Sporting CP 0-0 FC Porto: Nulo impede distâncias superiores no topo

- Advertisement -

Em duelo da última jornada da primeira volta da Primeira Liga, Sporting CP e FC Porto não foram além de um nulo por 0-0. Apesar de ambos os técnicos defenderem que não era um encontro decisivo, o embate entre “Leões” e “Dragões” era sim de facto um jogo importante para as contas do título.

Relativamente aos onzes iniciais, os treinadores foram diferentes quanto a mudanças, em relação à jornada anterior do campeonato, no início da semana. Começando pela equipa da casa e após a derrota fora com o Tondela, Marcel Keizer fez alinhar de início Jefferson (rendeu o castigado Acuña) e apostou no regresso de Bas Dost à frente de ataque, que tinha falhado essa partida por lesão. Do lado visitante, havia a expetativa sobre a possível inclusão do retornado Pepe no onze titular – que começou no banco -, mas Sérgio Conceição apostou na mesma fórmula que venceu o Nacional no Dragão.

O Clássico começou quente dentro e fora do campo. Lá fora, um bombeiro foi chamado a intervir depois de um pequeno incêndio provocado por uma tocha de uma das claques do Sporting. Lá dentro, ambas as equipas entraram a pressionar muito alto e em grande ritmo, deixando antever um grande jogo.

Mas na verdade foi sol de pouca dura. Na primeira meia-hora assistiu-se a um jogo demasiado preso taticamente, com ambas as equipas a arriscarem pouco no último terço do terreno. O FC Porto foi quem assumiu mais essa despesa ofensiva. O Sporting só não o fez por parecer não ter armas para tal. O Porto pressionava muito cedo no terreno e os “leões” acabaram por se ir resguardando e esperar apenas pelo erro do adversário.

Com isto, quando o cronómetro bateu no minuto 45, a casa cheia de Alvalade tinha visto… um remate à baliza. Durante a primeira meia-hora apenas se vislumbraram quatro momentos de algum perigo, mas os remates de Corona (4′), Mathieu (11′), Nani (32′) e de Dost (35′) ou foram cortados por um defesa ou foram parar as bancadas.

Antes do intervalo houve mexida no FC Porto, com Sérgio Conceição a retirar Maxi Pereira, por lesão, e a entrar Óliver Torres, recuando Jesús Corona para a posição de lateral direito. A alteração aconteceu num momento de virada: o conservadorismo do FC Porto em campo teve o condão de ir adormecendo a própria equipa e o Sporting foi subindo mais, fazendo o primeiro remate à baliza por Bas Dost, mas inofensivo, à figura de Casillas.

Intervalo com nulo no marcador e com uma partida demasiado tática. Bem disputada e muito intensa, só faltou mesmo alguma abertura das duas equipas para chegarem mais vezes a zonas de perigo. A coesão das duas defesas ajudou nesse sentido, faltando alguém criativo que as quebrasse.

Muita luta durante os primeiros 45 minutos, mas sem golos
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O encontro recomeçou com uma contrariedade para Keizer: Bruno Gaspar saiu tocado, e foi rendido por Stefan Ristovski. O início do segundo tempo até foi entretido, mais do que a maioria da primeira parte, e o FC Porto dispôs de duas boas oportunidades para se adiantar: Marega, o protagonista por duas vezes, quase fez o gosto ao pé: ao minuto 55, viu Renan negar-lhe o golo, com uma espetacular defesa; quatro minutos depois, o remate do maliano saiu por cima, após cruzamento do lado esquerdo, em que Ristovski falhou a intercepção da bola. A resposta leonina foi dada por Bruno Fernandes, que, com recurso à “lei bomba”, atirou tenso fora de área, o que obrigou Casillas a aplicar-se.

As oportunidades iam surgindo em ambos os lados, o que fazia antever que qualquer equipa poderia desfazer o nulo no marcador, que teimava em persistir. Casillas voltaria a ser posto à prova, à passagem do minuto 76, outra vez de longe mas agora por Gudelj, mas voltou a responder bem e com uma “defesa para a fotografia”. O remate defendido resultou em canto à favor dos visitados, no qual Bas Dost podia ter marcado, contudo o seu cabeceamento não teve o destino desejado dos adeptos leoninos.

Nos últimos minutos de jogo, os jogadores mostraram ainda intenção de querer arriscar em busca dos três pontos, mas faltou arte e engenho para o golo da vitória. Foi um filme de “Ataque contra Ataque” que se assistiu até ao apito final do árbitro. O FC Porto mantém-se como líder e o Sporting CP no quarto lugar. O principal beneficiado deste resultado acaba por ser o SL Benfica, que reduz a distância para o topo da classificação.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Sporting CP: Renan Ribeiro; Jefferson; Jérémy Mathieu; Sebastián Coates; Bruno Gaspar (Stefan Ristovski 46′); Nemanja Gudelj; Bruno Fernandes; Wendel (Petrovic 9′); Nani (C); Diaby (Raphinha 81′); Bas Dost

FC Porto: Iker Casillas; Maxi Pereira (Óliver Torres 41′); Éder Militão; Felipe; Alex Telles; Danilo Pereira (Hernâni 82′); Hector Herrera; Yacine Brahimi; Jesús Corona; Moussa Marega; Tiquinho Soares (Fernando Andrade 74′)

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.