Uma odisseia chamada “Segunda Liga”

- Advertisement -

A Segunda Liga Portuguesa continua a provar que o futebol português tem, no seu segundo escalão, uma das competições mais emocionantes e competitivas do país. Muito se fala sobre a competitividade e luta até ao fim da Primeira Liga, mas neste campeonato, as coisas escaldam em cada jogo, em cada apito, em cada remate. É um nível impróprio para cardíacos que tão depressa sorriem, como deitam lágrimas. É um futebol de raça, de sacrifício, de luta pela subida e pela manutenção… é futebol tão puro quanto possível.

Vários são os motivos que fazem desta liga tão espetacular. Ao aproximarmo-nos da fase crítica da temporada, a tabela evidencia uma diferença de pontos muito reduzida entre diversas equipas, algo que torna cada jornada decisiva e cada jogo com sabor de final. Até ao momento, o Marítimo lidera a classificação com 47 pontos em 23 jornadas, seguido de perto pelo Académico de Viseu com 41 pontos e Sporting B com 38. Essa proximidade, de apenas nove pontos entre o 1.º e o 6.º classificado, mostra que qualquer deslize pode significar saltos ou quedas substanciais na tabela. Mais abaixo, Torreense, Lusitânia e FC Porto B rondam os 34–36 pontos, com equipas como Vizela ou Feirense a poucos pontos de entrar na luta pelas posições de topo ou, pelo menos, dos lugares de acesso ao playoff de subida.

Nils Mortimer Álvaro Zamora
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Mas a luta é bem mais renhida do que parece. Os “três grandes” (Porto, Benfica e Sporting) não podem concretizar a subida uma vez que já têm uma equipa A a jogar na Primeira Liga. O que faz com que haja sempre três lugares “a mais” para os outros candidatos tentarem a sua sorte. O que significa que, à 23.ª jornada, o Marítimo e o Académico de Viseu iriam ver novamente a luz da ribalta, enquanto o Torreense (atual 4.º lugar) disputaria o playoff de acesso com o Santa Clara (16º da Primeira Liga) que corre o risco de ser despromovido.

Festejos Jogador Torreense
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Esta proximidade de resultados é tão rara que cria uma pressão constante. O equilíbrio entre vitórias, empates e derrotas é tal, que nenhum clube consegue dissociar-se da concorrência sem um esforço prolongado no tempo. Mas não é apenas a proximidade na tabela que define esta edição da Liga 2. A competição tem sido marcada por resultados imprevisíveis e jogos equilibrados até aos momentos finais, com surpresas e reviravoltas a serem constantes nas últimas jornadas.

O facto de haver várias equipas, sendo que muitas delas têm uma grande história no futebol português, a lutar pela subida, cria um enredo dinâmico, em que nem sempre a lógica desportiva mais óbvia se impõe. Equipas “teoricamente favoritas” tropeçam frente a clubes “teoricamente mais modestos”, mostrando que a diferença de qualidade no papel tem sido driblada pela estratégia, garra e forma física ao longo da temporada.

A Segunda Liga acaba por ser fascinante não só pelos momentos criados quando o apito soa, mas também pela mina de jovens talentos que se vão formando e descobrindo ao longo das épocas. Prova disso têm sido as aparições cada vez mais frequentes de membros das equipas principais nos jogos das equipas B, não só pelo apoio desportivo, mas também pelo reconhecimento do esforço e dedicação que muitos atletas têm para conseguir ir lugar nas equipas do nível superior.

Dando um olhar mais atento ao Marítimo, que tem sido, nesta época, a equipa mais consistente da Liga Portugal 2, é de destacar que grande parte desse sucesso tem raízes tanto no seu planeamento desportivo como na mão de obra técnica que foi escolhida no início da época. Sob o comando de Vítor Matos, antigo adjunto de Jürgen Klopp com vasta experiência de formação tática e trabalho coletivo em clubes de elite, o Marítimo iniciou o campeonato com um futebol ofensivo bem estruturado e que rapidamente o colocou nas posições cimeiras da tabela. E este início contribuiu para criar confiança e ritmo competitivo num grupo que, de resto, vive uma luta muito equilibrada na competição.

Festejos Jogadores Marítimo
Fonte: Pedro Figueira/Bola na Rede

A Segunda Liga nunca teve um panorama tão competitivo e imprevisível. Com uma diferença de pontos reduzida e com equipas capazes de surpreender a qualquer momento, a segunda divisão portuguesa transformou-se numa das ligas mais intrigantes da Europa no seu escalão e, honestamente, merece muito mais atenção de quem acompanha o futebol além dos grandes palcos da Primeira Liga e das competições internacionais.

Se há algo que esta edição nos ensina é que o futebol competitivo não se restringe ao topo absoluto das ligas europeias e também vive e pulsa nas batalhas equilibradas e intensas como as da Segunda Liga.

Francisca Marafona Graça
Francisca Marafona Graça
A Francisca apaixonou-se pela bola ainda antes de saber andar. Vive o desporto como quem joga de primeira e escreve como quem faz um passe em profundidade. Licenciada e mestre em jornalismo, vibra com uma boa tática — seja no relvado ou no papel.

Subscreve!

Artigos Populares

Riccardo Calafiori saiu da AS Roma com José Mourinho: «Provavelmente desiludi-o e depois do Bodo/Glimt tudo mudou»

Riccardo Calafiori falou do seu percurso na AS Roma e da ligação com José Mourinho. Defesa representa agora o Arsenal.

Francisco Conceição lamenta desaire da Juventus e atira: «Tento ajudar a equipa com as minhas qualidades»

A Juventus empatou com o Sassuolo na Serie A e pôs em risco um lugar nos postos europeus. Francisco Conceição reagiu ao desaire.

Regresso de Fotis Ioannidis adiado: Eis os novos detalhes sobre a lesão do avançado do Sporting

Fotis Ioannidis continuará afastado dos relvados até meados de abril, falhando assim os próximos quatro jogos do Sporting.

Steven Gerrard critica Ruben Amorim pela forma como lidou com Kobbie Mainoo: «Foi impróprio»

A lenda do Liverpool deixou fortes críticas a Ruben Amorim, referindo que devia ter dado mais oportunidades ao médio inglês, Kobbie Mainoo.

PUB

Mais Artigos Populares

Liam Rosenior reage à derrota pesada do Chelsea: «Noite mais desapontante até agora»

Liam Rosenior reagiu à derrota dos Blues frente ao Everton. O técnico disse que foi a sua noite mais desapontante até agora.

Vasco Botelho da Costa reage à derrota: «Não sabia que o Moreirense tinha de lutar pela Champions»

Vasco Botelho da Costa defendeu a sua equipa das críticas após a derrota frente ao Arouca e elogiou a atitude dos jogadores.

Podcast À Prova de Bola #21 – Revisão de uma semana europeia em pleno

O À Prova de Bola desta semana tem como tema de conversa a qualificação dos clubes portugueses para a próxima fase das provas europeias. Em análise, as vitórias de Sporting, Braga e FC Porto, bem como o seu futuro em cada uma das provas.