5 contratações falhadas na era Rúben Amorim

Rúben Amorim veio transformar a identidade do Sporting CP. Desde que assumiu o comando técnico dos leões, conquistou um Campeonato Nacional, uma Supertaça e duas Taças da Liga.

O trabalho do técnico português ganha ainda mais relevância, ao retomar a aposta em jogadores proveniente da academia de Alcochete e virou-se muito para o mercado nacional. Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Tiago Tomás, Ugarte, Matheus Nunes, entre outros, são alguns dos exemplos que Rúben Amorim transformou. Uns converteram-se em ganho monetário (devido ai desempenho), outros ganharam estatuto dentro da equipa e das seleções nacionais.

Mas, como nem sempre tudo é bom, também houve as más apostas. Aqui falo dos cinco principais negócios falhados na era de Rúben Amorim.

1.

Clássico
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Vinagre – O jogador português transferiu-se para Alvalade, proveniente dos Wolverhampton Wanderers FC, a troco de 10 milhões de euros por 50% do passe. Sabemos que é um investimento avultado, tendo em conta a sua posição e a realidade do futebol português.

Vinagre apenas disputou 18 jogos pelos leões de Amorim, somando já dois empréstimos: ao Everton FC, em 2022/2023, onde somou apenas quatro jogos, e ao Hull City FC, até ao fim da presente temporada.

2.

Mateo Tanlongo raramente foi aposta para Amorim.
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Mateo Tanlongo – O argentino de 20 anos, atualmente emprestado no FC Copenhaga, vinha com a difícil tarefa de substituir João Palhinha. Apesar de não ter representado qualquer custo em termos de transferência, Tanlongo disputou 18 jogos na segunda metade da época passada, mas sem nunca ter sido titular.

O facto de ter chegado em janeiro pode explicar o porquê de isso ter acontecido. A verdade é que se depositava muitas esperanças no argentino, mas nunca chegou a convencer Rúben Amorim e os responsáveis leoninos.

3.

Sotiris Alexandropoulos Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sotiris Alexandropoulos – O grego chegou proveniente do Panathinaikos FC, por um valor de quatro milhões de euros. No momento da transferência, Sotiris foi uma contratação de última hora porque Matheus Nunes foi vendido ao Wolves FC na última semana do mercado de verão. Na época de 22/23, Sotiris apenas disputou 14 jogos.

Como os exemplos acima referidos, o jogador grego também se encontra emprestado, neste caso ao Olympiacos SFP, até fim da presente época.  

4.

Rochinha foi um dos flops nos plantéis de Amorim.
Fonte: Luís Silva/Bola na Rede

Rochinha – O médio português transferiu-se de Guimarães para Alvalade a troco de dois milhões de euros. Rúben Amorim confessou ter sido uma boa oportunidade, tendo em conta os valores em jogo e a carência que o plantel apresentava nessa posição. A verdade é que Rochinha apenas disputou 20 jogos nessa temporada, tendo contribuído com um golo e duas assistências.

De momento, encontra-se emprestado ao Al-Markhiya SC, do Catar.

5.

Arthur Gomes Mateus Quaresma
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Arthur Gomes – O extremo chegou do GD Estoril Praia, por uma verba a rondar os três milhões de euros, na época de 22/23. Tal como no caso anterior, Rúben Amorim detetou falta de profundidade nessa posição e avançou para a contratação do brasileiro. Certo é que, de todos os jogadores escolhidos, Arthur foi quem mais impacto teve.

À cabeça vem o golo que marcou ao Tottenham Hotspur FC, a contar para a Liga dos Campeões. Arthur Gomes disputou 38 jogos com a camisola do Sporting CP, apontando quatro golos e três assistências. No mercado de verão da presente época, foi vendido ao Cruzeiro EC, por três milhões de euros.

Subscreve!

Artigos Populares

Lewis Hamilton critica Ferrari: «A nossa competitividade não mudou»

Lewis Hamilton trocou a Mercedes pela Ferrari, mas o piloto não está satisfeito com o seu carro na escuderia italiana.

Benfica vende Soualiho Meité por 1 milhão de euros

Soualiho Meité está confirmado como reforço do PAOK em definitivo. o jogador deixa assim o Benfica.

FC Porto: Francesco Farioli não tem 50% de vitórias na sua carreira

Francesco Farioli está a ser fortemente apontado ao FC Porto. O italiano pode vir a suceder no banco a Martín Anselmi.

Jorge Jesus vai ser o novo treinador do Al Nassr

Jorge Jesus deverá ser confirmado em breve com o novo treinador do Al Nassr. O português encontra-se livre no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca terá orçamento de 10 milhões de euros

O Arouca prepara-se para atacar a próxima temporada e vai querer contratar seis reforços no mercado de transferências.

Alverca vai anunciar renovação de médio

O Alverca vai anunciar nos próximos dias a renovação de contrato com Diogo Martins, médio que atua nos ribatejanos.

Wolverhampton de Vítor Pereira interessado em médio do AC Milan

O Wolverhampton poderá avançar para a contratação de Yunus Musah. O médio norte-americano representa o AC Milan.