Académico de Viseu FC 2-2 CD Tondela: Uma beira sem Rei, mas com muito “Rock”

- Advertisement -

A CRÓNICA: A EMOÇÃO DE UM DÉRBI DE VOLTA À BEIRA ALTA

Voltou a respirar-se um ambiente de dérbi na Beira Alta. Passados sete anos, Académico de Viseu FC e CD Tondela encontraram-se em partidas oficiais e o ambiente no renovado Estádio do Fontelo não desapontou.

Ainda não se jogava e já era marcado o primeiro golo em Viseu. Depois dos alegados insultos racistas dirigidos aos jogadores do Académico no jogo da última jornada, as duas equipas ajoelharam-se antes da partida, num protesto contra as discriminações raciais.

Mas se é de golos nas balizas que vive o jogo, Daniel dos Anjos não esperou pelos dez minutos para fazer a rede abanar. Um toque magistral de Rafael Barbosa, com as costas, mas pleno de intenção, deixou Khacef à vontade para cruzar. Na área, Pedro Augusto atrapalhou-se, mas serviu de forma perfeita o número ‘9’ do Tondela.

A partir do golo, o jogo ficou mais bonito nas bancadas do que no campo, com os adeptos a darem espetáculo, mas os jogadores a envolverem-se em batalhas a meio-campo e, por vezes, em quezílias desnecessárias. Assim, só através de uma grande penalidade é que o marcador voltou a mexer, e novamente para o Tondela. O reforço Arthur Chaves derrotou Telmo Arcanjo e, na conversão, Daniel dos Anjos dobrou a sua conta pessoal e a vantagem da equipa auriverde.

A reação do Académico veio com o começo da segunda parte. O francês Ott pôs (finalmente) toda a sua qualidade no jogo e serviu Capela de forma perfeita, mas o médio dos viseenses falhou de forma inacreditável. Em resposta, Arcanjo isolou Rafael Barbosa, mas quem brilhou foi o guarda-redes Gril, com uma bela intervenção.

O jogo estava mais dividido e Clóvis teve uma grande ocasião para reduzir a diferença no marcador, mas Manu Hernando negou o golo e cima da linha de baliza. A equipa do Académico foi ganhando confiança e assumindo a posse de bola, o que resultou no golo da equipa viseense. Depois de muita confusão na área, Clóvis não quis deixar passar o jogo sem marcar e fez mesmo “o gosto ao pé”.

O domínio era da equipa da casa e Ott não quis deixar os adeptos ir embora sem oferecer um momento de levantar o estádio. Já para lá do minuto 90, atirou uma verdadeira bomba, sem hipótese para Niasse, e colocou o 2-2 final no marcador. A Segunda Liga volta a ter um dos dérbis mais fervorosos do nosso futebol!

 

A FIGURA

CD Tondela
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Daniel dos Anjos – O número 9 do Tondela marcou os dois golos da equipa auriverde durante este dérbi beirão. Figura principal do ataque tondelense, tem nos ombros a pressão de marcar os golos que, ambicionam os adeptos, levem a equipa de Tozé Marreco de volta à Primeira Liga.

 

O FORA DE JOGO

Roberto Massimo – O jovem extremo alemão é uma das principais contratações do Académico para a nova temporada, mas ainda não conseguiu mostrar toda a sua qualidade. Diante do Tondela, passou muito ao lado do jogo e, quando teve bola, não foi capaz de fazer a diferença.

 

ANÁLISE TÁTICA – ACADÉMICO DE VISEU FC

Disposta em 4-2-3-1, a equipa de Viseu teve no reforço Arthur Chaves, o mais caro da história do clube, a principal novidade no onze inicial. Além disso, nota para o ataque com vários jogadores de elevada nota técnica: Massimo numa ala, Ott na outra e Quizera nas costas do avançado Clóvis.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Domen Gril (5)

Tiago Mesquita (5)

Arthur Chaves (5)

Ícaro (5)

Igor Milioransa (5)

Christophe Nduwarugira (5)

Capela (5)

Gauthier Ott (6)

Famana Quizera (5)

Roberto Massimo (5)

André Clóvis (6)

SUBS UTILIZADOS

Jonathan Toro (5)

Rafael Bandeira (5)

Paná (6)

Daniel Nussbaumer (5)

Ramírez (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CD TONDELA

A equipa de Tozé Marreco apareceu disposta no habitual 3-4-3, com Jota Gonçalves a jogar como um dos médios, ao lado de Pedro Augusto, e o experiente Ricardo Alves a entrar para o centro da defesa.

