📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Académico de Viseu FC 2-2 CD Tondela: Uma beira sem Rei, mas com muito “Rock”

- Advertisement -

A CRÓNICA: A EMOÇÃO DE UM DÉRBI DE VOLTA À BEIRA ALTA

Voltou a respirar-se um ambiente de dérbi na Beira Alta. Passados sete anos, Académico de Viseu FC e CD Tondela encontraram-se em partidas oficiais e o ambiente no renovado Estádio do Fontelo não desapontou.

Ainda não se jogava e já era marcado o primeiro golo em Viseu. Depois dos alegados insultos racistas dirigidos aos jogadores do Académico no jogo da última jornada, as duas equipas ajoelharam-se antes da partida, num protesto contra as discriminações raciais.

Mas se é de golos nas balizas que vive o jogo, Daniel dos Anjos não esperou pelos dez minutos para fazer a rede abanar. Um toque magistral de Rafael Barbosa, com as costas, mas pleno de intenção, deixou Khacef à vontade para cruzar. Na área, Pedro Augusto atrapalhou-se, mas serviu de forma perfeita o número ‘9’ do Tondela.

A partir do golo, o jogo ficou mais bonito nas bancadas do que no campo, com os adeptos a darem espetáculo, mas os jogadores a envolverem-se em batalhas a meio-campo e, por vezes, em quezílias desnecessárias. Assim, só através de uma grande penalidade é que o marcador voltou a mexer, e novamente para o Tondela. O reforço Arthur Chaves derrotou Telmo Arcanjo e, na conversão, Daniel dos Anjos dobrou a sua conta pessoal e a vantagem da equipa auriverde.

A reação do Académico veio com o começo da segunda parte. O francês Ott pôs (finalmente) toda a sua qualidade no jogo e serviu Capela de forma perfeita, mas o médio dos viseenses falhou de forma inacreditável. Em resposta, Arcanjo isolou Rafael Barbosa, mas quem brilhou foi o guarda-redes Gril, com uma bela intervenção.

O jogo estava mais dividido e Clóvis teve uma grande ocasião para reduzir a diferença no marcador, mas Manu Hernando negou o golo e cima da linha de baliza. A equipa do Académico foi ganhando confiança e assumindo a posse de bola, o que resultou no golo da equipa viseense. Depois de muita confusão na área, Clóvis não quis deixar passar o jogo sem marcar e fez mesmo “o gosto ao pé”.

O domínio era da equipa da casa e Ott não quis deixar os adeptos ir embora sem oferecer um momento de levantar o estádio. Já para lá do minuto 90, atirou uma verdadeira bomba, sem hipótese para Niasse, e colocou o 2-2 final no marcador. A Segunda Liga volta a ter um dos dérbis mais fervorosos do nosso futebol!

 

A FIGURA

CD Tondela
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Daniel dos Anjos – O número 9 do Tondela marcou os dois golos da equipa auriverde durante este dérbi beirão. Figura principal do ataque tondelense, tem nos ombros a pressão de marcar os golos que, ambicionam os adeptos, levem a equipa de Tozé Marreco de volta à Primeira Liga.

 

O FORA DE JOGO

Roberto Massimo – O jovem extremo alemão é uma das principais contratações do Académico para a nova temporada, mas ainda não conseguiu mostrar toda a sua qualidade. Diante do Tondela, passou muito ao lado do jogo e, quando teve bola, não foi capaz de fazer a diferença.

 

ANÁLISE TÁTICA – ACADÉMICO DE VISEU FC

Disposta em 4-2-3-1, a equipa de Viseu teve no reforço Arthur Chaves, o mais caro da história do clube, a principal novidade no onze inicial. Além disso, nota para o ataque com vários jogadores de elevada nota técnica: Massimo numa ala, Ott na outra e Quizera nas costas do avançado Clóvis.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Domen Gril (5)

Tiago Mesquita (5)

Arthur Chaves (5)

Ícaro (5)

Igor Milioransa (5)

Christophe Nduwarugira (5)

Capela (5)

Gauthier Ott (6)

Famana Quizera (5)

Roberto Massimo (5)

André Clóvis (6)

SUBS UTILIZADOS

Jonathan Toro (5)

Rafael Bandeira (5)

Paná (6)

Daniel Nussbaumer (5)

Ramírez (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CD TONDELA

A equipa de Tozé Marreco apareceu disposta no habitual 3-4-3, com Jota Gonçalves a jogar como um dos médios, ao lado de Pedro Augusto, e o experiente Ricardo Alves a entrar para o centro da defesa.

Mais à frente, destaque para o regresso de Rafael Barbosa, depois de cumprir castigo. O dez do Tondela formou o tridente mais ofensivo em conjunto com Telmo Arcanjo e Daniel dos Anjos, este último como goleador de serviço.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Babacar Niasse (5)

Manu Hernando (5)

Marcelo Alves (5)

Ricardo Alves (5)

Bebeto (6)

Pedro Augusto (5)

Jota Gonçalves (6)

Khacef (5)

Telmo Arcanjo (5)

Rafael Barbosa (6)

Daniel dos Anjos (6)

SUBS UTILIZADOS

Matias Lacava (5)

Simão (-)

Alcobia (-)

Rúben Fonseca (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

ACADÉMICO DE VISEU FC

BnR: O Académico tem vários jogadores novos e que têm sido titulares e, por isso, tem sido apontado à luta pela subida. Como é que tem sido, para uma equipa técnica interina, colar todas as peças e fazer a equipa trabalhar?

Gil Oliveira: Candidato à subida, no nosso projeto, acho que é precoce. O que mais interessa neste momento é criar dinâmica coletiva. Temos jogadores de grande qualidade individual, mas há muitos jogadores que não são portugueses sequer e têm que se adaptar ao contexto novo. Nestas duas semanas, houve dificuldade que não existiam no passado, mas os jogadores aceitaram as nossas ideias com muita crença nelas.

 

CD TONDELA

BnR: O mister já alinhou neste tipo de dérbis como jogador, o que é que tentou passar ao plantel, sendo que é um plantel com tão pouca experiência?

Tozé Marreco: Pessoalmente, sabia que o Académico se galvanizava muito a jogar contra o Tondela. Eu gosto de vir aqui jogar, os jogadores têm que gostar porque são jogos como este que valem a pena, mas para quem é menos experiente pode ter impacto. Sabia da forma como os jogadores do adversário vêem este jogo. Sei que é difícil entrar e a malta que entrou hoje, de facto, não ajudou muito, mas com o ritmo e o calor é normal que assim seja.

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.