Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Face ao bom momento das duas formações, perspetivava-se um encontro interessante e a verdade é que as equipas não desiludiram. Num jogo aguerrido e, por vezes, até duro, foram os viseenses que dispuseram da primeira oportunidade de perigo, aos seis minutos, com a bola a passar bem rente ao poste da baliza de Daniel, que conseguiu desviá-la o suficiente para evitar o tento inaugural. O Nacional procurava reagir, mas Peçanha, experiente guarda-redes do Académico, mostrava-se atento, como foi exemplo uma excelente defesa aos 19 minutos.
Os madeirenses foram crescendo no jogo, enquanto a equipa de Viseu conseguia apenas alguns contra-ataques esporádicos, que por diversas vezes caíam na bem montada armadilha do fora-de-jogo. Muito bem defensivamente, e até na construção no meio-campo, e com visíveis melhorias desde a primeira jornada, a equipa de Costinha pecava, contudo, na finalização, ora por desacerto dos avançados, ora pelas boas intervenções de Peçanha.
Aos 40 minutos, o guarda-redes brasileiro tornou a evidenciar-se, ao fazer uma outra grande defesa a um remate de Ricardo Gomes, mas no seguimento do pontapé de canto, o avançado alvinegro redimia-se e marcava mesmo, fazendo, de cabeça, o primeiro golo do encontro. Com o Nacional na frente, os visitantes procuravam mais ativamente a baliza contrária, o que também permitia mais espaço aos insulares para as transições rápidas. O 1-0, no entanto, manteve-se mesmo até ao intervalo.

Fonte: Bola na Rede
Para a segunda parte, regressou um futebol mais entusiasmante, com o Académico a correr atrás do resultado e um Nacional que não se conformava com a margem mínima. Apesar do previsível baixar de linhas, os comandados de Costinha continuavam bastante ativos no jogo, apostando nesta altura num futebol mais rápido e direto.
Com as duas equipas mais interventivas, o que resultava num jogo mais aberto, as oportunidades surgiam de ambos os lados, mas seria mesmo o Nacional a dilatar a vantagem, quando Ricardo Gomes bisou, ao converter uma grande penalidade, cometida por Bruno Sousa sobre Witi, aos 86’. O jovem moçambicano desmarcara-se e ficara isolado frente a Peçanha, mas o capitão viseense travara-o em falta, sendo expulso na sequência do lance.
Até ao final da partida, o Nacional soube controlar e manter o resultado, que se fixou no 2-0. Vitória justa para a equipa alvinegra, que teve maior inspiração e força ofensiva. Os madeirenses são a única equipa sem derrotas na Segunda Liga e conseguem ascender ao segundo lugar, somando agora 14 pontos, menos um que o líder, o CD Santa Clara.
Artigo revisto por: Francisca Carvalho
A FIGURA:

Jota – O médio madeirense voltou a ser o motor do meio-campo e um dos grandes responsáveis pela boa exibição e resultado da turma alvinegra. Jota tem assumido um papel preponderante neste Nacional, dando seguimento ao bom momento de forma que atravessa desde o início da época. Assenta-lhe bem a braçadeira de capitão.
O FORA-DE-JOGO:

João Mário – O avançado guineense passou despercebido pelo jogo e foi substituído por Avto ainda na primeira parte. Não teve vida facilitada, com Mauro Cerqueira a um bom nível pela frente, mas o número sete dos viseenses podia ter feito mais e foi o primeiro sacrificado por Francisco Chaló.
CONFERÊNCIA BnR:
Académico de Viseu FC
BnR: Considera que o resultado se ajusta à realidade do jogo?
Francisco Chaló – O Nacional entrou muito melhor, mais proativo e dinâmico, criou-nos dificuldades sobretudo na primeira parte. Sofremos o primeiro golo na pior altura, que é antes do intervalo. Entrámos melhor na segunda parte, mas fomos pouco felizes. Nós também estivemos um pouco abaixo daquilo que nos é normal, mas fomos tentando equivaler o nosso jogo, embora não fossemos eficazes na finalização.
CD Nacional
BnR: Uma vitória justa, que coloca a equipa nos lugares de promoção?
Costinha – Foi uma vitória justa, fomos melhores em todos os aspetos. O Académico de Viseu só foi melhor nos primeiros 15 minutos da segunda parte, quando deu uma boa resposta, mas sem conseguir finalizar. Nós tivemos uma boa prestação ao longo dos 90 minutos e por isso acho que os três pontos se ajustam perfeitamente.
Foto de Capa: Bola na Rede













