📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rio Ave 0-0 IFK Göteborg: A lição estava bem estudada

- Advertisement -

liga europa

Mais uma data histórica para o Rio Ave. O Estádio dos Arcos recebia o seu primeiro jogo europeu e o povo vila-condense esteve em peso num jogo onde o Rio Ave defendia uma vantagem mínima, de 1-0, conseguida na Suécia.

Como o Rio Ave tinha uma vantagem de apenas um golo, este foi um jogo diferente do da primeira mão. O IFK Göteborg desde cedo mostrou que queria anular a vantagem. A precisar de um golo, os suecos tentaram desde o início da partida marcar o golo que empataria a eliminatória. Marcar cedo era a missão, e o Rio Ave percebeu essa intenção, ao fechar os caminhos. Ainda assim, foi mais forte o conjunto português durante a primeira parte. Mesmo com preocupações defensivas, o Rio Ave procurou o golo que tranquilizaria a equipa e os adeptos. Ao intervalo, o nulo era favorável ao Rio Ave. Faltavam 45 minutos para se fazer história.

O filme da segunda parte tem semelhanças com o da primeira. O Rio Ave teve de assegurar primeiro o equilíbrio defensivo para depois  procurar o ataque. A lição estava bem estudada por parte do conjunto de Pedro Martins. Ao defender, o Rio Ave dava a bola aos suecos, que subiam mais, e conseguia explorar o contra-ataque. Mesmo partindo de trás, foram sempre os homens da casa que tiveram as oportunidades mais perigosas. Os suecos foram a prova de que ter bola, por si só, não chega. Demonstraram ter poucas ideias para quem precisava de um golo e o momento de maior perigo só apareceu aos 70 minutos. Pouco. Com o final do jogo a chegar, os suecos arriscaram mais. Tal como na primeira mão, o facto de estes terem mais minutos nas pernas do que o Rio Ave fez a diferença. Mas, mesmo assim, Cássio nunca foi obrigado a muito trabalho. Controlando os suecos, o Rio Ave aguentou e fez história.

A equipa está com toda a justiça no play-off. Passou a melhor equipa. Em 180 minutos, o Rio Ave foi mais forte do que um IFK Göteborg de quem se esperava muito mais. Os suecos nunca mostraram ter realmente mais experiência do que o Rio Ave e não fizeram o suficiente neste jogo para dar a volta. Já o Rio Ave mostrou que tinha a lição bem estudada. Hoje teve de ser assim: ter cuidados defensivos mas nunca abdicar de atacar. Pedro Martins só pode estar contente. Em cinco semanas, com um treinador novo e com novos jogadores, a equipa já tem uma ideia de jogo e já se mostra pronta para a Supertaça. Agora é esperar pelo sorteio, com uma certeza: o Rio Ave será cabeça-de-série, o que é desde logo favorável.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AVS SAD prepara-se para demitir João Pedro Sousa e contratar 3º treinador da época… em dezembro

O AVS SAD vai demitir João Pedro Sousa. O treinador português durou 10 jogos e deverá ser substituído por João Henriques.

Crystal Palace prepara revolução e aponta treinador espanhol ao lugar de Oliver Glasner

Oliver Glasner recusou a renovação de contrato e o Crystal Palace e o clube vira-se agora para Espanha. José Bordalás é o eleito para a próxima época.

Nuno Campos recupera desvantagem e alcança o melhor registo do Zalaegerszeg em 15 anos

Nuno Campos soma e segue e ao fim de cinco jogos sem perder, o Zalaegerszeg vive o seu melhor momento da última década e meia.

Mais uma baixa de peso no Arsenal: Ben White falha o Boxing Day e aumenta lista de desfalques

Ben White lesionou-se na semana passada e só deve regressar em meados de janeiro, desfalcando o Arsenal numa fase importante da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Fiorentina em ‘blackout’ e escoltada pela polícia após nova derrota

A Fiorentina continua sem vencer na Serie A e a direção decretou silêncio total e estágio no centro de treinos.

Gary Neville compara polémica de Mohamed Salah à saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United: «Cristiano Ronaldo fez isso e eu não gostei nada»

Gary Neville comentou a atitude de Mohamed Salah, admitindo que os melhores do mundo têm uma mentalidade diferente, mas criticou o comportamento.

Basquetebol: Ex-NBA deixa o FC Porto ao fim de quatro meses

Axel Toupane chegou com estatuto de estrela, mas a ligação termina de forma repentina. O extremo francês fez apenas 10 jogos pelo FC Porto.