Mais à frente, destaque para o regresso de Rafael Barbosa, depois de cumprir castigo. O dez do Tondela formou o tridente mais ofensivo em conjunto com Telmo Arcanjo e Daniel dos Anjos, este último como goleador de serviço.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Babacar Niasse (5)

Manu Hernando (5)

Marcelo Alves (5)

Ricardo Alves (5)

Bebeto (6)

Pedro Augusto (5)

Jota Gonçalves (6)

Khacef (5)

Telmo Arcanjo (5)

Rafael Barbosa (6)

Daniel dos Anjos (6)

SUBS UTILIZADOS

Matias Lacava (5)

Simão (-)

Alcobia (-)

Rúben Fonseca (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

ACADÉMICO DE VISEU FC

BnR: O Académico tem vários jogadores novos e que têm sido titulares e, por isso, tem sido apontado à luta pela subida. Como é que tem sido, para uma equipa técnica interina, colar todas as peças e fazer a equipa trabalhar?

Gil Oliveira: Candidato à subida, no nosso projeto, acho que é precoce. O que mais interessa neste momento é criar dinâmica coletiva. Temos jogadores de grande qualidade individual, mas há muitos jogadores que não são portugueses sequer e têm que se adaptar ao contexto novo. Nestas duas semanas, houve dificuldade que não existiam no passado, mas os jogadores aceitaram as nossas ideias com muita crença nelas.

 

CD TONDELA

BnR: O mister já alinhou neste tipo de dérbis como jogador, o que é que tentou passar ao plantel, sendo que é um plantel com tão pouca experiência?

Tozé Marreco: Pessoalmente, sabia que o Académico se galvanizava muito a jogar contra o Tondela. Eu gosto de vir aqui jogar, os jogadores têm que gostar porque são jogos como este que valem a pena, mas para quem é menos experiente pode ter impacto. Sabia da forma como os jogadores do adversário vêem este jogo. Sei que é difícil entrar e a malta que entrou hoje, de facto, não ajudou muito, mas com o ritmo e o calor é normal que assim seja.

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting tem de ter atenção: seleção de Inglaterra dispensa 3 jogadores do Arsenal

A seleção de Inglaterra dispensou Declan Rice, Noni Madueke e Bukayo Saka dos trabalhos. Os jogadores representam o Arsenal.

Kevin De Bruyne sobre a situação atual de Romelu Lukaku com o Nápoles: «Não é bom para ele»

Em conferência de imprensa, Kevin de Bruyne falou sobre a atual polémica de Romelu Lukaku com o Nápoles, após o jogador ter permanecido na Bélgica sem autorização do clube.

Como 1907 faz de tudo para segurar estrela argentina

Como 1907 vai fazer de tudo para segurar Nico Paz no próximo mercado, apesar do Real Madrid ter uma cláusula de recompra muito baixa.

Éder Militão regressa aos treinos no Real Madrid e é reforço de peso para a reta final de época

Éder Militão está de regresso aos treinos no Real Madrid. O defesa está fora desde dezembro e pode voltar ás opções de Álvaro Arbeloa após a pausa para seleções.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Tuchel rendido a James Garner e compara-o com médio do Real Madrid

James Garner estreou-se de forma brilhante pela seleção inglesa, e recebe elogios de Thomas Tuchel, que o apelidou de «mini-Valverde» após uma exibição segura em Wembley.

Tiago Gouveia e os últimos meses no Benfica: «Comia-me a cabeça porque a minha vida dependia de 10 minutos»

Tiago Gouveia, extremo formado no Benfica e atualmente emprestado ao Nice, abordou o período de incerteza que atravessou recentemente no clube encarnado.

Javi Sánchez: «Luis Suárez é muito perigoso, pode parecer desligado, mas é impressionante»

Javi Sánchez, formado no Real Madrid e reforço de inverno do Arouca, faz forte elogios ao avançado do Sporting e mostra-se surpreendido com a qualidade da Liga portuguesa.