SC Braga 2-1 CF “Os Belenenses”: Uns pastéis de Belém para sobremesa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

No penúltimo jogo da jornada nove do campeonato português, o Braga venceu o Belenenses por duas bolas a uma no estádio municipal de Braga. Bom jogo de futebol entre duas boas equipas que até podiam, face aos seus plantéis, ter feito mais alguns golos. Mudanças do lado arsenalista foram bastantes, tendo em conta o lote de lesionados que ainda prevalece. Finalmente a oportunidade de Stoilkovic chegou, mas este, não pareceu aproveitar da melhor forma.  Do lado do Belenenses, não houve grandes alterações optando Quim Machado por lançar os habituais.

Já com a noite bem cerrada, o jogo começou vivo e mexido como seria de esperar e o Braga aproveitou da melhor forma os minutos iniciais, que costumam ser de alguma confusão no que a marcações diz respeito. Num excelente momento de forma e com um fantástico passe, Pedro Santos  espreita pelo canudo e descobre Ricardo, que pela horta bem regada correu livre como um passarinho até à baliza do adversário. Isolado frente a Joel, fez o primeiro na pedreira. Recepção de bola a causar inveja a tudo e a todos e uma finalização exemplar, ali, pelo buraquinho da agulha. Aos cinco minutos de jogo vencendo o Braga. Com este início fulgurante, os adeptos da casa esperavam ver mais alguns golos, sendo que o futebol que se praticava já possuía um perfume bem diferente do que aquele que tem sido visto até então. Boas jogadas e de execução bem rápida. Só faltou mesmo o último passe, que parece ser o maior inimigo dos arsenalistas esta época. Encontrando-se a perder muito cedo, Os Belenenses não desistiram e foram procurando também o caminho do golo.

Até que numa jogada de ataque para a equipa de Belém, Stojilkovic, num acto com demasiada raça, perde o pedigree e comete falta sobre um jogador do Belenenses. Penalti evidente e Marafona na baliza. Acho que está tudo dito, mas Abel Camará, a conselho do colega de profissão que se encontrava do outro lado, rematou assim para ali para aquele cantinho. Azar. Só deu para ver Marafona. Boa defesa e por ele o Braga tinha ganho sem levar com nenhum golo. Mais algumas oportunidades foram acabando por acontecer para ambos os lados até ao descanso. A meu ver, o Braga foi relativamente superior até lá. Tempo de intervalo, um a zero ganham os bracarenses.

Esta foi a fase do jogo em que o Belenenses demonstrou ser claramente superior, o coffee break. Um «pastél de Belém» e uma «bica» para cada jogador e elemento do staff do Belém foram o tónico especial encontrado para que os jogadores tentassem dar a volta ao resultado. E não é que tanta caloria quase dava frutos… Entrou forte a equipa forasteira chegando a criar várias oportunidades para fazer o golo. Por duas vezes Sturgeon foi negado. Á terceira só mesmo Pedro a Jesus, portanto, o resultado mantinha-se inalterado. Mas a grande diferença está aqui. Os bracarenses, tal como eu, tomam «cafés» e comem «Arroz de pica no chão». E não «Arroz de cabidela». Para quem não sabe o que é, dá muito mais pica que qualquer «arrozinho de frango». E foi mesmo de barriga quase cheia que Ricardo voltou à horta para ver se apanhava mais um frango. E a verdade é que apanhou. Hasssan recebeu a bola em zona proibida e Joel fez uma enorme defesa a remate deste. Posto isto, Ricardo só teve tempo de bisar. Vai buscá-la agora! Grande exibição e com dois golos, fazem dele o melhor em campo. Até final o Belenenses continuou a carregar e chegou mesmo ao golo. Tiago Caeiro reduziu numa jogada tão simples, que aparenta ser difícil a defesa complicar.

Dois a um foi o resultado final, onde o Braga ainda procura a melhor forma mas já encontrou o jogador que precisava no meio-campo. A continuar assim vai agarrar o lugar. Xeca é um nome que se vai encontrando em Braga, a par de Artur Jorge, que também tem sido exemplar. Ganhando confiança, a coisa vai começando a ir ao sítio. Para já vamos em terceiro e não é momento para alarmes. O que também é facto, e volto a dizer, falta um «bocadinho» assim. De Atitude sei lá. Façam-no pelos adeptos.

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hearts tropeça e pode ver o Celtic aproximar-se

O Hearts não foi além de um empate contra o Motherwell a uma bola, num encontro a contar para a 36.ª jornada da Liga Escocesa.

Rodrigo Zalazar pode rumar ao Sporting devido a… Georgiy Sudakov

Rodrigo Zalazar pode ser reforço do Sporting, apesar do interesse do Benfica em contar com os seus serviços.

Mudança quase total? Sporting pode passar por remodelação no meio campo

O Sporting pode passar por uma remodelação quase total no meio campo no próximo mercado de transferências de verão.

Torreense vence Lusitânia de Lourosa e evita subida do Académico de Viseu à Primeira Liga neste sábado: eis os resultados do dia

O Torreense, Vizela e Académico de Viseu venceram esta noite de sábado os seus desafios. Vê os resultados da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting quer Pedro Lima e está disposto a oferecer 3,5 milhões de euros ao AVS SAD

Pedro Lima interessa ao Sporting e pode deixar o AVS SAD. A operação teria um custo de três milhões e meio de euros.

Real Bétis não segura vantagem e empata com Real Sociedad em final dramático: eis os resultados do dia da La Liga

A Real Sociedad e o Real Bétis empataram 2-2 na jornada 35 da La Liga. Houve golo de Mikel Oyarzabal aos 90+1' minutos.

Jogo de loucos na Liga 3: Académica recupera desvantagem de 3 golos e empata com Mafra

A Académica empatou 3-3 na casa do Mafra na jornada 13 da fase de promoção da Liga 3. Emblema de Coimbra recuperou desvantagem de 3 golos.