Rio Ave 0-0 IFK Göteborg: A lição estava bem estudada

- Advertisement -

liga europa

Mais uma data histórica para o Rio Ave. O Estádio dos Arcos recebia o seu primeiro jogo europeu e o povo vila-condense esteve em peso num jogo onde o Rio Ave defendia uma vantagem mínima, de 1-0, conseguida na Suécia.

Como o Rio Ave tinha uma vantagem de apenas um golo, este foi um jogo diferente do da primeira mão. O IFK Göteborg desde cedo mostrou que queria anular a vantagem. A precisar de um golo, os suecos tentaram desde o início da partida marcar o golo que empataria a eliminatória. Marcar cedo era a missão, e o Rio Ave percebeu essa intenção, ao fechar os caminhos. Ainda assim, foi mais forte o conjunto português durante a primeira parte. Mesmo com preocupações defensivas, o Rio Ave procurou o golo que tranquilizaria a equipa e os adeptos. Ao intervalo, o nulo era favorável ao Rio Ave. Faltavam 45 minutos para se fazer história.

O filme da segunda parte tem semelhanças com o da primeira. O Rio Ave teve de assegurar primeiro o equilíbrio defensivo para depois  procurar o ataque. A lição estava bem estudada por parte do conjunto de Pedro Martins. Ao defender, o Rio Ave dava a bola aos suecos, que subiam mais, e conseguia explorar o contra-ataque. Mesmo partindo de trás, foram sempre os homens da casa que tiveram as oportunidades mais perigosas. Os suecos foram a prova de que ter bola, por si só, não chega. Demonstraram ter poucas ideias para quem precisava de um golo e o momento de maior perigo só apareceu aos 70 minutos. Pouco. Com o final do jogo a chegar, os suecos arriscaram mais. Tal como na primeira mão, o facto de estes terem mais minutos nas pernas do que o Rio Ave fez a diferença. Mas, mesmo assim, Cássio nunca foi obrigado a muito trabalho. Controlando os suecos, o Rio Ave aguentou e fez história.

A equipa está com toda a justiça no play-off. Passou a melhor equipa. Em 180 minutos, o Rio Ave foi mais forte do que um IFK Göteborg de quem se esperava muito mais. Os suecos nunca mostraram ter realmente mais experiência do que o Rio Ave e não fizeram o suficiente neste jogo para dar a volta. Já o Rio Ave mostrou que tinha a lição bem estudada. Hoje teve de ser assim: ter cuidados defensivos mas nunca abdicar de atacar. Pedro Martins só pode estar contente. Em cinco semanas, com um treinador novo e com novos jogadores, a equipa já tem uma ideia de jogo e já se mostra pronta para a Supertaça. Agora é esperar pelo sorteio, com uma certeza: o Rio Ave será cabeça-de-série, o que é desde logo favorável.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho rejeita milagre na 2ª mão: «É necessário jogar muito bem. Milagres não»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico recusou necessidade de milagres.

José Mourinho não vai estar no banco no regresso ao Santiago Bernabéu: «A única coisa positiva que vejo é que não vou à imprensa...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou nas consequências da expulsão.

José Mourinho foi expulso e deixou críticas ao árbitro: «Não ficou contente em jogar só este jogo e quis jogar o próximo. Ele sabe...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico abordou expulsão.

José Mourinho e o caso entre Vinícius Júnior e Prestianni: «Passa-se sempre com o mesmo, é a única coisa que não se entra»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou de Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

Federico Valverde e o alegado racismo a Vinicius Júnior: «Se tapas a boca para dizer algo…»

Federico Valverde marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Kylian Mbappé deixa nova mensagem após acusações de racismo: «Baila Vinícius Júnior»

Kylian Mbappé voltou a deixar uma mensagem a Vinícius Júnior. Avançado deixou nova publicação nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa responde ao Bola na Rede: «Arda Guler é um jogador especial, é dos diferentes»

Álvaro Arbeloa respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois de uma vitória do Real Madrid contra o Benfica por uma bola a zero.