SC Covilhã 2-1 Varzim SC: Reviravolta do Covilhã na estreia de Capucho

- Advertisement -

A CRÓNICA: SC COVILHÃ FEZ POR MERECER A REVIRAVOLTA NA SEGUNDA PARTE 

Um jogo entre duas equipas com um início de campeonato muito diferente. Nas três jornadas anteriores, o Sporting Clube da Covilhã ainda não tinha somado qualquer ponto e viu a saída do técnico de Daúto Faquirá, depois do última partida frente ao FC Vizela, a meio da semana. Capucho estrou-se ao comando técnico dos serranos. Já o Varzim SC ainda não tinha perdido e somava cinco pontos na Segunda Liga.

A equipa varzinista começou o jogo com mais posse de bola, mas sem criar perigo à baliza de Léo.

No entanto, a primeira oportunidade foi para os da casa à passagem dos dez minutos da partida. Num canto marcado do lado direito, Areias, perto do segundo poste livre de marcação, cabeceou por cima da baliza do Varzim.

O jogo ficou mais equilibrado, com alguns cantos concedidos por cada uma das equipas, mas sem momentos de verdadeiro perigo. No entanto, o golo acabou por chegar.

Aos 17 minutos, George Ofosu correu pelo lado direito do ataque do Varzim e, no vértice da área, disparou cruzado para o canto superior esquerdo da baliza. Sem hipótese para Léo Navacchio.

O Sporting da Covilhã tentou reagir, mas sem efeitos práticos. Gui, aos 21, e Enoh, aos 28 minutos, tentaram em combinações com Banguera visar a baliza de Ricardo, mas sem qualquer perigo.

Com o jogo dividido a meio campo, vários minutos passaram sem oportunidades para as duas equipas.

Aos 38 minutos, Enoh fez um cruzamento-remate do lado direito do ataque serrano diretamente para as mãos do guarda-redes adversário.

O momento em que a equipa da casa esteve mais perto de marcar foi à beira do intervalo. Banguera novamente soltou para Gleison, que, perto da grande área, fez um disparo que obrigou Ricardo a desviar por cima do travessão.

A equipa da casa entrou determinada a empatar a partida, e esteve perto. Aos dois minutos da segunda parte, Banguera marcou o livre do lado esquerdo diretamente para a grande área varzinista, onde Filipe Cardoso antecipou-se à defensiva do Covilhã e cabeceou para a defesa incompleta de Ricardo.

Aos cinco minutos da etapa complementar, uma combinação entre Gui e Enoh, podia ter deixado o avançado camaronês isolado frente a Ricardo. Valeu o corte em carrinho do lateral do Varzim, Tiago Cerveira.

Gleison tentou a sorte de fora da área aos 8 minutos da segunda metade, mas saiu ainda longe da baliza.

O Varzim começou então a dividir mais a posse de bola, com o jogo a entrar num ritmo mais monótono e sem perigo para nenhuma das balizas. Os dois técnicos aproveitaram este período para as substituições. O Covilhã fez entrar Léo Cá e Daffé para as saídas de Gleison e Areias. Já Paulo Alves fez entrar Stanley para o lugar do apagado Yusuf.

O empate chegou à passagem dos 23 minutos da segunda metade. Canto curto, Banguera passou a Gui, que cruzou para Filipe Cardoso mais alto do que todos os outros a cabecear a bola para dentro da baliza junto ao poste direito. O guarda redes forasteiro ainda tocou na bola, mas o árbitro não teve dúvidas a assinalar o golo do Sporting da Covilhã.

O empate acordou a equipa da casa que voltou a estar mais perto da baliza de Ricardo, através, sobretudo, das laterais. Aos 41 minutos da segunda parte, os serranos viraram mesmo o resultado. Léo Cá cruzou rasteiro para centro da grande área do Varzim, com André Micael a desviar para a baliza perante a pressão do ponta de lança Daffé. O técnico do Varzim deixou então “meter a carne toda no assador”. A Irobiso no ataque que já tinha entrado antes do segundo golo dos da casa juntaram-se Lessinho e Renteria.

No entanto, a equipa da casa manteve a organização defensiva nos últimos minutos perante a pressão do Varzim. Já nos descontos, Lessinho rematou rasteiro fora da área perto do poste esquerdo da baliza de Léo.

Apesar do ligeiro ascendente do Varzim na primeira parte, o Sporting da Covilhã fez por merecer a vitória e somar os três primeiros na Segunda Liga. O Varzim somou a primeira derrota.

A FIGURA

O Sporting da Covilhã ainda não tinha somado qualquer ponto e viu a saída de Daúto Faquirá depois do última partida frente ao FC Vizela a meio da semana.
Fonte: SC Covilhã

Edwin Banguera – O lateral pode não ter marcado, mas foi o elemento que lançou mais vezes os ataques da equipa da casa. O colombiano assistiu de livre Filipe Cardoso, que cabeceou para o empate na partida. Merece continuar no onze.

