Académica OAF 3-1 Casa Pia AC: Barnes afogou os Gansos

- Advertisement -

O tempo cinzento que se abateu sobre Coimbra condizia de forma perfeita com o estado de alma vivido pela Académica, privada de vitórias desde há quatro jogos a esta parte e afundada, por esses resultados, para um lugar impensável (16.º) dados os objectivos traçados (subida) no início da temporada.

O cenário podia ganhar contornos dramáticos caso a Briosa perdesse para um Casa Pia que, em zona de despromoção, podia ultrapassar os estudantes.

Feridos no orgulho, provavelmente, os comandados de João Carlos Pereira, montados num 4x3x3 clássico, entraram a todo o gás. Barnes Osei deu o primeiro sinal de perigo, logo aos dois minutos, numa boa iniciativa individual caída nas mãos de Rodolfo, antes de Derik Lacerda atirar à trave num lance que culminaria no primeiro golo do jogo – Cerqueira insistiu sobre o lado esquerdo e cruzou para o coração da área, onde apareceu Marcos Paulo a inaugurar o marcador com quatro minutos decorridos.

Parecia bom demais para ser verdade. E a verdade é que o golo do empate não demorou a surgir – astuto e aguerrido, Jeka trabalhou sobre o flanco esquerdo do ataque do Casa Pia e serviu Kenidy para uma finalização fácil.

Estes oito minutos de alta intensidade conheceram, de imediato, um travão. O Casa Pia soube trazer água ao seu moinho, com a organização do seu 5x3x2 a neutralizar todas as iniciativas dos capas negras, que só voltaram a criar perigo através de um canto – Mike, ao primeiro poste solicitou a entrada de Ricardo Dias, mas o seis da Briosa chegou atrasado.

Barnes marcou dois dos três golos da Académica
Fonte: Bola na Rede

A segunda parte começou com um ritmo ainda mais lento. O Casa Pia assumiu o controlo do jogo tanto de forma ativa (em posse) como passiva (linhas defensiva e do meio-campo bem compactas) e foi preciso esperar até aos 60 minutos para se encontrar uma oportunidade de perigo – Jeka foi rápido demais para os centrais da Académica e isolou-se perante Mika, mas o antigo vice-campeão do mundo de sub-20 impôs-se.

A Briosa pareceu acordar com este lace e, na primeira oportunidade de que dispôs na segunda parte, foi eficaz e voltou à liderança do marcador. Aos 64’, Barnes Osei, servido por Traquina, disparou para o fundo das redes de forma impiedosa.

O Casa Pia tentou reagir, mas, três minutos depois, um tiro do meio da rua (vale a pena ver, mas só no fim de ler esta crónica) do mesmo Barnes Osei afundou a moral dos Gansos.

Rui Duarte mexeu na equipa, tirando Pedro Machado para incluir mais gente na frente, mas foi a Académica a estar mais perto de ampliar – Traquina tentou um chapéu, mas tinha a aba larga.

O final do encontro foi pintado por bons momentos de recreação dos jogadores da Académica com a Académica, em jeito de reconciliação e harmonia com os 1429 adeptos que se deslocaram ao Estádio Cidade de Coimbra. O tempo cinzento passou a ser, apenas, um adereço contrastante com a alegria dos conimbricenses.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Académica OAF: Mika; Mike, Zé Castro, Silvério, Cerqueira; Ricardo Dias, João Mendes (Ki, 85’), Marcos Paulo (Leandro Silva, 41’); Traquina, Barnes Osei e Derik Lacerda (Dani, 77’)

Casa Pia AC: Rodolfo; Rosa, Machado (Sountoura, 68’), Marcelo, Lucas e Jorge Ribeiro; Kikas, Jean (Tharcysio, 73’) e Mateus; Kenidy (Sávio, 63’) e Jeka

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o motivo da ausência de Morten Hjulmand do Sporting x CD Nacional

Morten Hjulmand é baixa confirmada do Sporting x CD Nacional. Questões pessoais motivam ausência do capitão dos leões.

Nápoles tenta levar outro jogador do Sporting por 20 milhões de euros depois de Alisson Santos e vê proposta rejeitada

O Sporting rejeitou uma proposta do Nápoles por Iván Fresneda. Napolitanos dispostos a chegar aos 20 milhões de euros.

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

Michael Carrick mantém registo perfeito com o Manchester United e Brentford vence o Aston Villa: Eis os resultados da tarde na Premier League

Na 24.ª jornada da Premier League, o Manchester United bateu o Fulham por 3-2 e o Brentford surpreendeu com uma vitória por 1-0 no terreno do Aston Villa.

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.