montada por Miguel Leal não contou com nomes usualmente titulares como Idris, Henrique, Lucas, André Bukia, Tiago Mesquita (lesão) e Iuri Medeiros (cedido pelo Sporting). «Quem não tem leão caça com pantera», anteviu o técnico axadrezado em vésperas do jogo, assumindo pela primeira vez uma configuração de 4-3-3 com linhas ligeiramente recuadas e não potenciando tanta criatividade.

Foi assim que, com dificuldades acrescidas no eixo da defesa, Philipe Sampaio dispôs de mais uma oportunidade para agarrar uma posição no 11 inicial e Carlos Santos, longe da forma física desejável, somou os seus primeiros minutos nesta época. No setor intermédio, um brando Tengarrinha realizou o seu segundo jogo como titular e, um pouco mais adiantado no terreno de jogo, Anderson Correia foi testado como extremo esquerdo.

A falta de rotinas penalizou, com naturalidade, o conjunto de xadrez que se viu em desvantagem ao minuto 25 com um erro de posicionamento do central Philipe Sampaio que permitiu que Bas Dost cabeceasse confortavelmente para a baliza à guarda de Agayev, após assistência de Gelson Martins. Contudo, esta foi apenas a primeira de outras contrariedades que foram surgindo numa partida maioritariamente equilibrada, ainda que com fases ascendentes de cada uma das formações. Também as lesões de Fábio Espinho e de Anderson Correia, aos 53 e aos 69 minutos respetivamente, forçaram as entradas do jovem Samu e de Anderson Carvalho, desta vez posicionado no corredor lateral.

Apesar da postura destemida, das jogadas bem estruturadas e da ligação positiva entre setores ao longo dos 90 minutos, o Boavista produziu pouco no último terço do terreno, muito por culpa da boa organização defensiva do Sporting, com um Coates imperial no jogo aéreo, e das recuperações de posse de Adrien Silva e William Carvalho. Mesmo não conseguindo tirar proveito da expulsão de Ruben Semedo, Renato Santos, Talocha e Edu Machado foram os elementos mais esclarecidos, com o primeiro a causar desequilíbrios e os laterais a conterem o caudal ofensivo de Joel Campbell e Gelson Martins.

Na deslocação da próxima jornada ao terreno do Paços de Ferreira, Miguel Leal já terá à sua disposição Lucas e Iuri Medeiros, podendo Samu e o internacional azeri Emin Makhmudov, que se estreou ontem na Liga, espreitar novas oportunidades, tal como o brasileiro Philipe Sampaio, colmatando a ausência de Henrique.

Foto de capa: Boavista FC

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.