O FORA DE JOGO

 

André Micael – A dupla de centrais não esteve totalmente segura a nível aéreo durante todo o jogo. No entanto, só na segunda parte é que os resultados ficaram à vista no primeiro golo do Covilhã. Já no segundo, André Micael acabou por desviar para a baliza ao tentar que a bola não chegasse a Daffé.

 ANÁLISE TÁTICA – SC COVILHÃ

Capucho optou por um esquema diferente de Daúto Faquirá, com várias alterações no onze. Um esquema de 4x4x2 com Banguera como novidade no lado direito da defesa. Filipe Cardoso juntou-se a Gilberto no meio campo para equilibrar, com Gleison e Gui mais adiantados a apoiarem Areias e Enoh. Assim, a tática por vezes alterava para 4X2X4 durante o momento ofensivo dos serranos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Léo Navacchio (7)

Edwin Banguera (8)

Jaime Simões (7)

André Almeida (7)

Jean Philippe (7)

Gilberto (7)

Filipe Cardoso (8)

Gleison (6)

Gui (7)

Lewis Enoh (6)

Rui Areias (6)

SUBS UTILIZADOS

Léo Cá (7)

Daffé (7)

João Cardoso (-)

Joel Vital (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – VARZIM SC

Paulo Alves manteve o 4x3x3 com duas alterações no onze: o central Douglas e para o meio campo o ex-FC Porto B, Rui Moreira. Com uma unidade fixa no centro do ataque, Yusuf, a equipa apostou sobretudo nos flancos. Fatai e Ofosu exploraram os corredores com a sua velocidade.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ricardo (6)

Tiago Cerveira (6)

André Micael (5)

Douglas (6)

Rui Silva (6)

Temberg (6)

Rui Moreira(6)

André Vieira (7)

Fati (7)

 George Ofosu(7)

Yusuf (6)

 

SUBS UTILIZADOS

Stanley (6)

Irobiso (6)

 Lessinho(-)

 Rentería(-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

 

Varzim SC

BnR: O Varzim veio para o jogo com o objetivo de o dominar?

Paulo Alves: Nós queríamos ter o controlo, mas sabíamos que o Covilhã iria reagir na segunda parte. Tivemos um bom controlo do jogo na primeira parte. Apesar dos alertas, a equipa jogou apenas com o relógio, à espera que o tempo fosse passando. Devíamos ter sido mais objetivos na procura do segundo golo.


SC Covilhã

BnR: Como foi preparar o jogo num espaço tão curto de tempo [só preparou um treino da equipa]?

Capucho: Tentei não alterar o contexto coletivo. Meter os jogadores nas posições normais deles. Alterei três ou quatro posições porque conheço os jogadores. Dei um bocadinho de experiência à equipa, e a equipa deu uma boa resposta. Aquilo que digo àqueles que não jogaram é que, se quiserem jogar, têm de estar preparados para quando surgir a oportunidade, como aqueles que o fizeram este jogo. Entraram, reforçaram e deram frescura à equipa. A equipa ficou melhor com a entrada deles.

Artigo revisto

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid divulga lista de convocados para o jogo com o Benfica na Champions League

O Real Madrid revelou a lista de convocados para o encontro frente ao Benfica, da última jornada da fase da liga da Champions League.

Biel tem o futuro definido e vai voltar a ser emprestado pelo Sporting

Biel vai ser emprestado pelo Sporting ao Al Shabab. Extremo brasileiro vai prosseguir a carreira na Arábia Saudita.

Histórico: Francesco Farioli é o primeiro treinador do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na Primeira Liga

Com a vitória em casa frente ao Gil Vicente, Francesco Farioli tornou-se o primeiro treinador na história do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na liga.

Club Brugge faz nova proposta por Andreas Schjelderup e já há previsão para o fim das negociações

O Club Brugge continua a negociar a contratação de Andreas Schjelderup. Belgas fizeram nova proposta pelo extremo do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho faz capa em Espanha: Reencontro do ‘Special One’ com o Real Madrid

Antes de o Benfica receber o Real Madrid na Champions League, José Mourinho foi capa da Marca, na qual destacaram o reencontro com os blancos.

João Almeida lança objetivos para 2026 e antevê Volta ao Algarve: «É a corrida em Portugal com o mais alto nível e vou tentar...

João Almeida deu uma conferência de imprensa de antevisão da época de 2026. Ciclista vai correr Giro e Vuelta pela UAE Emirates.

Neemias Queta chega a recorde pessoal na carreira na vitória nos Boston Celtics

Neemias Queta somou o máximo de assistências na carreira. Recorde atingido na vitória dos Boston Celtics sobre os Portland Blazers.